Meu Anime #18 – Classificação final dos Animes da Primavera

86

Meu-Anime-n-18De volta depois de algumas semanas fora do ar. Chegou a dar um mês? Enfim, foi um final de temporada bastante complicado, eu não estava conseguindo assistir nada em dia (finalizei a maioria dos animes essa semana apenas), então simplesmente não tinha conteúdo para essa coluna.

Agora que terminei tudo eu tenho. E um conteúdo especial: ao invés de comentar sobre o episódio da semana, o que segue é a minha classificação final dos animes que terminaram essa temporada (exceto Seisen Cerberus, que eu dropei). Nada de ordem alfabética dessa vez, vai ser em ordem crescente de classificação mesmo.

Os que continuam na temporada de verão não estão nessa lista e retornarão na próxima coluna normalmente: Gundam Unicorn RE:0096, JoJo Part IV: Diamond Is Unbreakable, Kuromukuro, Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu e Twin Star Exorcists. E decidi dropar outros três para poder assistir mais animes novos: Endride, porque é ruim mesmo, Kyoukai no Rinne 2 e Macross Delta, que embora não sejam ruins eu sinto que já tirei deles tudo o que podia.

Sem mais demora, essa é a classificação final dos 23 24 animes que terminei de assistir na temporada de primavera. Concorda? Discorda?

Edição: Eu havia esquecido de incluir Unhappy na lista, e felizmente o João Veiga logo me lembrou disso. Está corrigido.

24º: Big Order

Big Order tem a questionável honra de encabeçar essa lista, mas acho que não é questionável o quão ruim esse anime foi. Com aproximadamente 249 plot twists por episódio, quem é que conseguiu se importar com Big Order no final?

Nota final: 4,2

23º: Mayoiga

Com esse aqui eu fico chateado de ter que dar uma nota tão baixa, mas o que mais eu poderia fazer? No começo prometia ser um clássico “jovens perdidos no meio do mato são mortos sem que ninguém ouça seus gritos”, o que eu admito que não é suficiente para garantir qualidade mas seria bastante interessante vindo de um anime e vindo da Mari Okada. Mas nunca foi isso que a Okada teve em mente e, no final, nenhuma alma morreu – nem a que já havia “morrido” antes. Tem personagens demais para eu me preocupar com a triste história de vida de cada um deles, e no final metade ainda fica pra trás em um sinal de … não sei o que aquilo quis dizer.

Nota final: 4,7

22º: Terra Formars Revenge

Esse é um caso engraçado. Quem gosta da franquia e gostou da primeira temporada não gostou dessa segunda porque ela teve mais história. Eu não gostei da primeira temporada justamente porque não teve nenhuma história. Quem gostou da primeira temporada costuma reclamar que essa segunda foi menos violenta, e eu reclamo da primeira porque ela foi um festival de violência gratuita. Mas no final, por caminhos completamente diferentes, todos concordamos que esse anime foi fraco.

Nota final: 5,5

21º: Kuma Miko

Sem Yoshio esse anime estaria umas cinco posições acima, pelo menos, suponho. Bom, acho que aqui o caso foi de problema de expectativa errada: eu esperava um anime leve, calmo, feel good, quando na verdade ele é uma comédia breaking the cutie. Se eu soubesse disso desde o começo talvez não tivesse assistido, ou talvez não tivesse me decepcionado tanto pelo menos. Sobre o final polêmico ofereço meu comentário: ele foi coerente. A Machi tem fobia social severa e foi forçada a situações muito estressantes para ela o anime inteiro. Ela já havia colapsado no shopping, uma situação bem mais fácil, era apenas lógico que ela teria um colapso terrível no palco de um festival de idols. O Yoshio é perverso de tão sem noção que ele é (ignorância não pode ser desculpa para machucarmos os outros), e o Natsu é um caso mais complicado. Até o evento do shopping ele estava colocando a Machi em situações que ele sabia que ela fracassaria porque queria convencê-la a ficar na vila, mas depois ele passou a se sentir culpado e, por isso, querer apoiar o sonho da Machi de ir para a cidade. Foi uma infeliz coincidência que ele tenha visto nos planos do Yoshio a chance de apoiar sua amiga humana de infância.

Nota final: 5,6

20º: Magi: Sinbad no Bouken

Fecha o bottom five esse spin-off de Magi. Como propaganda ele cumpriu sua função: fiquei genuinamente curioso e fascinado com esse mundo e seus personagens. Como história ele pareceu mais um grande resumo, e a animação pode não ter sido horrorosa mas não foi destaque positivo também.

Nota final: 5,8

19º: Sansha Sanyou

Tem personagens muito carismáticas e sobre quem eu com certeza queria saber muito mais. Tem pontos altos, mas infelizmente o anime se limita por suas próprias piadas e fica cansativo, perdendo a chance de ser emocionante.

Nota final: 6,1

18º: My Hero Academia

A ação no arco final conseguiu ser ao mesmo tempo divertida e emocionante, passando a sensação de que pela primeira vez no anime coisas sérias estavam realmente em jogo. Claro que eu sei que isso é só um battle shounen e portanto nada estava ameaçado de verdade, mas a sensação importa aqui. Infelizmente o anime demorou muito para construir isso e seus personagens são, até agora, mais rasos que uma poça dágua seca, de forma que absolutamente nada manteve a minha atenção ou me divertiu até o final derradeiro.

Nota final: 6,2

17º: Unhappy!

Por alguma razão inexplicável eu havia me esquecido de incluir Unhappy na lista, mas agora está aqui! Enfim, foi uma comédia bastante divertida e pouco usual sobre como a felicidade vem dos outros, e não de nós mesmos. Sozinhos somos criaturas “azaradas”, mas juntos podemos nos completar e viver vidas plenas e felizes. Como ele é muito mais comédia de absurdo do que o drama existencial que estou fazendo parecer, essa mensagem embora bastante clara acaba sendo ofuscada algumas vezes. O que não é um problema, Unhappy continua sendo uma comédia inusual bastante divertida.

Nota final: 6,5

16º: Netoge no Yome wa Onna no Ko ja nai to Omotta?

Como dramédia sobre jovens socialmente constrangidos que preferem o mundo seguro dos jogos online ao mundo real, Netoge é muito bom. Um pouco mais de foco nisso poderia ter elevado sua posição final, mas a verdade é que desde o começo ele nunca se pretendeu sério, então essa possibilidade nunca existiu.

Nota final: 6,6

15º: Sakamoto desu ga?

Por que raios tem gente achando que o Sakamoto está doente ou é um ET ou coisa que o valha após o final do anime? Ele está só se mudando. Ninguém nunca se mudou não? Não há sinal nenhum que indique o contrário. Seus pais provavelmente vão se mudar, e ele está mudando de escola – e está triste com isso, o que é normal. Enfim, sobre o anime. A maioria das suas esquetes não funcionou comigo. São piadas muito forçadas envolvendo um protagonista com quem eu não consigo me importar porque o anime quer que ele pareça distante e insondável. Mas quando elas eram mais humanas e colocavam outros personagens em destaque o anime crescia bastante. Os últimos episódios foram particularmente bons.

Nota final: 6,7

14º: Age 12

Uma historinha muito bonitinha e verossímil sobre garotas e garotos que estão começando a deixar de ser crianças. Um pouco irritante às vezes por causa dos moleques intrometidos mas eu já fui um moleque dessa idade e somos assim mesmo, fazer o quê. E enquanto a Yui, a Hanabi e o Kazuma foram sempre adoráveis, o Takao sempre pareceu maduro demais para a idade que tem, o que me tirou da história algumas vezes.

Nota final: 6,8

13º: Bakuon!!

Outro anime que meu problema maior foi de expectativa. Eu sabia que seria comédia desde que escutei a protagonista fazendo “vroom vroom” no trailer, mas eu não esperava que fosse uma comédia de absurdos. E sinceramente, nem é tão absurda assim o tempo todo, o que me deixou por fora do anime boa parte do tempo, tentando entendê-lo. Mas provavelmente tem algumas das melhores piadas da temporada.

Nota final: 6,9

12º: Concrete Revolutio 2

Ai, como eu queria ter dado uma nota e uma posição maior para esse anime! Sua primeira temporada foi um dos meus animes prediletos do ano passado, afinal. E a história aqui é boa, o final é muito bom, mas a animação (que nunca foi o forte de Concrete Revolutio) decaiu demais e a história faz alguns desvios que, na minha opinião, acabaram se provando desnecessários.

