Meu Anime #5

Meu-Anime-n-5Semana de grandes emoções! Vários animes já entraram em seus arcos finais e outros entrarão logo no próximo episódio, já deixando tudo pronto nesse. Um monte de animes vão acabar logo no próximo episódio, alguns durarão ainda mais uma semana, e um anime já acabou!

Do que vai sentir saudade? Tem anime que queria que não acabasse agora de jeito nenhum? Tem anime que acha que já tá fazendo hora extra? Vai sentir saudade dessa temporada? E já está pensando na próxima? Eu já estou (bom, eu já estou pensando na próxima temporada há mais de um mês)!

Eu estou ansioso por vários animes da temporada que vem, que está cheia de continuações e slice of life. Estou louco para ver a continuação daquele anime maluco de superpoderes e a estreia daquele outro de zumbis flamejantes.

Mas cada coisa ao seu tempo, agora é hora de falar dos animes dessa temporada. Essas foram as minhas breves impressões dos episódios que passaram na semana de 13 a 19 de março dos animes que acompanho:

Active Raid

Episódio 11

O anime nem está tentando mais. A tecnologia não faz sentido, a sociedade não faz sentido. Uma crise financeira mundial por causa do eternamente estagnado Japão? Por favor. Cansei. Acabe logo.

Nota: ?

Ajin---9.mkv_001419Ajin

Episódio 9

Uma coisa é ser frio, não sentir empatia. Outra bem diferente é ser egoísta e cruel. O Kei parece um personagem completamente diferente a cada novo episódio, e isso é incômodo.

Nota: ??

Ao no Kanata no Four Rhythm

Episódio 10

Um dos episódios de treino mais soníferos que já assisti na vida. Eu realmente dormi assistindo ele algumas vezes e precisei voltar o vídeo. O Masaya voltou! Bom, pelo menos para treinar. E a professora também? Por que só agora? E ela não se arrependia do que havia criado de todo modo?

Nota: ??

Assassination-Classroom-2---11.mkv_001154Assassination Classroom 2

Episódio 11

Ou você vira um professor para passar adiante seus sucessos, ou para passar seus fracassos. Isso fez um bocado de sentido! Sabe aqueles professores que, ensinando bem ou não, passam trabalhos e avaliações extremamente difíceis e se orgulham de suas turmas terem notas médias baixas e de reprovar muita gente? Isso não vem do nada. Eles “aprenderam” isso com alguém antes deles. O diretor e o professor Koro são muito parecidos no sentido em que ambos são excelentes professores, mas parecem ser diferentes quanto às suas motivações. Por isso existe a turma 3-E. É a cota de fracassados que um professor com essa mentalidade precisa ter senão vai achar que não está sendo rigoroso o suficiente, que está dando mole e que, portanto, os alunos não devem estar aprendendo tudo o que poderiam aprender.

Nota: ???

Boku Dake ga Inai Machi

Episódio 11

Agora BokuMachi começou a melhorar de novo! Aquele cenário da infância do Satoru estava ficando cansativo demais e não se chegava a lugar algum. Ok, o Satoru salvou todas as crianças, mas e daí? Tirando a Kayo, não era disso que se tratava a história – quero dizer, não era isso o que eu esperava dela. A “volta ao futuro” do Satoru foi explicada de uma forma muito mais divertida e excitante que uma viagem no tempo dessa vez, e todos os personagens do passado estão reunidos no presente. Eu só achei que o Satoru recuperou as memórias de forma muito súbita e de novo não foi muito inteligente ao lidar com o assassino – e ele nem tem mais a desculpa de ser uma criança.

Nota: ????

Bubuki Buranki

Episódio 11

Revelada a razão do ódio da Reoko pela Migiwa bem como a natureza de sua maldição. A ilha está em caos e caindo sobre a capital russa. Será que o Matobai morreu? Será que a Migiwa vai morrer? Será que vão conseguir impedir a queda da ilha? E tem ainda os segredos que rodeiam o Guy e a Kaoruko. Mas pelo menos o metidinho do time russo tomou uma só, bem dada e bem merecida.

Nota: ????

Dagashi-Kashi---10.mkv_001829Dagashi Kashi

Episódio 10

Um episódio inteiro com uma história só! Achei bem melhor assim, mas a história (e a piada) ser boa ajuda, né? Imagine um episódio inteiro daquela goma que estica e dá pra pular corda que chatisse seria. Mas ei, eu realmente não entendo como doces podem causar ou piorar aftas. Tudo bem que eles falam “doces” mas se referem genericamente a qualquer porcaria, incluindo vários tipos loucos de salgadinhos que só japoneses poderiam conceber, mas a Hotaru andou piorando de sua afta nos últimos dias tomando suco em pó, que é apenas doce. Alguém aí que manja de afta pode esclarecer? Tive poucas na vida, a e última foi há muitos anos.

Nota: ???

Dimension W

Episódio 11

Um episódio expositivo. Eu gostei, achei as explicações satisfatórias e quase tudo foi explicado – só falta falar sobre a noiva do Kyouma mesmo, porque não é possível que ela não tenha papel nisso. Em dois momentos do episódio o Kyouma dá a entender que acredita que a Mira é a própria, provavelmente capaz de despertar suas memórias de volta e tudo o mais: primeiro quando fala com ela nas escadas sobre ela ter “perdido a memória” (se referiam à boninas, mas Kyouma foi vago e a Mira ficou preocupada depois disso) e depois quando o Kyouma disse para o príncipe Lwai que não importa o corpo, ele continua sendo ele mesmo – isso também valeria para sua noiva, decerto.

Nota: ???

Durarara!!x2-Ketsu---11.mkv_000857Durarara!!x2 Ketsu

Episódio 11

Só pelo Mikado ter tomado uma surra (de alguém de muleta) o episódio já foi bom, mas pelo Izaya estar pimpão e serelepe de novo depois de tão pouco tempo eu acho que foi ruim, então, na média?

Nota: ??

Gate 2

Episódio 11

Foi um episódio bom para quem gosta de ação militar, especialmente do subgênero “exército profissional moderno usando tecnologia militar de ponta para massacrar um exército pré-invenção da pólvora”. Que, er, acho que só tem Gate como representante, estou errado? É divertido mesmo assim. Não achei tão ruim o Itami não ter chegado à tempo porque isso foi proposital para reservar todo o último episódio só para ele, mas a princesa Pinya se desesperando no final do episódio foi meio apelativo. Quero dizer, mais cedo ela parecia estar bem lá. Bem para alguém preso, claro, “conformada” talvez seja um termo melhor. Eu entenderia se ela chorasse, mas se desesperar espancando a porta daquele jeito, a ponto de ferir as mãos, já sabendo muito bem que ninguém ali vai ajudá-la, foi constrangedor. Só pra provocar sentimento de pena na audiência mesmo.

Nota: ????

Grimgar of Fantasy and Ash

Episódio 10

O Ranta está agindo rigorosamente da forma como a Mary agia antes, só isso. Ele só parece mais chato porque as personalidades deles são diferentes. A Mary não queria de verdade fazer parte de grupo nenhum para não se ligar emocionalmente a alguém de novo, e o Ranta, superado o trauma da morte do Manato, sente que sobrou para ele apenas um lugar secundário, onde ninguém o reconhece, ninguém o elogia, todos apenas o criticam. Ele fez umas provocações desnecessárias para o Haruhiro nesse episódio, mas acho que falou algumas verdades também que o líder falhou em perceber.

Nota: ???

Iron-blooded-Orphans---23.mkv_002151Gundam: Iron-blooded Orphans

Episódio 23

Carta Issue foi intensa e desagradável como um incêndio destrutivo. Nunca teve domínio sobre seu próprio destino, criada em um mundo onde conceitos abstratos e subjetivos como “honra” valem mais do que a verdade e a justiça, filha da mais poderosa família da Gjallarhorn, manipulada por um homem ambicioso que tenta obter poder para si controlando todas as demais famílias. No fim, ela foi manipulada pela pessoa em quem mais confiava, e quem mais amava, e foi rifada para uma Tekkadan e um Mikazuki sedentos por sangue – pelo sangue dela, que matou seu precioso companheiro. Sua morte serve ao duplo propósito de diminuir o poder de Iznario (o pai de McGillis) e inflamar o desejo de vingança na Gjallarhorn e no Gaelio em particular.

Nota: ????

Haruchika

Episódio 11

Pelo menos teve algo a ver com o professor ainda que ele fosse personagem secundário no drama da neta de seu mestre. Foi um drama interessante, mas mistério bem fraco. Tudo considerado, um pouco mais do que mediano.

Nota: ???

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o

Episódio 10 (final)

KonoSuba fecha com chave de ouro! Esse episódio teve a melhor ação que toda a série teve até agora, que mesmo eu sabendo que era óbvio que eles venceriam sem nenhum arranhão conseguiu ser tensa – e foi muito bem animada. Muito bem para quem gosta de animação com efeitos, claro, porque eles compõem o grosso da animação do combate, e sendo uma comédia e aventura despretensiosa eu não vejo problema nenhum nessa escolha. Todos os personagens (e seus respectivos dubladores) deram o melhor de si, teve a necessária dose de comédia, e como sempre, pra não variar, o protagonista salva o dia mas só se dá mal no final. Para a série como um todo eu dou quatro estrelas, então esse episódio muito acima da média precisa ficar com cinco.

Nota: ?????

Koukaku-no-Pandora---11.mkv_002048Koukaku no Pandora

Episódio 11

Ver a Nene irremediavelmente inocente e otimista o episódio inteiro mesmo nas condições mais adversas foi divertido, e agora mais do que antes acho que ficou claro como ela e a Clarion são complementares. Estou ansioso pelo final. Se beijem logo, hahaha!

Nota: ???

Myriad Colors Phantom World

Episódio 11

Agora a fronteira entre humanos com poderes e phantoms praticamente desapareceu. Nas histórias pessoais da Kurumi e da Reina elas foram levadas para reinos de phantoms, com phantoms, por causa de seus desejos pessoais. A Ruru, um phantom, teve seu desejo atendido no episódio anterior e passou um dia como humana e graças a um item não foi detectada por ninguém. Todos esses casos tiveram um phantom participando. Mas nesse décimo primeiro episódio não: o desejo do próprio Haruhiko, sem o concurso de nenhum phantom, o transformou. Além de ter sido um episódio tecnicamente muito bom para não variar e bastante emotivo. Por fim, me identifico bastante com o phantom homem-de-areia: xixi de gato fede demais mesmo (pelo menos não mijam em mim).

Nota: ????

Prince-of-Stride---11.mkv_001639Prince of Stride

Episódio 11

Uma das corridas menos divertidas mas tecnicamente bem animada. Algumas cenas antes da corrida estavam horríveis, mas ok. O subenredo da promessa de infância ficou bem esquisito aparecendo assim do nada, embora não seja de todo ruim. E eu já tinha esquecido que a outra equipe lá era de um grupo idol também, hehe. A narrativa no anime como um todo está pecando um pouco.

Nota: ??

Schwarzesmarken

Episódio 10

A qualidade técnica da animação desse episódio é fraca. Ou eu nunca percebi antes, ou nesse episódio houve uma queda considerável. Simplesmente aplicaram filtros por toda parte em cima de quadros não exatamente mal desenhados, mas sem noção de profundidade. E isso em uma batalha urbana é complicado. Aliás, fiquei satisfeito que até mesmo os personagens no anime reconheceram o quão estúpida é uma batalha urbana. Se disputas de poder e golpes de estado já são idiotas, a guerra civil é o que pode haver de pior, e dentro da guerra civil, a batalha urbana só perde para o genocídio na categoria das coisas horríveis que podem ser feitas. Como genocídio não é o caso do anime, essa batalha urbana foi o que de pior já fizeram. E sabem disso. Ótimo. O clímax do episódio foi muito bom também. Eu acho a história da Lise ruim, fraca, mas seu fim pelo menos foi bom, tanto por ela quanto pelo seu irmão. Deu para sentir as emoções dos dois, a dor daquela cena e os arrependimentos de tudo o que veio antes e que levou àquele desfecho. Um típico episódio com a mensagem “guerra é uma merda” bem feito (exceto pelos aspectos técnicos de animação já citados).

Nota: ???

Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu

Episódio 11

Não é como se fosse um dos meus preferidos da temporada, está bem longe disso e quem me acompanha já percebeu. Mesmo assim com o potencial introduzido nos últimos episódios eu esperava algo melhor. Como eu escrevi no artigo da semana passada, a crise era de confiança: apesar do que a Andou disse é óbvio que a Kuroda não pretendia “escravizar” ninguém ali. Mas ela não fez nada para reconquistar a confiança de ninguém, apenas aceitou como destino infalível que todos partissem. E eu entendo o sentimento dos demais: chegaram tão longe, querem terminar. Mesmo assim permanece o fato de que há uma crise de confiança e a Kuroda sequer os procurou para tentar explicar ou se desculpar. E todos voltaram sozinhos. E ao mesmo tempo. E sem que sequer tivessem combinado isso. Que besteira. Daí o episódio fecha com o clichê “não vai dar tempo de entregar” fingindo que nada grave acabou de acontecer. Que grande besteira.

Nota: ?

Shouwa-Genroku-Rakugo-Shinjuu---11.mkv_000906Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Episódio 11

Me processe quem discordar, mas esse é o terceiro episódio consecutivo de Rakugo Shinjuu que na minha opinião merece nota máxima. O caráter efêmero da pequena felicidade que Yakumo está tendo com Sukeroku e Konatsu no interior é o que dói mais.

Nota: ?????

Fabio está feliz pois retornou à sua antiga medicação!
 
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.