Starfield esteve anos em desenvolvimento por parte da Bethesda e finalmente chegou até nós. Este é um dos grandes lançamentos de 2023, não só para o público em geral, bem como para a depois de Fallout 76 ter sido tão mal recebido em 2018.

Graficamente o jogo de origem está muito bom, apesar de mal optimizado, não se justifica como os developers não integram a tecnologia da Nvidia, quando os modders 48 horas após o lançamento do jogo já o tinham feito. As cidades por onde vamos passando estão bem detalhadas e devo dizer que Neon City é simplesmente a favorita! [algum Neon Rat por aí??]

O jogo arranca bem ao estilo clássico da Bethesda, onde irão começar dentro da mina (Skyrim começa numa prisão, Fallout nos vaults), tudo isto para construir antecipação para quando o player é lançado no vasto universo que a Bethesda construiu.

Já há muito tempo que não ia de direta para o trabalho por causa de um jogo, mais especificamente por causa do sistema de construção de naves!! Preparem-se para perder horas a criar/alterar as vossas naves, não porque o sistema é mau ou complicado…mas porque é muito bom e consegue ser um verdadeiro prazer desenhar e construir naves.

Quando tiverem a vossa nave pronta, podem sempre juntar-se a uma das várias facções ou empresas e fazer as side quests, estas são muitas, e sempre bastante interessantes (UC e Ryujin são um ótimo exemplo) que vão sem dúvida estender o tempo de jogo por muitas horas. Na sua generalidade bastante bem conseguidas, o que torna o jogo bastante interessante fora da main storyline.

No entanto, nem tudo é um mar de rosas, o jogo poderia sem dúvida estar mais bem otimizado (como é o caso da falta de suporte para DLSS e Frame Generation da Nvidia), alguns bugs ocasionais de NPC’s a voarem ou simplesmente presos numa porta ou num pequeno lance de escadas.

O menu onde é efetuada a construção da base é simplesmente mau, onde para se rodar um elemento tem que se usar o botão do rato impossibilitando assim que se consiga colocar o elemento no chão alinhado com o que quer que seja.

O sistema de inventário, quer seja do player, da nave ou da base, tem algumas falhas, e penso que este será um dos pontos em que o jogo precisa de uma intervenção dos developers, não está de todo bem conseguido.

Assim, e após muitas horas dentro do jogo, devo dizer que não foi fácil o primeiro contacto. O início foi complicado, em algumas ocasiões sinto que estava em desvantagem pela falta de skills que ainda não podia obter, bem como de alguma ajuda para perceber certos e determinados aspectos do jogo.

Não deixem, no entanto, que este arranque mais lento que o normal vos assuste, Starfield é um jogo espetacular e é simplesmente incrível ver toda a magia da Bethesda em criar um universo repleto de planetas e vida e com uma elevada repetibilidade (diferentes escolhas de diálogo ou de fazer a mesma missão).

Melhor jogo de 2023? Talvez não… Baldurs Gate 3 provavelmente já terá o prémio no bolso, no entanto é sem dúvida um TOP 10 !!

Review por Tiago Santos

Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Helinux
Helinux
20 , Setembro , 2023 14:17

Valeu pela analise, jogo realmente surpreendente…muito bom!!!!