Nota final: 7,0

11º: Shounen Maid

Uma história com muito potencial e personagens com muito carisma. Até as piadas repetitivas aqui foram usadas à favor da história. Faltou uma sensação melhor de “final” ao final, acho que uma conversa franca com a avó teria sido melhor que ver a assombração da mãe, mas tudo bem, foi divertido mesmo assim.

Nota final: 7,1

10º: Bungou Stray Dogs

Bungou inaugura o top ten da temporada. Mais um em que errei na minha expectativa, esperava um anime um pouco mais sério e focado no mistério, mas ao invés é só outro battle shounen. É um battle shounen estiloso e com personagens legais pelo menos, nesse caso a quebra de expectativa não chegou a atrapalhar minha experiência.

Nota final: 7,2

9º: Joker Game

Não é um anime sobre mistérios e espionagem durante a Segunda Guerra, mas sim um anime sobre a pessoa de um espião. Genericamente assim mesmo, não é sobre os espiões da Agência D, mas sobre o que é ser espião, pelo quê passa um espião, prós e contras, o que devem e o que não devem fazer. É divertido e, mais do que isso, a caracterização da época foi excelente.

Nota final: 7,3

8º: Sailor Moon Crystal 3

Dificilmente o melhor arco do mangá de Sailor Moon poderia ter sido melhor adaptado para anime. O anime praticamente eliminou todos os problemas graves das temporadas anteriores e pôde ser o seu melhor, com seu melhor elenco de personagens em suas melhores atuações. Esse estilo de garotas mágicas pode já estar ultrapassado hoje, mas ainda assim acho que pelo menos essa temporada continua emocionante, mesmo para os padrões atuais.

Nota final: 7,5

7º: Kiznaiver

Aqui a Mari Okada acertou na dose de angústias e traumas adolescentes. Com um número reduzido de personagens e raramente dando a algum deles recebe mais atenção no enredo do que deveria, Kiznaiver dá aos seus espectadores exatamente o que eles querem ver. Ainda assim, não consigo me esquivar da sensação de que o final poderia ter sido melhor. Bom, a nossa vida sempre poderia ser melhor, não é? Talvez essa seja a lição que Kiznaiver tenta passar. Nossas vidas são o que são, não o que poderiam ser.

Nota final: 7,6

6º: Hai-Furi

Gostei desse muito mais do que eu poderia sonhar que gostaria antes da temporada começar! Achei que fosse ser bem mediano, com comédia e slice of life de garotas colegiais pilotando navios de guerra e, bom, tem isso também, mas Hai-Furi tem uma história séria de verdade, e uma história boa apesar dos ratos mutantes. Tem algumas boas personagens pelas quais consigo sentir empatia e que tiveram um bom desenvolvimento durante o anime. A animação também é espetacular, não tem como não gostar daquelas batalhas navais todas (e da cena de ação na retomada do Almirante Spee).

Nota final: 7,7

5º: Koutetsujou no KabaneriKabaneri-of-the-Iron-Fortress---12_18

Agora a coisa ficou séria porque Kabaneri abre o top five! E Kabaneri tinha potencial para encabeçar essa lista, mas os antagonistas do segundo arco ficaram muito mal caracterizados, sem falar que salvar o Ikoma foi uma decisão muito ruim, deu uma sensação de que nada nunca esteve em jogo de verdade. Mas no geral é uma história emocionante em um mundo divertido com personagens legais – ainda que a maioria seja bastante raso. O ponto absolutamente máximo do anime é, sem sombra de dúvidas, o desenvolvimento pessoal da Mumei.

Nota final: 7,8

4º: Ushio & ToraUshio-to-Tora---39_8

Que decisão maravilhosa eu tomei quando decidi assistir a primeira temporada desse anime ano passado! É mais um battle shounen nessa lista, e um escrito durante os anos 1990, o que pode ser positivo para alguns e negativo para outros. Para mim é interessante. É cheio de clichês, é infantil algumas vezes, e por conta do baixo número de episódios tem o desenvolvimento atropelado às vezes, mas não tem como não amar seus protagonistas e se emocionar com eles e sua história de vitória contra todas as chances. O elenco de personagens secundários também é maravilhoso e seu vilão é um que pela primeira vez em muito tempo me deu medo de verdade.

Nota final: 8,2

3º: Tanaka-kun wa Itsumo KedarugeTanaka-kun-wa-Itsumo-Kedaruge---12_1

E o bronze vai para o anime sobre o personagem mais preguiçoso da história dos animes! Um grande elenco de personagens adoráveis e peculiares em esquetes que apesar de todo o absurdo pareciam naturais. E muito engraçadas na maior parte das vezes.

Nota final: 8,6

2º: Flying WitchFlying-Witch---12_4

Slice of life feito do jeito que slice of life tem que ser feito. Relaxante a maior parte do tempo, engraçado quando tem que ser, com seu elenco de personagens que enquanto apenas vivem suas vidas pacatas e mundanas aquecem nossos corações. Destaque para a Chinatsu, uma rara criança em anime que se comporta como criança (e como criança adorável!) sem ser a protagonista de um drama.

Nota final: 8,9

1º: Assassination Classroom 2Assassination-Classroom-2---25

Uma história incrível sobre crescimento pessoal (de várias pessoas). O gênero “professor improvável de uma turma de párias” me agrada muito então de saída sou suspeito para falar de Assassination Classroom, mas acredito que pelo menos parte de seu sucesso se deve ao fato de ele não se limitar ao seu gênero. De cara, é um anime de ação também. A metáfora da superação do mestre através da morte dele é traduzida de forma literal nesse anime, e de uma forma que agrada tanto a quem gostaria de ver o professor morto quando a quem gostaria de vê-lo vivo. O Professor Koro vai deixar muita saudade.

Nota final: 9,3

Fabio está de volta!
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.
  

  • Dá para concordar com o top 4 tirando Ansatsu em primeiro lugar (mesmo eu adorando ele e suas mensagem sobre os tempos de escola e amando o Koro-Sensei, não acho que merece ser o primeiro)…. Agora o 2º/3º e 4º eu concordo estar nas primeiras colocações… os outros eu mudaria as posições!!!
    Infelizmente muito mais da metade foi decepção!!

    • Não me decepcionei tanto assim. Acho que decepção mesmo só Mayoiga e Kuma Miko, o resto mesmo sendo ruim eu já não esperava muita coisa logo de cara. E Assassination Classroom ganha pontos por drama, hehe

  • João Veiga

    Eu gostei dessa temporada e não tenho muito o que reclamar.
    Seu top é bem aceitável mesmo afinal é seu gosto.
    Uma coisa você falou que terminou de assistir tudo, mas você não estava acompanhando AnneHappy? É que você não botou ele nessa lista.

    • TEM TOTAL RAZÃO NOSSA ESQUECI COMPLETAMENTE DE UNHAPPY AUHAUHAUAHAUHAUHAUH

      Puta merda. Vou arrumar isso, prometo.

      Pior que foi o último que terminei de assistir, deveria estar mais fresco na memória.

      • João Veiga

        De boas aushaushauh
        Eu realmente estranhei não ver ele ai na lista e lembro que você sempre falava bem dele durante as semanas e pensei que tinha até dropado ele para não colocar ele na lista :v

    • Mr Zeidam

      Kkkkkkkk eu ia perguntar isso!!! Como esqueceu Anne Happy? Kkkkkk

    • Pronto, Unhappy na lista ^^

      • João Veiga

        Yay 🙂

      • 17º….hummm difícil de engolir…….

      • Importam mais as notas do que as posições. Repare como elas variam bem pouco.

      • Poxa mas 6.5
        para o que ele propõe eu achei algo muito bom.

      • Ele é primariamente uma comédia, e como comédia não é a melhor da temporada. Seu ponto forte é tema secundário do anime =) De todo modo, 6,5 pra mim ainda é uma nota boa, hehe

      • oloko…..

  • Boku no hero em 17º?
    po cara me da trabalho não, vou ter de ficar olhando aqui pela manada de fanboys que vai aparecer para falar kkkkkkk.
    Belo top apesar de eu nunca entender o 2º e 3º o resto esta parecido com meu gosto, é como o joão disse annehappy de boas entraria neste top 10.

    • João Veiga

      Infelizmente pouca gente liga para AnnaHappy o que é uma pena porque ele não é tão clichés e bem mais engraçados que animes que usam essa mesma temática.
      Provavelmente ele acabou dropando, mas esqueceu de falar e por isso AnneHappy nem entra nessa lista.

      • Eu juro que ligo pra Unhappy! Gostei bastante do anime, LOL

        Deu uma blue screen of death no meu cérebro e eu esqueci completamente, não existe outra explicação!

      • João Veiga

        Ahaha
        Eu realmente achei estranho você falar tão bem do anime e ele não estar nessa lista e por isso perguntei se você tinha esquecido ou dropado mesmo. (eu não julgaria você se tivesse dropado por falta de tempo já dropei animes bons por conta disso ;-;)

      • Se eu tivesse dropado teria dito =~~

        Obrigado por me avisar!

  • Nada disso me gerou carisma ou interesse o suficiente para ver, não me arrependo de ter dropado simplesmente todos os animes dessa temporada com exceção de Boku no Hero – afinal é uma adaptação e não obra original, eu já leio o mangá e sei do que se trata, talvez vire análise aqui na OtakuPT futuramente.

    Mas quem estava procurando uma classificação, mandou bem, Fábio. Prato cheio para a galera com bastante anime.

    • Tipo eu que vi quase tudo XD. Mas vc disse “adaptação”. Mano a maioria é adaptação de algo re:zero como exemplo é de LN ansatsu de mangá… originais teve bem poucos, mayoiga e kiznaiver são os únicos que me vem em mente.

      • E o divertido do seu comentário é que Mayoiga e Kiznaiver são da mesma autora =D

        Além desses dois, na minha lista tem apenas mais 3 originais: Concrete Revolutio, Hai-Furi, e Kabaneri.

      • Mr Zeidam

        Ei, cara. E kuromukuro, vc assistiu?

      • Estou assistindo. Como disse no texto introdutório, os animes que continuam nessa temporada não estão inclusos na lista, só os que terminaram =)

      • Ah é mesmo esqueci deles e,e

    • Só digo que você fez o certo em dropar grande parte, porque você iria se decepcionar com grande parte da temporada assim como eu fiquei decepcionado.

      • Depois que eu fui presentado com tiros certeiros quase seguidos como em 2009 tendo Steins;Gate, 2012 tendo Psycho Pass e 2013 tendo Robotic;Notes e de quebra, OreGairu… Eu espero animes NO MÍNIMO – incríveis.

      • Olha, sinceramente… Estás últimas temporadas está bem difícil!! O último que vi e que gostei mesmo e dei uma nota alta foi ShouwaRakugo e só…. está ficando cada vez mais complicado a cada temporada achar um anime incrível.

      • Eu estava apostando em Berserk pois, não sei vocês mas eu considero ele o Dark Souls da cultura Anime e Mangá… mas me decepcionei e só vou assistir quando ele terminar e eu ver ele todo com os episódios completos, já me irritou no primeiro episódio.

      • Sim, praticamente ele é o Dark Souls dos animes. Eu também estou decepcionado, em todo site eu estou falando a minha decepção e além do CGI a péssima adaptação da obra que estão fazendo, cheio de censuras e cortes….

      • Algo que chamou minha atenção, mas eu vou me precaver e só assistir assim que terminar os episódios, é o ORANGE. Porquê eu tenho apostado em tramas mais pés no chão, assim como eu fiz em OreGairu e o Flying Witch que eu deixei para terminar e eu vou começar a assistir agora.

        Danganronpa 3 é meio que obrigação moral, mas eu quero muito o jogo antes, até mesmo por causa das mecânicas que sempre me agradaram.

        Berserk… puts, eu queria tanto que fosse uma adaptação boa, logo de inicio para eu defender ele como eu defendia.

    • João Veiga

      Parece que é foda agradar você porque dropar toda a temporada logo de cara eu nunca vi aushasuhauh
      Acho até estranho com o seu gosto ter aguentado o inicio de Boku No Hero que é bem normal e cliché eu diria mesmo que se torne muito bom com o decorrer da história.

      • Me agradar é muito difícil pois eu sou daqueles que além de trabalhar no meio disso, jornalistico e critico, eu também prezo MUITO pelo meu tempo – eu não gosto de perder tempo com qualquer coisa, tem que valer a pena.

        Sabe como eu aguentei o início de Boku no Hero? Eu era órfão de Naruto, então imagina a seca que eu não devia estar, cara. HSUAHSUASUHAS.

