Mais...
    InícioAnimeArtista de Pokémon diz que os Otaku são mais fáceis de enganar

    Artista de Pokémon diz que os Otaku são mais fáceis de enganar

    Artista de Pokémon não está contente com o contínuo crescimento da cultura Otaku!

    A artista Keiko Moritsugu aparenta ter um ódio de estimação pelos Otaku e depois de o mês passado afirmar que o “moe arruinou o anime” e que a indústria de animação japonesa devia começar a seguir o que a Marvel faz em termos de conteúdos, volta agora a envolver-se numa polémica.

    Keiko Moritsugu é conhecida por ser uma das artistas e designers de personagens de animes como Pokémon e Doraemon, e afirmou agora no seu twitter que não está contente com o contínuo crescimento da cultura Otaku.

    Eu não acho que a situação seja que os hobbies otaku se tornaram mainstream, mas que eles deixaram de ser avisados sobre as suas qualidades prejudiciais. Ninguém os está a ensinar que ler livros, fazer churrascos, tocar instrumentos musicais, jogar footsal, aprender línguas ou outras formas de estudo enriquecerão as suas vidas. E a razão disso é porque, para as grandes empresas, os otakus são os maiores otários e os mais fáceis de enganar.

    Moritsugu parece assim sugerir atividades recreativas em alinha com os passatempos tradicionais dos membros intelectuais e / ou atléticos da sociedade, e em contraste, ela parece estar a dizer que assistir a anime não vai fazer uma pessoa melhor, e como tal não é a maneira significativa de passar o tempo.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    44 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    44 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    toygame
    toygame
    11 , Julho , 2019 3:17

    Mas ela está certa em afirmar ,coisas do tipo que “moe arruinou o anime” e que as pessoas otakus, são fácies de serem enganadas por esse tipo de conteúdo.Tem muitos animes que são só puro fan service que nem historia tem e que acabam vendendo muitos produtos ligados a obra.

    Esse tipo de declaração sobre a industria de animes, já tinha sido dito por Hayao Miyazaki em uma entrevista ” E é por isso que a indústria está cheia de otakus”.”

    Lilitty Katyuusha
    Lilitty Katyuusha
    Reply to  toygame
    11 , Julho , 2019 7:05

    E tá errado pora moe vender muito? K

    Eduardo Araujo
    Eduardo Araujo
    11 , Julho , 2019 3:17

    Pesado e desnecessário.

    locefi117
    locefi117
    Reply to  Eduardo Araujo
    11 , Julho , 2019 9:34

    E ta errado?

    Luscaarmstrong
    Luscaarmstrong
    11 , Julho , 2019 3:17

    Errada n está
    Q sorte q n faço parte dessa laia ksjdkskjd

    Denyboy Uchiha
    Denyboy Uchiha
    Reply to  Luscaarmstrong
    11 , Julho , 2019 6:32

    e o que voce faz aqui entao?

    Luscaarmstrong
    Luscaarmstrong
    Reply to  Denyboy Uchiha
    11 , Julho , 2019 9:50

    É só irônia meu consagrado

    Weslley
    Weslley
    Reply to  Denyboy Uchiha
    11 , Julho , 2019 9:50

    Ué.
    Escrevia para a OtakuPT e eu não era/ainda não sou Otaku, amigo.
    Esse questionamento definitivamente não faz sentido, mesmo que tenha sido ironia por parte do sujeito Lusca.

    Denyboy Uchiha
    Denyboy Uchiha
    Reply to  Weslley
    11 , Julho , 2019 12:14

    você estar escrevendo para um determinado conteúdo sem dominar o mesmo… me parece meio errado.

    Weslley
    Weslley
    Reply to  Denyboy Uchiha
    11 , Julho , 2019 15:06

    Domino mais do que você e qualquer um desses comentários, estava aqui pela competência na escrita, redação, revisão, pesquisa e trabalho de busca. Sai da equipe por estar ocupado demais com a vida pessoal e pela falta de responsabilidade na entrega de vários conteúdos (o que não é orgulho, só vergonha minha).

    Dominar uma coisa é completamente diferente de não gostar dela. Eu simplesmente NÃO GOSTO de animes. Gostava de alguns, gostava de analisar alguns, gostava de entender alguns e gosto de continuar buscando a compreender eles e a mídia. Gosto de escrever, gosto de revisar, buscar produtores, diretores, empresas, produtoras, estúdios, seus valores de investimento, curiosidades de produção, achando coisas que ninguém sequer se preocupa em ir procurar – e para dar uma demonstração disso, não que seja necessaria: Conhece Guren Lagann? Então, originalmente seria um anime com uma mulher que portaria uma tesoura gigantesca montada em robôs. Sabe como seria o nome desse anime ainda na época da Gainax? Kill la Kill. Sabe como seria o nome da protagonista principal? Zero Two. Curiosamente, o design desta personagem remete a protagonista de próprio nome que aparecia nas obras da Trigger posteriormente. Outra curiosidade: Para a conclusão de Evangelion e seus dois últimos episódios, Hideaki Anno estava sem recursos, portanto vendeu sua casa e automóvel para conseguir orçamento o suficiente.

    Ah, mas isso é só “uma busca na Wiki”.
    Só isso. Não tem como você passar tanto tempo assim estudando para aprender isso, né? Logo, não manja do assunto, logo não devia estar escrevendo.

    Não é porque eu não gosto de quadrinhos que eu vou ABOLIR a mídia de quadrinhos da vida. Não é porque eu não gosto de animes que eu não posso acompanhar o próximo trabalho que o Gen Urobuchi ou o Makoto Shinkai possa estar envolvidos.

    Jojobr
    Jojobr
    Reply to  Weslley
    26 , Agosto , 2019 7:50

    k.

    Monstrinha
    Monstrinha
    11 , Julho , 2019 3:17

    Errada ela não ta…

    Weslley
    Weslley
    Reply to  Monstrinha
    11 , Julho , 2019 6:33

    Claramente não.

    Churrumino
    Churrumino
    11 , Julho , 2019 3:17

    Já dizia o sábio: anime was a mistake! hahaha!

    Weslley
    Weslley
    Reply to  Churrumino
    11 , Julho , 2019 6:32

    Anime “STILL IS” a mistake.

    chabaka
    chabaka
    11 , Julho , 2019 4:08

    ela ñ esta engana e bem no jp otaku ñ é uma pessoa de curte anime a anos o otakus tem uma imagem negativa e mesmo com o aumento do numero de otakus essa imagem ñ mudou mesmo q metade dos jovens se vejam como otakus isso ñ significa q é conveniente ou positivo ou q ser otaku é algo construtivo pra uma pesssoa e é importante lembrar q o torna uma pessoa geek,otaku ou fã é o fanatismo é isso ñ é qualidade e sim defeito e como ela demonstrou os otakus vivem em uma bolha aonde se limitam a animes e mangas as impresas gostam disso pq é facil de agradar tanto em tecnica pra animação/manga como em toreiro é so reciclar apesar dela ter a marvel como referencia a marvel ñ é o melhor exemplo porem se tratando de anime a animação jp esta estagnada rick e morty, avatar korra e outras animações ocidetais superam as produções japonesas, elas ñ são ruins porem tem mais a oferecer do q as “novas reprises” do jp

    Stefhany Minimundos
    Stefhany Minimundos
    11 , Julho , 2019 4:32

    Não entendo o que ela quis dizer com fazer como a Marvel, a Marvel faz o que dá dinheiro e os Animes também.

    Ao meu ver os fãs da Marvel são os otakus ocidentais, se ela lançar um filme de duas bostas conversando vai bater mais de 600/700 milhões.

    Fantasma Renegado
    Fantasma Renegado
    11 , Julho , 2019 5:04

    Ela está absolutamente certa em tudo, menos sobre a Marvel.

    Para quem não sabe, o fenômeno “otaku” no Japão é diferente daqui do Brasil. Otaku lá é a palavra para “fanático”, no pior sentido da palavra. Seria como os torcedores doentes de futebol ou de política que temos aqui. Só veem o que querem enxergar, só veem qualidades no que gostam e só veem defeitos no que desgostam. Praticamente perderam o senso crítico.
    Além de gastar dinheiro e tempo inutilmente com estes “hobbys”. Otaku é um viciado, seja em qualquer hobby, e de forma extrema.

    Aqui no ocidente virou sinônimo de fã de anime por causa da OVA Otaku no Video, que mostrava os primeiros fanáticos extremos por animes.

    PS: Nada contra a Marvel, mas para mim o MCU é uma grande montanha-russa de altos e baixos. Além de ser difícil de entrar e assimilar. Essa coisa de universo compartilhado seria melhor se não afetasse tanto os filmes solos. NA MINHA HUMILDE OPINIÃO.

    K_Keima
    K_Keima
    11 , Julho , 2019 5:42

    Isso pode ser verdade para alguns otaku, nerds, gamers, etc, mas eu acho que as pessoas “comuns” que passam o seu tempo livre no instagram e outras redes sociais também não estão a enriquecer a vida em nada.
    Basicamente, não tem a ver com o hobbie, mas sim com a pessoa

    Mitsuke
    Mitsuke
    11 , Julho , 2019 6:01

    “a indústria de animação japonesa devia começar a seguir o que a Marvel faz em termos de conteúdos” aí sim iria arruinar o anime

    Jão Veiga
    Jão Veiga
    Reply to  Mitsuke
    12 , Julho , 2019 21:40

    Mais do que já está é impossível, quer dizer, pra piorar mesmo só falta eles começarem a trazer o fetichismo dos hentais pras obras de TV.

    Lilitty Katyuusha
    Lilitty Katyuusha
    11 , Julho , 2019 7:05

    Tocar instrumentos e fazer churrascos enriquece d++ a vida das pessoas K se não fossem as comédias moe q lançam, 5 animes bons por temporada seriam um milagre, afinal, comoletaria o q falta com Isekai KSKDKDKCKCNCNXNNZNZKSKDJDJCNXKDK

    madmonkey mcknight
    madmonkey mcknight
    11 , Julho , 2019 7:05

    Não percebo o que ela quis dizer com “seguir a Marvel em termos de conteúdos”, quer dizer, nem todos os anime são do género Moe xD

    Alber St-Pierre ??????
    Alber St-Pierre ??????
    Reply to  madmonkey mcknight
    11 , Julho , 2019 7:33

    Vc tem um anime igual dororo,one punch man por ano e 1000 animes de lolis por semana

    madmonkey mcknight
    madmonkey mcknight
    Reply to  Alber St-Pierre ??????
    11 , Julho , 2019 8:25

    Haha eu entendo. Não sou grande fã do género moe por isso nem me apercebo de quantos anime desse género há por temporada

    Stefhany Minimundos
    Stefhany Minimundos
    Reply to  Alber St-Pierre ??????
    11 , Julho , 2019 8:25

    Deve ter tido uns 50 animes lançados só essa temporada, fora filmes, ovas e afins, não deve ter nem 10 animes assim.

    E boa parte dos que tem é para criança.

    Likou
    Likou
    Reply to  Alber St-Pierre ??????
    26 , Agosto , 2019 7:50

    Esse seu comentário só prova que você nem vê nada praticamente.

    Alber St-Pierre ??????
    Alber St-Pierre ??????
    Reply to  Likou
    19 , Novembro , 2020 2:16

    E nem preciso é só ler a sinopse ou ver o poster desses animes

    Likou
    Likou
    Reply to  Alber St-Pierre ??????
    19 , Novembro , 2020 2:28

    Prova de imbecilidade é falar de algo que não conhece.

    Stefhany Minimundos
    Stefhany Minimundos
    Reply to  madmonkey mcknight
    11 , Julho , 2019 8:25

    talvez ela quer que siga a Marvel e faça tudo do mesmo estilo, com piadinhas nada a ver até em animes bem sérios.

    madmonkey mcknight
    madmonkey mcknight
    Reply to  Stefhany Minimundos
    11 , Julho , 2019 17:59

    Pois, talvez ela pense que isso traga mais audiências

    André Dutra
    André Dutra
    11 , Julho , 2019 7:05

    Engraçado ela criticar o que põe dinheiro a ela, mas falso moralistas estão cheio por aew, as pessoas se desinteressam por essas atividades não é em si culpa do mundo otaku, e sim dos pais, escola e sociedade que não anda mais se desempenhando para incentivar a pessoa a essas coisas, se não houvesse a cultura otaku eles de dispersariam para outras coisas.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    11 , Julho , 2019 7:05

    Se fomos olhar para a sociedade japonesa atual e todos os problemas sociais envolvendo os jovens de lá, acho que a declaração dela faz bastante sentido.

