Recentemente as editoras mangá têm tido um comportamento muito mais agressivo com os sites que disponibilizam ilegalmente as suas obras, vimos o fim do Mangamura, o maior site pirata mangá do Japão, o Manga Rock cedeu à pressão e anunciou o seu fim e a semana passada vimos quatro das maiores editoras de mangá processarem o site pirata Hoshinoromi num tribunal federal de Nova Iorque.

Surge agora, no entanto, um estudo que revela que a pirataria mangá leva a um aumento das vendas, pelo menos de obras que já terminaram.

Os mais críticos poderão pensar que foi uma investigação amadora ou feita por fãs, mas pelo contrário, esta é uma investigação da autoria do professor Tatsuo Tanaka da Faculdade de Economia da Universidade de Keio, em Minato, Tóquio.

A investigação aponta para duas conclusões, a pirataria faz sim diminuir o número de vendas de obras mangá que estão a ser publicadas, mas faz aumentar a venda de volumes mangá de obras que já terminaram.

As descobertas vêm de uma experiência natural que utiliza uma campanha massiva de remoção de mangá, realizada pelo grupo antipirataria CODA em 2015. Essa campanha reduziu a disponibilidade de mangás piratas em vários sites de download, o que permitiu ao professor Tanaka analisar como isso afetava as vendas de 3.360 volumes mangá.

Os resultados, publicados recentemente num artigo intitulado “Os efeitos da pirataria de livros na Internet: caso dos mangás“, mostram que o efeito da pirataria difere entre as séries em andamento e as concluídas. Em outras palavras, o efeito da pirataria é heterogéneo.

O efeito da pirataria é heterogéneo

No artigo de investigação o professor Tanaka escreve:

A pirataria diminuiu as vendas legítimas de mangás em andamento, mas estimulou as vendas legítimas de mangás completos.

O efeito geral da pirataria não pôde ser medido com esta metodologia, mas os resultados mostram claramente que a pirataria tem alguns efeitos positivos. Neste caso, mostra um aumento do número de vendas de séries completas mangá.

Este efeito heterogéneo da pirataria nas vendas não é único. Anteriormente, pesquisas mostraram que o fim do Megaupload aumentou as receitas de bilheteria de filmes maiores, mas prejudicou lançamentos menores.

O professor também falou sobre o fim de sites pirata mangá:

Se o efeito da pirataria for heterogéneo, não é a melhor solução encerrar os sites de pirataria de maneira uniforme, mas sim excluir ficheiros pirata perigosos seletivamente, se possível. Neste caso, excluir apenas ficheiros pirata de mangás em andamento é a primeira melhor estratégia para as editoras, independentemente do efeito total ser positivo ou negativo, porque a disponibilidade de ficheiros pirata de mangás completos é benéfica para editoras e consumidores.

Subscreve
Notify of
guest

6 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Charles
Charles
21 , Setembro , 2019 7:37

É fato que a pirataria foi a responsável pela popularidade que animes e mangás tem hoje em dia, sendo algo conhecido mundialmente.

Shiba
Shiba
21 , Setembro , 2019 7:37

A pirataria sempre foi a maior divulgadora da industria otaku japonesa. Acho que se não fosse pela pirataria os animes/mangas não se tornariam tão populares no resto do mundo.

LeoBtx Mota
LeoBtx Mota
21 , Setembro , 2019 7:37

Eu,pessoalmente, so compro obras depois de ler via pirata, se for bom é comprado, se não for bom, foi so mais um que li sem pagar.

Fantasma Renegado
Fantasma Renegado
21 , Setembro , 2019 7:37

Também teve estudos universitários na Europa que diziam que a corrupção estimula a economia como um todo, pois faz a máquina pública girar mais rápido.

Como convém, os estudos chancelam o que o povo quiser…

Aleksey K. "Лонелy Деемо"
Aleksey K. "Лонелy Деемо"
21 , Setembro , 2019 7:37

Nossa, parece que temos um xerox homes aqui hein? Sério her precisaram fazer uma investigação dessas? Eu falei exatamente isso em uma outra matéria, e isso passa longe de ser mérito meu, é algo extremamente perceptivo por qualquer pessoa. Quanta publicidade a gente faz para coisas que se dependessem de si mesmas nem se sustentariam?

Cuecabox
Cuecabox
21 , Setembro , 2019 7:37

Já teve estudos que revelaram que a pirataria não traz prejuízos, já que o dinheiro que “perdem” pela pirataria, ganham graças a publicidade.