        Naruto não entra no meu TOP, mas é um daqueles que chega muito perto de ganhar um dez meu, vai ganhar análise na OtakuPT com toda certeza, futuramente.

      • João Veiga

        Agora entendo como aguentou o inicio de Boku No Hero.
        Vou ficar no aguardo da análise 🙂

  • Rafael Melo

    Vou olhar esses quatro colocados….Ansatsu eu dropei….eu não sei explicar, pq amei a primeira temporada.

  • Rômulo Oliveira

    Gostei da analise e as notas foram realmente o que cada anime mereceu

  • Minha análise deve atrasar devido ao local onde estou e ainda por cima a internet que mal me permite comentar isso, mas logo adianto que é um anime nota 10 digno de ser considerado um dos melhores já feitos XD, tanto que muitos vão reclamar de eu não falar muito dele, mas colocarei o mais importante.

    • Tio Gon Do Hiato

      Sera que posso chuta Code Geass ou Steins Gate?

      • Esta ainda acima destes dois.

      • Tio Gon Do Hiato

        Evangelion?

      • Nem. Esse eu ainda tenho de ver
        e nem em outro mundo eu acho evangelion superior a code geass.

      • Tio Gon Do Hiato

        Nem eu só que Code Geass e Stein Gates são meus animes favoritos então eu chutei outro

      • Aposto em Chocotto Sister, Kill me Baby ou Sakura Trick

      • ‘-‘……….as vezes acho que os outros pensam que eu não sei julgar….tenho muito a aprender mas isso é demais.

      • Ou quem sabe sobre todas as temporadas de Dog Days?

      • Oloko kkkkkkkkkkk
        eu sei julgar cara, não colocaria animes assim na frente de code geass seloko
        o anime é quase um clássico.

      • Chocotto Sister é muito legal =x

      • Eu sei eu já vi :v

      • SABIA QUE EU TINHA ADIVINHADO!

        Pode confessar agora, Chocotto Sister vai ser um artigo bem legal =D

      • Cara não é esse kkkkkkkk, eu disse somente que já vi,
        mas se vc quer tanto posso fazer um sobre, mas ai eu teria de rever o anime que vi faz uns 2 anos e meio.

  • Ronnie Salum

    parabéns pela lista, diria que é aceitável mas sou suspeito para falar rsrs até porque como sempre deixei claro, é difícil para mim dropar um anime, sempre acabo assistindo a maioria mesmo senão todos (isso porque as vezes não gosto de deixar nada pela metade) no geral foi uma boa temporada e alguns garantiram continuação quem sabe agora não corrijam as falhas da anterior?? resta esperar pra ver ^^

    • Durante a temporada só dropei um! E mandei mais três embora agora porque prefiro ver mais animes novos.

  • Davi

    Eu fiquei totalmente decepcionado com Mayoiga, por realmente estar esperando sangue e tals, e um pouco com Bungou q me fez dropar o anime, esperava algo sério, até pq lembro de ter visto umas capas do mangá dele a um tempo antes de anúncio pra anime e já tinha ficado interessado nele, queria algo realmente sobrenatural e sério, mas n foi nada disso.

    Ansatsu bateu aquela bad no kokoro, merecido o primeiro lugar

    • Eu estranhei Bungou no começo, mas depois achei bem legal. Não é o que eu esperava, mas e divertido mesmo assim =)

  • Giovanni Bruno

    eu acho que tudo que esta ai esta certo pois cada um tem seus pontos fortes e fracos pra aquele tipo de anime

  • Maria Maravilha

    Só vi uns 7 animes nessa temporada.

  • Leonardo Lacerda

    eu ainda to indignado com big order com a nota tao ruim, ele nao foi oque eu esperava mas pelo menos no top 10 deveria estar, o msm pra sakamoto desu ga

    • Sakamoto ficou a apenas 0,5 do décimo colocado. Não ligue tanto para as posições, as notas são mais importantes. Sakamoto está bem.

