Governo japonês discute leis de direitos autorais mais rígidas sobre cosplay

Novas regras podem regular as fotos nas redes sociais e os lucros obtidos com o cosplay

Governo japonês discute leis de direitos autorais mais rígidas sobre cosplay

O jornal japonês Nikkan Sports, noticiou que o governo japonês está a trabalhar na criação de leis que afetaram o Cosplay.

Embora o cosplay sem fins lucrativos não seja afetado, as fotos de cosplay colocadas nas redes sociais e os cosplayers que ganham dinheiro com eventos podem ser responsabilizados por violação de direitos autorais.

O que a lei pretende esclarecer é se ao ganharem dinheiro com a venda de fotos ou fatos, os cosplayers estão a infringir os direitos autorais dos personagens.

No momento, nada é oficial, e o governo está a discutir com cosplayers japoneses profissionais, como a Enako, que é bem conhecida pelos seus ganhos significativos com cosplay e também é embaixadora do Cool Japan.

Cosplayer profissional revela como ganha mais de 1500 euros numa hora

No seu twitter Enako afirmou:

Eu acho que há alguns mal-entendidos sobre as informações que estão a sendo espalhadas por aí sobre as mudanças nos direitos autorais de cosplay, mas este artigo é fácil de entender. (link para o artigo do Nikkan Sports)

Tive uma conversa com a ministra Inoue e estamos a procurar uma maneira de proteger os direitos autorais sem interferir na cultura cosplay atual.

Além disso, não ouvi nada sobre a proibição de (fotos de cosplay colocadas em) mídias sociais, conforme foi escrito num outro artigo, então estou ansiosa para descobrir a verdade.

Não estou realmente numa posição de dar uma declaração facil sobre o assunto, mas pessoalmente espero que as mudanças não regulem as postagens nas redes sociais e as atividades feitas por fãs se não tiverem fins lucrativos.

Ela também afirmou:

Cosplay sem fins lucrativos não infringe direitos autorais, mas enviar fotos para sites baseados em associação (SNS), como Instagram, ou receber remuneração em eventos pode violar direitos autorais.

Sobre a sua posição quando faz cosplay:

A propósito, eu já disse isto muitas vezes antes, mas quando estou na TV, em eventos ou qualquer outra coisa com fins lucrativos, levo os direitos autorais em consideração e não faço cosplay de personagens de trabalhos publicados, mas utilizo as minhas próprias roupas originais em vez disso.

Sempre que faço cosplay de personagens de trabalhos publicados, faço isso após obter permissão da editora.

Subscreve
Notify of
guest

13 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Richard D Gray
Richard D Gray
25 , Janeiro , 2021 0:33

olha eu entendo que eles querem combater pirataria e tal mas estão indo beem longe com isso

Felipe Soares
Felipe Soares
Reply to  Richard D Gray
25 , Janeiro , 2021 21:17

Cosplay não tem relação com pirataria.

Richard D Gray
Richard D Gray
Reply to  Felipe Soares
25 , Janeiro , 2021 22:32

ah mas tem pode ter certeza que ha alguma clausula ou paragrafo que possam usar

belunga
belunga
Reply to  Felipe Soares
25 , Janeiro , 2021 23:53

O cosplay em si não, mas temos um mercado imenso de produtores de acessórios e roupas, poderiamos até tirar os cosmakers que fazem as roupas de maneira artesanal, mas temos milhares de roupas feitas em fabricas que não pagam qualquer direito autoral (e as poucas que pagam tem que ser mais caras exatamente por pagarem). Isto pode afetar o mercado de forma bem grave, seja aumentando os custos do cosplayer não profissional, tirando parte do interesse, sei que muita gente se não puder divulgar suas fotos nas redes sociais vai – pelo menos – diminiuir em muito o número de cosplays que faz.

Felipe Soares
Felipe Soares
Reply to  belunga
26 , Janeiro , 2021 1:37

Essa lei pode afetar diretamente também os fotógrafos e videomakers especializados em cosplay.

Áreas que começaram a ganhar muita força nos últimos anos e que seus profissionais ganham clientes justamente pela divulgação nas redes sociais.

Lorena Correa
Lorena Correa
25 , Janeiro , 2021 0:48

E aí bora discutir quando o Japão vai entregar no Brasil ? nem se importam com o nosso país

Dougfulll
Dougfulll
24 , Janeiro , 2021 18:34

Daqui a pouco vc não vai poder nem vestir uma roupa com o logo da empresa sem permissão kkkkkk

Marcio Hoglhammer Moreira
Marcio Hoglhammer Moreira
Reply to  Dougfulll
25 , Janeiro , 2021 2:27

bem por ai

Alnelo
Alnelo
24 , Janeiro , 2021 16:47

Não vejo o por que disto… Sei que a medida não vai envolver os fãs que faz cosplay sem fins lucrativos, mas se você parar para pensar, o pessoal que ganha dinheiro com isso está fazendo marketing sobre o produto utilizado (no caso, o cosplay) de uma forma ou de outra. O japão está se tornando cada vez mais chato com essas novas regras de direitos autorais, isso vai acabar saindo pela culatra, e vai perder muito do seu atual público.

Richard D Gray
Richard D Gray
Reply to  Alnelo
25 , Janeiro , 2021 0:32

eles querendo combater a pirataria esta ficando insano

toygame
toygame
24 , Janeiro , 2021 22:28

Governo japones sempre com medidas malucas

♛ Mคster : Hirøshi ♛
26 , Janeiro , 2021 2:49

“Direitos autorais mais rígidas sobre Cosplay”, Putz, o Japão tá ficando cada vez mais Obsessivo com Direitos autorais, muitas vezes as Pessoas conhecem uma Obra por causa de um Cosplay de um personagem dessa Determinada Obra, que ela vê em algum lugar, praticamente um marketing de graça, um Baita Tiro no pé isso.

?Pico-Chan?
25 , Janeiro , 2021 15:43

Não pode nem mais se fantasiar, triste.??