O filme baseado no anime/manga Death Note (leia a analise dele aqui) estreou na última sexta-feira (25) e o longa, estrelado por Nat Wolff, Margaret Qualley e Keith Stanfield, chegou com uma grande carga negativa junto aos fãs da obra de Takeshi Obata e Tsugumi Ohba e dividiu o publico que não conhecia a obra japonesa.

Esta não é a primeira vez que a historia do embate entre Kira e L chega as grandes telas, e (principalmente) não é a primeira vez que a historia de um anime/manga recebe uma adaptação para o cinema. Por isso listamos seis filmes bons filmes baseados em animes e mangas e que você deve assistir caso queira substituir o gosto ruim da adaptação feita pela Netflix ou queira conhecer outros filmes adaptados de obras orientais.

Trilogia Samurai X (Rurouni Kenshin)

Considerado por muitos como a melhor adaptação de um anime/manga, o filme baseado na obra de Nobuhiro Watsuki possui uma grande fidelidade a obra original, coreografia de luta muito elaboradas, figurinos e ambientação muito bem produzidas.

A trilogia produzida pela Warner Bros. Japan foi protagonizada pelo ator Takeru Satoh (Kamen Rider Den-O), que trouxe para as grandes telas uma versão bastante fidedigna do personagem Kenshin Himura. Os filmes ainda trouxeram alguns vilões icônicos do manga, como Udo Jin-e e Shishio Makoto.

O primeiro filme de Samurai X estreio nos cinemas japoneses em 2012 e o segundo e terceiro filme da serie estrearam em 2014.

Padre (Priest)

Depois de se aventurar na adaptação de Dragonball Evolution em 2009, o Ocidente fez uma nova tentativa de se aventura em adaptar uma obra Oriental em 2011. Desta vez o escolhido foi o Manhwa criado por Hyung Min-Woodo e que mostra um mundo distópico aonde um Padre guerreiro decide se voltar contra a entidade chamada de “Igreja” para resgatar sua sobrinha de Vampiros.

O filme, protagonizado por Paul Bettany (Os Vingadores: Era de Ultron), possui uma estética que lembra um Velho Oeste, mas sempre voltado para um lado sombrio. Também vemos no longa uma questão de organizações manipulando informações e alegando estar fazendo isso para o bem da população.

Além de Paul Bettany, o filme também é estrelado por Karl Urban (Star Trek, Dredd), Maggie Q (Missão Impossível III) e Cam Gigandet (Sete Homens e um Destino / Os Sete Magníficos). Padre possui direção de Scott Stewat (que participou da produção dos efeitos visuais de filmes como Iron Man e Piratas do Caribe: No Fim do Mundo / Nos Confins do Mundo).

Azumi

Estrelado por Aya Ueto e por Joe Odagiri, este longa japonês adapta a historia do manga de Yuu Koyama e mostra a historia da jovem Azumi, uma órfã que treina por oito anos em um local isolado junto a outras crianças e que recebem a missão de assassinar três Xoguns.

O filme, dirigido com um baixo orçamento por Ryuhei Kitamura (que já dirigiu cenas do game Metal Gear: The Twin Snakes), faz bom uso de simples efeitos especiais do inicio dos anos 2000, além de possuir bastante violência (semi explicita) e considerável quantidade de sangue.

No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow)

A adaptação baseada na novel All You Need Is Kill mostra a historia do Major William Cage, interpretado pelo ator Tom Cruse (franquia Missão Impossível), que acaba tendo sua patente rebaixada e é enviado ao fronte de batalha para lutar contra seres alienígenas chamados de “minetizadores”. Logo no inicio do combate William consegue matar um dos seres alienígenas com uma bomba, mas ele acaba morrendo devido aos ferimentos da explosão e acordando de forma inexplicável no dia anterior ao combate. Assim começa um ciclo aonde o personagem sempre revive no dia anterior da batalha após morrer em combate e agora deve descobrir uma forma de vencer a batalha contra os seres alienígenas e encerrar esse ciclo.

Mesmo mudando bastante coisa da historia original, o longa dirigido por Doug Liman consegue capturar bastante do foco principal da historia de Hiroshi Sakurazaka. O filme também possui um ritmo muito bom e um visual inteligente para a projeção dos exoesqueletos usado pelos personagens e dos “minetizadores”.

No Limite do Amanhã foi lançado em 2014 e tem também no elenco a atriz Emily Blunt e os atores Bill Paxton e Brendan Gleeson.

Lupin III

Baseado no manga de mesmo nome criado por Monkey Punch, este filme estrelado por Shun Oguri trás para o live action um dos mais celebres personagens dos animes e mangas.

O filmes mostra o neto do lendário ladrão Arsene Lupin envolto a diversas tramas por causa do colar Coração Carmesim. Agora ele devera reunir uma equipe para realizar o roubo do colar e se vingar dos assassinos de seu mentor.

Este filme é uma boa porta de entrada para quem não conhece Lupin III, o longa também possui um clima especifico no estilo Onze Homens e Um Segredo e os atores conseguem trazer um pouco da personalidade dos personagens do manga para o filme.

A Vigilante do Amanha: Ghost in the Shell / Agente do Futuro

A grande obra Masamune Shirow ganhou uma adaptação live action recentemente e a produção americana estrelada pela atriz Scarlett Johansson possui muitas mudanças em relação a sua obra original. Porem o longa possui um visual incrível, boas cenas de ação e questões filosóficas tocadas de forma sutil.

O filme possui uma fotografia bem produzida e a interpretação do elenco de apoio complementa bem o filme, com destaque para os atores Pilou Asbaek (que interpretou o personagem Batou) e Takeshi Kitano (interprete do personagem Daisuke Aramaki).

A Vigilante do Amanha: Ghost in the Shell / Agente do Futuro teve direção de Rubert Sanders, proporcionou uma nova leitura para a obra, mas ainda respeitando bastante o manga original.

Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Cláudio Correa
Cláudio Correa
11 , Julho , 2019 21:19

Só errou em indicar Ghost in the shell, filme ruima demais. Fiquem com a versão anime mesmo…