      Já Big Order foi sim bem ruim. O começo foi divertido, já dava pra ver ali que a história seria uma bagunça mas pelo menos aquele clima trash era legal. Mas daí isso passou e começaram a correr na história de forma absurda. O anime perdeu mais tempo explicando (mal) o que acontecia do que contando uma história. E no final o pai que não era o pai mas era o pai sim era uma boa pessoa, e o protagonista destruidor do mundo não tinha destruído nada mas sua irmãzinha inofensiva mostrou que era bastante manipuladora e perigosa e tudo desde o começo sempre foi culpa dela. Sério, não dá. Talvez no ritmo do mangá seja bom, mas o anime ficou uma bela porcaria.

  • carlos eduardo

    “E o bronze vai para o anime sobre o personagem mais preguiçoso da história dos animes!” acho q o Houtarou Oreki de Hyouka e mais preguiçoso pq o Tanaka se esforçar o maximo possível pra ser mais preguiçoso do q já é, enquanto o Oreki nem se esforça pra ser mais preguiçoso pq gastá muita energia

    • É verdade, ele era bastante preguiçoso, mas ainda acho que o Tanaka ganha hein? =)

  • carlos eduardo

    O top esta bem bom acho q se eu fosse fazer o meu ficaria quase assim. Eu só mudaria o Boku no Hero é o Hai-Furi principalmente o Hai-Furi deixaria em uma posição do top três

    • My Hero Academia, como a maioria dos battle shounens by the book, é 8 ou 80, ou te cativa logo de cara ou não. Comigo não deu 😉

      E Hai-Furi estaria melhor se não fossem os ratos mutantes, hehe

  • Haha! Gosto é algo realmente muito particular. Concordo com alguns dos piores, discordo totalmente de outros que estão embaixo e outros de cima. Pelo menos Tanaka-kun teve uma posição bacana na sua lista.

    • Como eu disse para algumas pessoas, importa mais a nota do que a posição relativa. Há várias sequências de animes em que a nota varia apenas 0,1 de uma posição para a seguinte, e nesses casos é difícil dizer qual é efetivamente melhor. Mas classificações são sempre mais divertidas né? Por isso coloquei nesse formato =D

  • Nilo Sergio Da Conceição Rodri

    Nao entendi porque você dropo de macross delta , eu concordei plenamente de você em relaçao ao sensei cerberus, apesar de eu mesmo ter continuado ,

    • Eu gostei de Macross Delta, mas decidi assistir no máximo 20 animes nessa temporada, por isso dropei não só Endride, que é ruim, como Kyoukai no Rinne 2 e Macross Delta que, embora eu goste, não me sinto muito cativado por suas histórias. E ainda assim sobraram cinco animes. Quero assistir mais animes novos =)

  • MadLane

    hahaha Kabaneri em 5 lol isto é de doidos, ate doi

    • Pô, Kabaneri foi muito divertido, com personagens legais em um mundo excitante. A segunda metade derrubou bastante o anime, infelizmente.

  • angel

    Viva!Bem vindo de volta!senti muita falta dos seus posts!ansatsu também é o meu primeiro lugar,um dos melhores shounens que já vi!chorei muito no final e vou sentir muita falta dos personagens!teve uns furos no roteiro,mas o que vale foi a proposta final!unhappy foi a comédia da temporada pra mim,foi muito divertido!tanaka-kun eu achei bem monótono em alguns pontos(e eu odeio o tanaka e a irmã dele) mas foi de longe o anime com as melhores waifus da temporada!você falou do simbolismo da morte do koro-sensei,haifuri foi bem assim no final.o harekaze afundando passou uma mensagem de que uma jornada acabou,mas não o fim de tudo.(chorei pakas).eu gostei muito de haifuri pela mensagem meio ”feminista” e pelas batalhas navais muito boas!eu odiei o final de kuma miko,a machi tem uma insegurança e uma fobia social preocupante,mas todo mundo só piora a situação no anime!sem falar dos assedios do yoshio né…age 12 é a minha vida com 12 anos(tirando a parte do primeiro amor e do namoro).sem brincadeira,parecia que eu estava vendo um flashback da minha pré adolescência.na minha turma tinha até um takao da vida(menos maduro,mas tinha).eu era um meio termo entre a yui e a hanabi.sansha senyou foi meu queridinho da temporada,não foi o melhor anime,mas me divertiu muito!netoge foi a comédia romantica da temporada,fofo e engraçado.

    • Obrigado =) Também senti falta dessa interação toda aqui, por isso jamais poderia parar essa coluna, né?

