O path tracing em tempo real ainda é uma tecnologia rara nos jogos por ser extremamente pesada e para já só é viável nas placas gráficas das gamas mais altas das séries RTX 4000 e RTX 5000 da NVIDIA através das tecnologias NVIDIA DLSS 3 e NVIDIA DLSS 4. Isto porque esta tecnologia exige um alto poder de processamento nas placas gráficas e para já é impossível introduzi-las em gamas médias.
No entanto, a AMD acaba de lançar uma demo técnica para demonstrar as suas capacidades de path tracing nas novas placas gráficas AMD RX Radeon 9070 e AMD RX Radeon 9070 XT. Embora não tenha disponibilizado uma versão para download, lançou um vídeo 4K no YouTube que podemos ver em cima. Este destaca os avanços da AMD no path tracing e neural super sampling que como foi noticiado vão ser referência na série Radeon RX 9070 e possíveis outras placas gráficas da arquitetura RDNA 4. Estas placas foram otimizadas para ray tracing e contarão com novos algoritmos de upscaling através da FSR 4 que são impulsionados por IA.
No entanto, o PC Gamer reiterou alguns problemas desta demo que podem ser representativos na sua implementação em jogos, tais como o ghosting em veículos nas cenas mais rápidas e desfoque em placas junto de folhagem.
Para já a AMD ainda não especificou exatamente quais foram as tecnologias que foram utilizadas na demo. O vídeo também pode ter a conhecida compressão do YouTube, o que pode representar um produto diferente. Por isso teremos de esperar até ao dia 6 de março para tirar conclusão definitivas.