A mostra de cinema “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2” estará disponível na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio (R. do Passeio, 38 – Centro) de 1º a 20 de abril, com toda a programação inteiramente gratuita.
Com o objetivo de apresentar filmes de terror/horror 100% brasileiros, produzidos de 2015 até a atualidade, os curadores Breno Lira Gomes e o pesquisador e crítico de cinema Carlos Primati selecionaram 25 longas-metragens e 11 curtas que exploram o medo e o sombrio, em suas diversas formas, a partir de uma forte experimentação visual e por meio de histórias horripilantes e marcantes.
A mostra vai homenagear os realizadores José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que morreu em 2020; Juliana Rojas e Marco Dutra, diretores de “As Boas Maneiras”, cujos filmes ganharam notoriedade. Entre os destaques da mostra está a primeira exibição, no Rio de Janeiro, da cópia restaurada de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)”, de José Mojica Marins, no dia 12 de abril, às 17h20; e a sessão do inédito “Prédio Vazio”, de Rodrigo Aragão, no dia 1º de abril, às 18h10.
Serão oferecidos também na macaBRo 2 diversas atividades extras, como o curso “Trajetória do Horror no Cinema Brasileiro”, com o curador Carlos Primati; a mesa de debate “José Mojica Marins, para sempre Zé do Caixão”, também com Carlos Primati e o produtor Paulo Sacramento; bate-papos com os realizadores Rodrigo Aragão, Paulo Fontenelle, Sabrina Greve, Deborah Haven e Juliana Rojas; e duas palestras, uma com o produtor Paulo Sacramento focada no processo de restauração da obra do Mojica; e outra com o pesquisador Roberto Houaiss sobre histórias de assombração e criaturas da literatura brasileira.
SERVIÇO – Mostra “macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2”
- Data: 1º a 20 de abril
- Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Unidade Passeio – Rua do Passeio, 38 – Centro, Rio de Janeiro/RJ
- Classificação etária: consulte a programação
- Retirada de ingressos para os filmes: 30 minutos antes de cada sessão ou atividade programada
- Mais informações e programação na página do evento na Caixa Cultural.