A Sony Interactive Entertainment anunciou que o reprodutor remoto PlayStation Portal recebeu uma atualização que melhora a experiência de utilizador na versão beta de transmissão em streaming de jogos na nuvem. Esta funcionalidade está atualmente disponível para membros do PlayStation Plus Premium, permitindo jogar jogos no PlayStation Portal através da nuvem, com a possibilidade de transmitir alguns jogos de PS5 do catálogo do PlayStation Plus a partir dos servidores da empresa, mesmo sem uma consola PlayStation 5.
As novas funcionalidades que esta atualização traz são as seguintes:
- Organização de jogos: Agora é possível organizar os jogos no catálogo por data de adição, nome e data de lançamento, através de um novo ícone na parte superior esquerda.
- Captura de gameplay: O botão “Criar” do PS Portal agora pode ser ativado durante uma sessão de transmissão em streaming na nuvem (beta). Isto permite abrir o menu de criação, fazer capturas de ecrã e iniciar/pausar a gravação de vídeos.
- Fila de espera: Quando o servidor de streaming estiver cheio, será apresentado o tempo de espera estimado na tela e a sessão será iniciada automaticamente quando for a vez do utilizador.
- Pausa: Durante uma sessão de jogo em streaming na nuvem (beta), a partida será automaticamente pausada ao abrir o menu rápido do PS Portal, ao pressionar uma vez o botão de ligar/desligar ou se ocorrer um erro de sistema.
- Notificação de inatividade: O utilizador receberá uma notificação do sistema caso a sessão de streaming esteja prestes a ser fechada por inatividade superior a 10 minutos.
- Ecrã de feedback do utilizador: A PlayStation adicionou um ecrã de feedback ao terminar cada sessão, permitindo que os utilizadores avaliem a qualidade da sua experiência.
O maior problema no PlayStation Portal é a latência de som, que é quase injogável em certos jogos, pois é irritante ter o som a ser transmitido quase 1 segundo depois da imagem.