No seu mais recente relatório fiscal a Sony Group Corporation revelou que a sua plataforma de streaming de anime Crunchyroll tem quase 10 milhões de assinantes pagantes.

Na secção dedicada à Crunchyroll podemos ler:

A integração dos serviços Crunchyroll e Funimation está a progredir sem problemas, e o número de membros pagantes aumentou para quase 10 milhões até agora, uma expansão do negócio que supera as nossas expectativas iniciais.

A empresa também está ativamente envolvida na distribuição nos cinemas ocidentais de anime japonês. Dragon Ball Super: Super Herói foi lançado em agosto nos EUA e garantiu a bilheteira n.º 1 em receita na primeira semana do seu lançamento.

Além disso, a 4 de agosto, concluímos a aquisição da The Right Stuf, Inc., uma empresa de comércio eletrónico dos EUA que vende DVDs de anime, merchandise de personagens, comics e muito mais.

Através desta aquisição, a Crunchyroll visa fortalecer o seu negócio de merchandising e estabelecer um mercado mais multifacetado e um envolvimento mais profundo com a comunidade de fãs de anime.

Funimation comprou a Crunchyroll

Crunchyroll foi lançada em 2006 como um serviço de streaming que oferecia títulos de anime sem autorização. O site garantiu um financiamento de 4,05 milhões de dólares da Venrock e começou a licenciar títulos para streaming em 2008.

Chernin Group adquiriu uma participação majoritária na Crunchyroll em dezembro de 2013. O Chernin Group e a AT&T formaram a joint venture Otter Media em 2014, e a Otter Media investiu outros 22 milhões na Ellation, a companhia mãe da Crunchyroll em novembro de 2015. A AT&T anunciou em agosto de 2018 que adquiriu toda a Otter Media.

Em Abril de 2020 a Crunchyroll que se tinha tornado na proprietária maioritária da VIZ Media Europe renomeou a companhia passando a editora a chamar-se também Crunchyroll.

VIZ Media Europe passa a chamar-se Crunchyroll

Tal como noticiámos anteriormente em setembro de 2019, a Sony Pictures Television juntamente com a Aniplex consolidou três empresas de aquisição e distribuição de anime de propriedade da Sony numa joint venture, são elas a Funimation nos Estados Unidos, a Wakanim na França e a Madman Anime Group na Austrália.

Sony Pictures Television Networks adquiriu uma participação majoritária na distribuidora norte-americana Funimation por 143 milhões de dólares em 2017. A Funimation deu por terminada a sua parceria de partilha de conteúdos com a Crunchyroll em novembro de 2018 e assinou um contrato de streaming inicial com a Hulu.

Sony Pictures Television e Aniplex consolidam Funimation, Wakanim e Madman

Em março de 2019, a Funimation e a plataforma chinesa de streaming bilibili anunciaram uma nova parceria para adquirir licenças de anime em conjunto “nos próximos anos”. A Funimation comprou a Manga Entertainment, que distribui principalmente animes no Reino Unido e na Irlanda, em maio de 2019.

Além da Funimation, a Sony é proprietária dos estúdios de animação  (Sword Art Online, Magi) e CloverWorks (DARLING in the FRANXX, PERSONA 5 the Animation) através da Aniplex. A Aniplex estabeleceu uma subsidiária com sede em Xangai em abril de 2019, com a intenção de iniciar uma produção de animação chinesa em “escala total”, além de vender merchandising.

Subscreve
Notify of
guest

2 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Anduin LotharD
Anduin Lothar
7 , Novembro , 2022 1:00

só a warner não via retorno na crunchyroll……

RonanfalconD
Ronanfalcon
30 , Novembro , 2022 17:06

Sou obrigado a dizer: “Não graças a ela.”