Rei Édipo (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) – Edipo re
Pasolini reinventa a tragédia de Sófocles num dos seus mais poderosos, mas subestimados filmes, formulação inicial do seu “cinema-poesia”.
Pasolini adapta Sófocles transformando “Edipo Re” numa “autobiografia”: “Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo.” Tempos e espaços diversos, “materiais colhidos em diversos sectores da cultura”: eis os ingredientes utilizados por Pasolini nesta fascinante interpretação mitológica, radicalmente pessoal e “personalizada”.
12 de maio de 2022
A Vida Depois de Yang – After Yang
Quando o andróide Yang tem uma avaria, Jake procura uma forma de o reparar. No processo, Jake descobre a vida que tem passado à sua frente e recupera a relação com a mulher e a filha, dando conta de uma distância que não sabia existir.
Ainbo: Espírito da Amazónia – Ainbo: Spirit of the Amazon
A épica viagem de uma jovem heroína e dos seus Guias Espirituais, “Dillo” um tatu engraçado e bem-humorado, e “Vaca” uma anta gigantesca e pateta, que embarcam numa jornada a fim de salvarem a sua casa na floresta amazónica.
Casa de Repouso – Maison de Retraite
Uma rara história de amizade entre Milann, um jovem criminoso obrigado a cumprir trabalho comunitário num lar de idosos e um grupo de reformados que não está preparado para acolher este novo membro.
Comícios de Amor (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) – Comizi d’amore
Pasolini veste o uniforme de cineasta de guerrilha, saindo à rua de microfone na mão, para falar de sexo com os seus compatriotas.
Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d”amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60.
Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.