Mais...
    InícioAnimeViolet Evergarden 02 - A fraqueza humana

    Violet Evergarden 02 – A fraqueza humana

    Reflexões...

    Episodio que continua desenvolvendo a Violet, apresenta outros personagens e nos mostra mais sobre o Gilbert.

    Mantendo o mesmo nível (talvez até melhor) que o episodio anterior, o episodio 2 mostra a adaptação da Violet ao trabalho e como ela é realmente diferente, diferença essa que causa uma certa resistência das demais garotas que trabalham e também gera mais simpatia pela personagem quando vemos a sinceridade e a pureza com que ela encara as coisas (como não achar fofo né), e ai relembro que vivemos cheios de protocolos sociais que muitas vezes nos furtam a liberdade de sermos sinceros. O interessante é que o fato dela ter os braços daquela maneira causa um distanciamento das outras, é uma prova observável que ela não é exatamente humana, talvez se ela tivesse os braços “normais” não houvesse tanta distinção, mas ao vermos os braços autômatos dela, notamos essa realidade, que traz um valor a personagem, a motivação e a trajetória dela.

    Esse valor se dá por algo que muitas vezes não pensamos, quando olhamos para a Violet entendemos o por que dela procurar entender aquelas palavras, que ela entende que expressa um sentimento, mas não compreende o que exatamente é, mas será que nós realmente entendemos o significado e a implicação de “eu te amo”? Realmente entendemos o que significa amor, ou apenas temos um senso comum baseado em nossa cultura e sociedade do que de fato significa?

    Será que a busca dela é realmente algo próprio de um autômato e nós já temos a resposta ou muitas vezes estamos na mesma busca?…

    Somado a o que foi dito anteriormente, esse episodio também nos mostra a importância das palavras e o conflito que o ser humano tem em lidar e expressar as coisas, talvez o melhor exemplo e a melhor solução de personagens com esse tipo de conflito, foi visto nesse episodio (por favor usem isso em animes de romance, em garotas que enchem o saco o anime quase todo), a mulher não sabia lidar com aquilo, não queria parecer fácil, mas por causa da maneira como ela se expressou, o medo, a fuga, houve um mal-entendido e a Violet expressou o que saiu da boca da mulher, o problema que esta não foi sincera com o que estava em seu coração.

    Eis o problema do ser humano com o que dizemos e o que sentimos, problema esse muito bem expresso pela Cattleya quando disse “isso é uma fraqueza humana”, mas Violet não foi capaz de entender isso, ela escreveu o que ouviu, por não entender os sentimentos humanos ela teve dificuldade em entender as reais intenções da mulher, mas retorno a pergunta isso é algo próprio de um autômato? Se por um lado ela não entendeu a intenção por traz das palavras, por outro lado, os humanos não conseguem ser totalmente sinceros e sintonizar o que está em seu pensamento do que está saindo de sua boca. Com isso vamos vendo que semelhantemente a Violet temos coisas a aprender.

    O episodio foca-se também em outras personagens, especialmente em uma que foi sendo conquistada aos poucos pela Violet e a entendeu, agindo de maneira a expressar mais uma vez a contradição entre o sentir e o falar, ao final do ep. acabamos sendo conquistados por ela. (ou foi só eu que fui conquistado?)

    A busca da Violet traz tristeza, pois dada a revelação feita no episodio que nos deixa mais cientes da situação que ela, estamos vendo sua trajetória mas entendendo a tristeza existente que a rodeia e como somos espectadores, nada podemos fazer. 

    O visual continua impressionando, os detalhes nos personagens, o traço firme e consistente, os cenários e iluminação contribuem de maneira efetiva para criar o clima do anime e as expressões trazem o peso necessário para absorvermos o que o anime quer falar. Todo o visual é parte que contribui para a história ser contada e aqui está sendo muito bem feito.

    Violet Evergarden continua impressionando e sempre deixa com vontade de ver o próximo ep., esperemos que continue nesse mesmo nível para que possamos apreciar o que está sendo construído.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares