Comité de ética japonês responde a queixas sobre Interspecies Reviewers

"um anime de TV voltado para adultos de madrugada pode ser transmitido dentro dos princípios da liberdade de expressão"

Comité de ética japonês responde a queixas sobre Interspecies Reviewers

A adaptação para série anime do mangá Interspecies Reviewers (Ishuzoku Reviewers) de Amahara e masha já foi cancelada na Tokyo MX, Amazon Prime e Funimation, e claro não se fizeram também tardar as queixas de japoneses ao , o comité de ética de radiodifusão japonesa.

No Japão as queixas sobre Interspecies Reviewers começaram logo após a exibição do primeiro episódio a 12 de janeiro com o BPO a revelar as seguintes queixas: “um anime noturno com um mundo de humanos, monstros e anjos, onde os principais personagens masculinos vão do bordel em bordel”

  • Estou indignado que um anime como este, com esse conteúdo sexual, esteja a ser exibido de uma maneira sem restrições de idade e que pode ser visto por crianças
  • Existe um anime noturno, e mesmo sendo num cenário de fantasia, os personagens masculinos vão aos bordéis e fazem reviews, depreciando os personagens femininos.
  • Mesmo sendo um anime, está cheio de nada além de sexo pago e piadas sujas, e por isso é uma má influência para as crianças.

Evidentemente, o BPO considerou as queixas sérias o suficiente para justificar uma discussão entre o seu Comité Interno da Juventude, cujos membros apresentaram as suas próprias opiniões individuais a 28 de janeiro, incluindo:

  • Em relação às reclamações de que o programa é “digerido” ou “vulgar”, essas acusações estão relacionadas ao conceito de liberdade de expressão e devem ser tratadas com extrema cautela.
  • No passado, a televisão noturna era assistida apenas por adultos. Agora, porém, pode ser assistida 24 horas por dia pela Internet, e a divisão do tempo da sociedade está a mudar. Essa mudança é algo que devemos considerar
  • As crianças não são a única audiência de TV e, portanto, acredito que a estação de TV a produza sob a posição de que um anime de TV voltado para adultos de madrugada pode ser transmitido dentro dos princípios da liberdade de expressão.
  • Deve-se tomar cuidado para que esse conteúdo extremo não se arraste gradualmente para intervalos de transmissão normais de tempo dos horários noturnos.

Muitos japoneses ficaram agradados com a posição do BPO que considera o anime adequado para uma exibição num período noturno, apesar das queixas dos pais.

Com 12 episódios previstos a série anime que estreou a 11 de janeiro é animada pelo estúdio Passione (Joshikousei no Mudazukai, Citrus), a direção é de Yuki Ogawa (FLCL Progressive, Miru Tights), a história é de Kazuyuki Fudeyasu (That Time I Got Reincarnated as a Slime, Dropkick on My Devil!, Girls’ Last Tour) e o design de personagens é de Makoto Uno (Witchblade, The Qwaser of Stigmata, High School DxD Hero).

No site oficial podemos ler:

Na história a raça humana está constantemente a debater-se sobre assunto importantes como: que miúda é a melhor? Qual fetiche é o melhor?

Acompanhe esses grandes guerreiros enquanto eles nos apresentam diferentes meninas, diferentes opiniões, e nos mostram que o mundo da fantasia pode não ser tão diferente do nosso.

Podem comprar aqui o mangá de Interspecies Reviewers com 20% de desconto e portes grátis para todo o mundo.