      Tem razão sobre Hai-Furi, tem algo de etapa concluída em seu final também, embora não seja tão forte quando Assassination Classroom que é sobre isso desde o começo e no qual seus alunos efetivamente já se formaram. Em Hai-Furi as garotas “apenas” terminaram o primeiro exercício após entrarem no colégio. E já são heroínas! Não fica curiosa para ver uma continuação, saber como as futuras calouras olharão para as suas veteranas do Harekaze?

      Eu gostei muito de Tanaka. Não gostava muito do Tanaka, mas sem ele nada teria funcionado. A irmã dele era constrangedora quando revelava seus sentimentos incestuosos sem um pingo de vergonha.

      Kuma Miko eu gostei do final, estritamente falando, porque depois de tudo não poderia ter sido diferente. Mas eu gostaria que tudo tivesse sido diferente e o final não precisasse ter sido aquele =)

      Acho muito legais animes como Age 12 com os quais as pessoas realmente conseguem se identificar. A maioria dos escolares é tão viajado, forçado, acredito que mesmo para japoneses deve haver pouca identificação. São mais realização de desejo e fetiche do que reflexo sobre a realidade. E Age 12 prova, ainda por cima, que uma história sobre a realidade não precisa ser chata nem depressiva.

      Netoge teria ganhado mais pontos no meu caderno se tivesse sido apenas uma comédia romântica. Gosto dos meus animes bem focados, hehe.

      É isso aí, estou de volta, obrigado pela visita e pelo comentário!

  • Tio Gon Do Hiato

    Só acho que o pódio deveria ter HeroAca e Kiznaiver junto ao Ansatsu…

    • Kiznaiver foi bom mas demorou para engrenar e o final foi menos do que ótimo. Já My Hero Academia simplesmente não funcionou comigo.

  • Angelo Kaoru

    Estava com o pé atrás com o rumo que Assassination Classroom estava tomando, até o episódio 22. Agora que o finalizei, posso dizer sem ressalvas, que final! Foi basicamente o final que estava prometido desde o primeiro episódio, mas que graças ao desenvolvimento de todo o elenco ao longo dos 50 episódios, conseguiu emocionar como deveria (episódio 24 foi suor másculo escorrendo pelos olhos). Realmente merece a primeira colocação. A obra como um todo vale a pena!

  • Uber

    Saindo um pouco do assunto, está assistindo a Kuromukuro?
    Tá chegando muito atrasado aqui, estou apelando pro fansub em espanhol.

    • Estou sim, mas como todo o resto ficou bem atrasado nesse final de temporada. Estão atrasando é? Acho que vou ter que partir pro inglês então…

      • Uber

        Só para dar uma ideia do atraso, viu o episódio das férias escolares e o episódio seguinte do festival cultural?
        Esse último teve uma surpresa que não me surpreendeu muito, mas eu imaginava de zoeira!

      • O último episódio que eu vi foi o 10, não lembro de festival escolar nenhum =x

      • Uber

        Então, esses foram o 11 e o 12.
        :-/

      • Estou quase lá =D

      • Uber

        blz!

  • LuisAP

    Ha varias indicoes d q o sakamoto esta sim doente. Diversas referencias de falas de secundarios e qndo o loirinho pergunta se ele tinha algum arrependimento, sakamoto responde: n ter terminado d contar tds os buracos do teto da enfermaria/hospital, oq e um claro indicio q ele passou mto tmp nesses locais.

    • Embora você diga que sejam “diversas” referências, você só aponta uma. Da qual eu vou ter que discordar. A enfermaria é uma sala pequena, como uma sala de aula. Olhe para o teto do local onde você está agora, que estou chutando que seja um local não muito grande também: você pode contar todos os buracos (ou todos os qualquer coisa) que você quiser de uma vez só. Se ele passasse mesmo muito tempo na enfermaria já teria contado os buracos do teto dezenas de vezes.

      Claro que isso é teoria de fã e acredita quem quer. Essa em específico deixa um sabor agridoce no final do anime que tem o seu apelo. Eu só estou sendo chato aqui e separando o que é teoria de fã daquilo que é verdade apresentada no anime ou que se pode concluir diretamente sem espaço para dúvidas a partir do que é apresentado.

  • Alexandre Skywalker

    Interessante .