The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya Productions

0

The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya ProductionsNo próximo dia 1° de abril ira entrar no catalogo da Netflix a adaptação para anime do manga Ultraman, de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Este anime será produzido pela  (Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, Eden of the East, Napping Princess) e Sola Digital Arts (Appleseed Alpha, Starship Troopers: Invasion, Starship Troopers: Traitor of Mars) e com o aval da Tsuburaya Productions, a empresa que comanda a marca Ultraman. Porém esta não é a primeira série anime baseada na franquia criada por Eiji Tsuburaya, em 1979 foi lançado no Japão a primeira série anime sobre um guerreiro Ultra.

Intitulado como The Ultraman, esta série anime com 50 episódios foi exibida nas TV japonesas entre abril de 1979 e março de 1980. A série é focada na historia de Ultraman Jonias (ou Ultraman Joe), que veio do Planeja U40 (que seria o oposto da Terra da Luz da Nebula M78, local de origem da maioria dos Ultra seres na mitologia da série de Tokusatsu criado por Eiji Tsuburaya).

A produção do anime foi feita pela Tsuburaya Productions em colaboração com o estúdio Sunrise (que viria a lançar o primeiro anime da franquia Mobile Suit Gundam ainda em 1979). A direção foi de Hisayuki Toriumi (que participou de produções clássicas como Speed Racer) e Takeyuki Kanda, já entre os diversos roteiristas do anime temos Sōji Yoshikawa (que dirigiu alguns episódios de Ashita no Joe e foi animador no primeiro anime de Astro Boy), Hiroyuki Hoshiyama (que escreveu roteiros de episódios para Mobile Suit Gundam), Yoshihisa Araki (que também escreveu episódios para Mobile Suit Gundam), Keisuke Fujikawa (que em sua longa lista de trabalhos escreveu roteiros para Mazinger Z e Space Battleship Yamato) e Yasushi Hirano (que trabalhou em muitos animes conhecidos como Dragon Ball, Captain Tsubasa, City Hunter e Hunter × Hunter).

O anime The Ultraman acabou chegando aos Estados Unidos de uma forma bastante diferente do original. Em 1981 foi lançado em território americano o longa The Adventures of Ultraman, o filme animado compilava imagens editadas de vários episódios da série anime e teve um roteiro escrito por Jeff Segal. Já em 1983 foi lançado o longa Ultraman II: The Further Adventures of Ultraman, que teve uma historia compilando os primeiros quatro episódios da série anime, sem qualquer ligação com o filme animado lançado em 83 e com os acontecimentos dos episódios três e quatro invertidos.

Mesmo sendo de uma mídia diferente da utilizada pela franquia principal da Tsuburaya Productions, o protagonista de The Ultraman acabou sendo incorporado dentro dos Ultra Warriors (um grupo formado pelos heróis dos filmes e séries da franquia Ultraman e que em episódios especiais ou filmes se ajudam quando necessário).

The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya Productions

The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya Productions

The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya Productions

The Ultraman, o primeiro anime da franquia da Tsuburaya Productions