    Davi
    Davi
    Reply to  Felipe Soares
    11 , Julho , 2019 10:23

    Animes, o ópio moderno…

    Andarilho Yhan
    Andarilho Yhan
    11 , Julho , 2019 8:42

    Espera… Mais parecido com Marvel? A fórmula family friends? Que indústria tediosa seria essa, além de que ao meu ver o battle shounen é a versão da marvel oriental.
    Moe ser um problema é discutível mesmo, coisa que até o miyazaki já falou… Otakus são meio retardados mesmo e fáceis de tapear, mas a indústria em si não esse mar de espinhos, esse problema que ela quer falar é válido pra qualquer mídia de consumo.

    Agora sobre….
    “Ninguém os está a ensinar que ler livros, fazer churrascos, tocar instrumentos musicais, jogar footsal, aprender línguas ou outras formas de estudo enriquecerão as suas vidas.”
    Será que a moça consome a indústria adequadamente? Você tem obras como Fune wo Amu que ensina a importância de livros e dicionários (Até aquela recente Doukyonin wa Hiza), obras como rakugo que demonstra uma área cultural específica bem interessante, centenas de obras de esporte que lhe incentiva a apreciar o esporte (Igual quando eu fiz karate só por adorar Karate Kid, que claro mídia diferente mas tem a mesma influência) todos animes ensinam algo tem uma variedade de gênero e abordagens….. a moça está louquinha.

    Charles
    Charles
    11 , Julho , 2019 12:03

    Hah… Sim, porque entretenimento ou hobbies precisam ser coisas que nos tornem pessoas cultas e melhores, a função de ser divertido não é necessária. Cada coisa que precisamos ler. As pessoas já são obrigatoriamente forçadas a contribuir pra sociedade de alguma forma, então no tempo livre elas buscarem diversão seja no que for, ainda tem que ser criticado? Foda hein.

    Charles
    Charles
    11 , Julho , 2019 12:03

    Hah… Sim, porque entretenimento ou hobbies precisam ser coisas que nos tornem pessoas cultas e melhores, a função de ser divertido não é necessária. Cada coisa que precisamos ler. As pessoas já são obrigatoriamente forçadas a contribuir pra sociedade de alguma forma, então no tempo livre elas buscarem diversão seja no que for, ainda tem que ser criticado? Foda hein.

    Charles
    Charles
    11 , Julho , 2019 12:03

    Hah… Sim, porque entretenimento ou hobbies precisam ser coisas que nos tornem pessoas cultas e melhores, a função de ser divertido não é necessária. Cada coisa que precisamos ler. As pessoas já são obrigatoriamente forçadas a contribuir pra sociedade de alguma forma, então no tempo livre elas buscarem diversão seja no que for, ainda tem que ser criticado? Foda hein.

    LeoBtx Mota
    LeoBtx Mota
    11 , Julho , 2019 12:03

    Otaku tem seus problemas, mas otaku le mangas(livros) e aprende japones(quem nao é japoneses,obvio), e ela diz que otaku não le….
    Quanto ao Moe e fan-service, n tenho nada a dizer….

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  LeoBtx Mota
    12 , Julho , 2019 23:14

    O comentário dela é voltada para a sociedade japonesa, que atualmente se encontra em uma situação complicada por causa de hikikomori.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Reply to  LeoBtx Mota
    12 , Julho , 2019 23:14

    O comentário dela é voltada para a sociedade japonesa, que atualmente se encontra em uma situação complicada por causa de hikikomori.

    LeoBtx Mota
    LeoBtx Mota
    Reply to  Felipe Soares
    26 , Agosto , 2019 7:50

    Ss, realmente vc tem razao, eles sao diferente de nos

    Jão Veiga
    Jão Veiga
    12 , Julho , 2019 21:40

    Não achei pesado e muito menos achei que ela mentiu, na verdade falou bem e a verdade pura, lembrando que o termo Otaku que nós conhecemos não é exatamente o mesmo que os Japas usam até porque ser um Otaku por lá é algo bem ruim e não é ruim apenas por gostar de anime, mas sim a dependência que têm em algo.

    Algo bem presente em animes, inclusive muito comum nos famosos Isekais, mas claro que como a mídia não se importa muita em mostra a realidade eles tentam sempre banalizar ao máximo o lado negro da coisa.

    this guy
    this guy
    4 , Setembro , 2019 3:44

    Errada essa mina não tá não.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares