Mais...
    InícioCinemaEstreias de cinema em maio de 2022 em Portugal

    Estreias de cinema em maio de 2022 em Portugal

    Rei Édipo (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) – Edipo re

    Pasolini reinventa a tragédia de Sófocles num dos seus mais poderosos, mas subestimados filmes, formulação inicial do seu “cinema-poesia”.

    Pasolini adapta Sófocles transformando “Edipo Re” numa “autobiografia”: “Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo.” Tempos e espaços diversos, “materiais colhidos em diversos sectores da cultura”: eis os ingredientes utilizados por Pasolini nesta fascinante interpretação mitológica, radicalmente pessoal e “personalizada”.


    12 de maio de 2022

    A Vida Depois de Yang – After Yang

    Quando o andróide Yang tem uma avaria, Jake procura uma forma de o reparar. No processo, Jake descobre a vida que tem passado à sua frente e recupera a relação com a mulher e a filha, dando conta de uma distância que não sabia existir.


    Ainbo: Espírito da Amazónia – Ainbo: Spirit of the Amazon

    A épica viagem de uma jovem heroína e dos seus Guias Espirituais, “Dillo” um tatu engraçado e bem-humorado, e “Vaca” uma anta gigantesca e pateta, que embarcam numa jornada a fim de salvarem a sua casa na floresta amazónica.


    Casa de Repouso – Maison de Retraite

    Uma rara história de amizade entre Milann, um jovem criminoso obrigado a cumprir trabalho comunitário num lar de idosos e um grupo de reformados que não está preparado para acolher este novo membro.


    Comícios de Amor (Ciclo o Cinema Segundo Pasolini) – Comizi d’amore

    Pasolini veste o uniforme de cineasta de guerrilha, saindo à rua de microfone na mão, para falar de sexo com os seus compatriotas.

    Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d”amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60.

    Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares