Post Patrocinado: Como o sucesso dos filmes e os jogos online têm se misturado?

Nem é preciso ser um verdadeiro fã de jogos online para se perceber que, principalmente nestas últimas décadas, na maioria dos casos, grandes franquias de filmes acabam sempre por inspirarem jogos, que também eles acabam por ter o seu próprio sucesso. Casos como jogos de Harry Potter, Batman, Matrix, Blade Runner, entre muitos outros acabam por ligar a 7ª arte a uma indústria que está num enorme crescimento.

Source: https://www.flickr.com/photos/playstationblogeurope/4478873931

Sem dúvida alguma que o mercado para jogos inspirados em filmes de sucesso está bem presente na nossa realidade. Aliás, nem é preciso irmos apenas para os grandes desenvolvedores de jogos do mundo. Por exemplo, jogos de casino online de sucesso também acabam por se inspirar em filmes de grande bilheteria. Contudo, será que toda essa associação não acaba por sobrecarregar um pouco todo uma franquia? Ou até mesmo prejudicar a sua imagem?

Nem sempre são os filmes a inspirarem os jogos online

Quem não se lembra de jogar, em plenos anos 90, o famoso jogo do Sonic, do Tekken ou até do Super Mário? Pois bem, estes são alguns dos muitos exemplos que provam que nem sempre são os filmes que precisam de inspirarem os jogos de maior sucesso. Nestes casos, foi precisamente o contrário que acabou por acontecer.

Logo, mais do que ser um ou outro os responsáveis por esta associação tão presente nos dias de hoje, o que parece evidente é que tanto os produtores dos filmes, bem como os próprios desenvolvedores dos jogos, pretendem é conseguir extrair o máximo de fontes de rendimentos possíveis.

Sabendo perfeitamente como uma ligação emocional poderá acabar por fidelizar qualquer jogador ou fã de um determinado filme, estas empresas aproveitam já essa fidelização para conseguir rentabilizar ao máximo as suas produções. Por vezes, tal aproveitamento até acaba por ser criticado pelos próprios fãs que, por exemplo, podem até não gostar da forma como um jogo acabou por construir o mundo do filme.

Orçamentos elevados guardados para esses grandes lançamentos

Por saberem que existe um enorme potencial de lucro, as próprias desenvolvedoras destes jogos, baseados em franquias de filmes, fazem questão de apresentar elevados orçamentos para construir um jogo que vá de encontro com as exigências dos seguidores e fãs desse mesmo filme. Portanto, não é surpresa alguma existirem jogos, baseados em filmes, que acabam por ser aclamados por toda a critica, tanto a nível de grafismo, interatividade, jogabilidade e, sobretudo, por se ter conseguido manter fiel ao enredo e essencia dos filmes.

Por outro lado, e por ser muitas vezes um público muito apaixonado pelos filmes, como acontece com a franquia do Harry Potter, por exemplo, nem sempre os jogos são bem recebidos. Por isso é que até, por vezes, é possível existir outros lançamentos que acabem por tentar substituir aqueles que não entregaram os resultados que eram previsíveis. No entanto, e por ser uma parceria histórica tão grandiosa e lucrativa, dificilmente estará para próximo o fim destas ligações entre jogos e filmes.

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments