Desenvolvido pela GamesCare, a GF1 NEPTUNE, uma consola brasileira vai ter uma apresentação dedicada durante a Gamescom Latam 2024 acompanhada pela revelação completa do primeiro jogo para a plataforma.
A GamesCare apelida a GF1 Neptune como uma consola de videojogos inovadora e totalmente desenvolvida no Brasil. Através de tecnologia FPGA, a consola desenvolvida por completo pela GamesCare, combina as capacidades dos hardwares clássicos da “Mega Drive” e do “32X” num único dispositivo, oferecendo compatibilidade total com acessórios icónicos como o “Sega CD“, controlos e cartuchos. Novos periféricos vão ser anunciados futuramente.
A GF1 Neptune vai receber uma apresentação dedicada com foco nas suas funcionalidades e características durante a Gamescom Latam no próximo dia 30 de junho, domingo, a partir das 12h50 no palco Quest.
No comunicado podemos ler que a GF1 Neptune foi cuidadosamente projetada para trazer de volta a nostalgia da era dourada de uma das consolas de videojogos mais amadas de todos os tempos. Compatível com cartuchos de “Mega Drive” e “32X”, a consola proporciona uma experiência autêntica de gameplay, som e gráficos, graças à sua tecnologia de reconstrução de hardware pela tecnologia Field-Programmable Gate Array (FPGA).
Além de reviver a experiência clássica dos jogos, a GF1 Neptune oferece praticidade e compatibilidade com equipamentos digitais modernos, com as seguintes características:
- Conexão HDMI com resolução de 1080 linhas progressivas e áudio digital.
- Entrada para cartão SD, facilitando atualizações e armazenamento de mídia.
- Conexão sem fio de alta velocidade com a internet para acesso a recursos e conteúdos exclusivos.
- Porta de conexão com o hardware original “Sega CD” e futuros periféricos.
- Saída de som e vídeo analógica de alta qualidade para os jogadores mais exigentes.
A consola é uma plataforma amigável para os criadores expressarem os seus talentos e ideias, especialmente na cena de desenvolvimento de jogos independentes.
A GF1 Neptune não só suporta a vasta e já existente cena indie da “Mega Drive”, como também contará com inúmeros jogos lançados pela comunidade, muitos disponíveis gratuitamente. Com suporte facilitado para produtores, criação de SDKs e fácil aquisição de devkits, nunca foi tão fácil produzir jogos para uma consola clássica. Com a GF1 Neptune, os produtores independentes terão a oportunidade de lançar os seus jogos numa consola clássica, destacando-se da concorrência e capturando a atenção dos entusiastas de jogos retrô.
Ainda sem data de lançamento definida, mais novidades sobre a GF1 Neptune serão reveladas em breve, durante a apresentação especial no evento Gamescom Latam, no domingo (30), a partir das 12h50, no Palco Quest.
Para celebrar o lançamento da GF1 Neptune, o estúdio nacional “Versão Ltda” está a desenvolver um jogo inédito que será revelado durante a apresentação especial na Gamescom Latam. Além disso, a consola vai permitir a compra de jogos digitais através de uma loja online, oferecendo títulos exclusivos já em desenvolvimento.
Infelizmente, como brasileiro, tenho de dizer: esse povo daqui vive demais de passado.
Curiosamente, os mais jovens, não respeitam o passado que trouxe tudo que eles tem de vantagem hoje.
Ou seja, tá tudo errado em todas as direções que olho.