A Risi Film, uma distribuidora de cinema sediada em Lisboa, vai estrear nas salas de cinema o filme Um Domingo Interminável, uma primeira obra do jovem realizador Alain Parroni, produzida por Wim Wenders, e com banda sonora de Shirô Sagisu, responsável por dezenas de bandas sonoras de animes populares.
Shirô Sagisu trabalhou em muitas das obras da Gainax, especialmente na banda sonora de Neon Genesis Evangelion. Participou também nos filmes de Evangelion, cujo segundo (Evangelion: 2.0 You Can (Not) Advance) lhe valeu em 2010 um prémio.
Sagisu também participou na banda sonora de animes como Bleach, Magi: The Labyrinth of Magic, Black Bullet, Berserk e SSSS.Dynazenon.
Já nos filmes live-action participou em filmes como Casshern, Attack on Titan, Shin Godzilla e Shin Ultraman.
Um Domingo Interminável estreia em Portugal a 18 de Julho, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, e na Casa do Cinema de Coimbra, depois de ter feito algumas sessões de antestreia na Festa do Cinema Italiano.
Um Domingo Interminável esteve em destaque na secção Orizzonti do Festival de Veneza, onde venceu o prémio FIPRESCI e o prémio especial do júri da secção Orizzonti. Passou também pelo TIFF – Toronto International Film Festival, pelo Festival Internacional de Cinema de Busan 2023 e pelo Torino Film Festival 2023.
Na descrição de Um Domingo Interminável podemos ler:
Na sua primeira longa-metragem, Parroni mergulha-nos na angústia geracional, situando-a numa dimensão sócio-cultural precisa. Manifestações do sonho inquieto de adolescentes, que adormecem com o smartphone na mão, num mundo ensurdecedor de televisão com o volume no máximo. Um retrato impiedoso da vida de muitos jovens, que vivem num eterno domingo, aborrecido, perigoso, sem rumo, sem segunda-feira à vista.
Três jovens, cada um a tentar deixar um legado no mundo, vagueiam entre o campo costeiro e a cidade eterna (Roma) sempre ligados, enquanto enfrentam o avanço inexorável do tempo. Uma cadeia ininterrupta de situações, paradoxos e personagens sucede-se numa construção narrativa que se assemelha a um Bildungsroman não convencional. As experiências individuais de Alex, Brenda e Kevin não são uma sequência aleatória de aventuras, mas degraus na escada do processo de orientação, crescimento e amadurecimento. As aventuras sentimentais e a conquista da independência são o fio condutor das situações em que Kevin e Brenda se envolvem, agindo por instinto mas catalisando passo a passo a corrida em direcção ao grito de “EU EXISTO” de Alex.
- Com Enrico Bassetti, Zackary Delmas, Federica Valentini, Lars Rudolph
- Argumento Alain Parroni, Giulio Pennacchi, Beatrice Puccilli
- Produção Fandango, Alcor, Art Me Pictures, Road Movies, Rai Cinema
- Banda sonora Shirô Sagisu
- Distribuição Risi Film