Mais...
    InícioMangaJaponeses estão perplexos como uma simples imagem captura o impacto de Akira...

    Japoneses estão perplexos como uma simples imagem captura o impacto de Akira Toriyama

    Após a chocante notícia do falecimento de Akira Toriyama, o criador da lendária obra Dragon Ball, os fãs de todo o mundo olham para o trabalho da vida do artista e aplaudem o imenso impacto que teve nos leitores, nos artistas e no mangá como media. Neste contexto, uma imagem em particular atraiu muita atenção entre a comunidade japonesa e, ironicamente, não é um trabalho artístico de Toriyama, mas sim um testemunho de como era o mangá antes da chegada de Toriyama.

    Para quem nasceu em gerações antes de Akira Toriyama já ser uma presença estabelecida, pode ser difícil até mesmo imaginar o quão alucinante foi quando apareceu pela primeira vez. Mas penso que se olharem para a capa da Shonen Jump apenas uma semana antes de Dr. Slump começar a ser publicado que vão ter uma ideia do quão chocante foi foi.

    Ao querer demonstrar a importância de Toriyama de uma forma diferente dos números de vendas, um utilizador partilha em cima na X uma imagem de uma edição de 1980 da Weekly Shonen Jump da Shueisha, a principal revista de mangá do Japão que mais tarde publicaria as aclamadas séries de Akira Toriyama, Dr. Slump e Dragon Ball.

    A capa em cima foi da edição do dia 21 a 28 de janeiro da revista, que precedeu diretamente a estreia de Dr. Slump, o mangá que lançou a carreira de Toriyama. Dr. Slump é gag mangá de ficção científica que retrata as aventuras de Arale Norimaki, uma pequena rapariga robô junto do seu criador Senbei. Em Dragon Ball estas personagens surgiram no terceiro filme, em fillers durante o arco da Red Ribbon Army e até em Dragon Ball Super.

    Ao mesmo tempo que recebia elogios pelo seu humor irreverente e narrativa única, Dr. Slump também deixava os leitores perplexos com a sua arte (em cima podemos ver a ilustração com que o título se estreou), que não só era tecnicamente de alto nível, como também estilisticamente muito distinta de qualquer outro estilo existente (agora referido como mangá ao estilo antigo de Showa) da época que apresenta desenhos de personagens e mechas que se destacavam pela sua singularidade.

    A capa “pré-Toriyama” da Shonen Jump tem tido repercussões em muitos utilizadores, alguns dos quais se lembram da sensação que causou quando apareceu pela primeira vez. Por outro lado, as gerações mais jovens comentaram como a comparação lhes permitiu finalmente compreender a dimensão do impacto de Toriyama na altura: “Ena, então era assim que a antes Jump era. As pessoas devem ter ficado mesmo impressionadas“.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Vanderson Kenyvaldo
    Vanderson Kenyvaldo
    14 , Março , 2024 16:29

    Impressionante. É realmente bela e muito vasta a extensão do talento de Akira Toriyama e o impacto que trouxe para o mundo dos mangás/ animes e para a cultura pop, um gênio, carismático, simpatia incomparável com um sorriso simples mas perfeito e com um toque de classe. “O miserável realmente era um gênio! Com um ki de mais de 8,000”, o seu talento transcende gerações, o seu trabalho é reconhecido nas vidas que impactou desde leitores à desenhistas e mangakas inspirados por ele. Às milhares de infâncias que ele impactou muito positivamente e os corações tanto de adultos como de crianças que ele encheu de alegria e diversão. O seu legado é lendário e muito bonito e a sua essência prevalecerá para sempre através das suas obras. Dragon Ball foi mais que uma animação, mais que um desenho, mais que um anime.. foi parte da evolução humana. Tal como os carros tinham que ser inventados e são uma etapa do processo de evolução, DB também! Porque o mundo precisava disso. DBZ foi uma ponte que permitiu caminho a muitos autores no Japão, foi um alicerce de muitas infâncias pelo mundo e é a ponte que uniu o mundo através da animação, do dom da arte, do poder de contruir histórias e envolver e de criar ligação a culturas diferentes só pela cultura pop. Akira-sensei !.. 1955 – 2024.
    Descanse em paz.

    Last edited 1 mês atrás by Vanderson Kenyvaldo
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares