Confirmado fim do Manga Rock e criação de novo site

App mangá pirata procura a redenção tentando seguir os passos de legalização de plataformas como a Crunchyroll

Todos foram apanhados de surpresa quando a Not a Basement Studio, a empresa vietnamita que administra o Manga Rock, revelou no início desta semana que iria fechar gradualmente a sua plataforma após On Takahashi, o CEO da Irodori Comics, tecer duras críticas ao app.

Site vai fechar na 2ª semana de setembro!

Para já apenas a sua app para android foi removida da Playstore mas em breve acontecerá o mesmo com com a app para iOS. O encerramento do site também está planeado para a segunda semana de setembro.

Num longo post a Not a Basement Studio retratou a criação do Manga Rock e o seu crescimento. O post chama-se “A história de um aplicativo agregador de scanlations a tentar corrigir os seus erros“.

Eles começam por afirmar:

Antes de tudo, não há desculpa para o impacto negativo que os sites agregadores como o nosso criar para a indústria e os criadores… Por isso, estamos verdadeiramente arrependidos.

Segundo os dados do MUSO o Manga Rock consegue ser mais popular que o The Pirate Bay ou qualquer outro site de streaming.

Ao longo do post eles foram colocando várias imagens para retratar as várias fazes do site e da companhia.

Na parte final eles afirmam:

Então, para corrigir os nossos erros, decidimos construir uma plataforma totalmente nova.

Então qual é o plano deles?

1 – Aumentar a consciencialização sobre scanlations

Até o momento, sempre que era solicitado a remoção de um mangá traduzido por fãs, nós retirávamos sempre esse conteúdo.

No entanto, muitos dos nossos leitores existentes não entendem o impacto da pirataria. Então, quando os seus mangás favoritos são removidos, eles simplesmente saltam para outros sites pirata para continuar a ler. Isso significa que o problema da pirataria continua.

Por isso, decidimos usar a remoção de conteúdo como uma chance de informar os leitores existentes sobre pirataria e reunir o seu apoio para nos ajudar a tornar-nos legítimos.

 

2- Contactar editoras e criadores para entender as suas necessidades e formar relacionamentos

Fizemos várias viagens e participamos em várias conferências para nos encontrar com criadores e editores na China, Coréia, Japão etc. Queríamos aprender mais sobre a indústria e os criadores, com a esperança de entendê-los e encontrar uma maneira de trabalhar com eles.

Temos estado a trabalhar com dezenas de artistas independentes em todo o mundo, permitindo que eles publiquem o seu conteúdo para milhões de leitores e ajuda-los a promover o seu conteúdo gratuitamente no nosso aplicativo.

 

3 – Conteúdo oficial negociado com editoras de vários países

Sendo uma das maiores editoras de mangá da China, ficamos mais do que felizes pela Zhiyin ter decidido trabalhar connosco. Adquirimos vários títulos deles, não apenas os populares, mas também títulos menos conhecidos, mas de alta qualidade, que acreditamos poder ajudar a atrair mais leitores.

Tan Comics é um pequeno estúdio baseado em Xangai. Eles compensavam o seu tamanho com pura paixão e talento. Estamos a trabalhar com eles para trazer dois dos seus títulos exclusivos para um público global.

Estamos a finalizar outras parcerias.

 

4 – Criar ferramentas para permitir que editores e criadores de conteúdo distribuam e monetizem efetivamente o conteúdo

Assistam a esta demonstração para ter um vislumbre das nossas ferramentas de criador – um conjunto de ferramentas intuitivas que atende às necessidades de criadores e editores.

 

5- Converter leitores de conteúdo gratuito em pagadores de conteúdo oficial

Estamos a trabalhar em recursos que visam:

  • Ajude os leitores a se acostumarem com a ideia de pagar pelo conteúdo
  • Configurar uma mecânica de pagamento para que os leitores possam apoiar diretamente os criadores

 

E então como vai ficar o Manga Rock? Bem, simplesmente vai desaparecer.

No site podemos ler:

O nosso plano original

Planeamos remover todo o conteúdo pirata do Manga Rock até o final deste ano e renomear a plataforma para MR Comics, quando adquirimos uma quantidade considerável de conteúdo oficial.

Neste plano, criadores e editores beneficiariam de ter milhões de leitores existentes quando lançarmos o “Títulos Plus”. Ao mesmo tempo, esses leitores teriam acesso a muitos conteúdos oficiais e acessíveis – em vez de recorrer a todos os outros sites piratas.

Mas o Manga Rock não pode fazer parte da solução

Ao entrarmos em contacto com mais editores e criadores, percebemos que, mantendo o Manga Rock por perto enquanto desenvolvíamos a nova plataforma, ainda estaríamos inadvertidamente a hospedar e apoiar as práticas de pirataria.

Até que possamos mudar completamente para nos tornar numa plataforma 100% oficial e converter todos os leitores gratuitos em apoiantes de conteúdo legítimo, criadores e editores serão prejudicados pelas nossas práticas.

Então, e agora?

É oficial: vamos terminar o Manga Rock.

 

Qual é o plano?

1ª semana de Setembro

  • Anúncio publico que vamos terminar o Manga Rock
  • Remover o app da App Store e Play Store.

2ª semana de Setembro

O site mangarock.com não estará mais acessível. Todos os visitantes serão redirecionados para este site MRComics.com.

No entanto, manteremos os nossos sistemas a funcionar por algum tempo até que todos os nossos leitores façam backup dos dados de leitura.

Manga Rock vai ser relançado 100% legal

Eles terminam com:

Obrigado a todos os que nos apoiaram ao longo dos anos.

Mais uma vez, sentimos muito por tudo.