Teatro NOH em Lisboa pelo grupo Sakurama Kai

Dias 10 e 11 de Dezembro pelas 21:30 vão poder assistir em Lisboa (Museu do Oriente) à peça de teatro noh Samurai Cristão, Sorin Otomo pelo grupo Sakurama Kai.

Esta peça de teatro noh descreve a personagem e o percurso de Sorin Otomo, um samurai (senhor feudal) um dos poucos a converter-se ao Cristianismo, com o nome de Francisco. Sorin, que em 1551 conheceu pessoalmente o missionário Francisco Xavier, ficou conhecido entre os jesuítas como Rei de Bungo, região governada pelo samurai que nela instalou um centro da Igreja Católica do Japão.

Senhor do domínio de Funai, a ilha mais ao sul do Japão, Sorin saiu vitorioso de várias batalhas que lhe permitiram consolidar o seu território. Em 1561 participou, aliado aos Portugueses, no cerco de Moji. Anteriormente, já tinha enviado uma delegação a Goa mas o seu grande feito diplomático foi o envio à Europa, em 1582, de uma delegação de quatro jovens embaixadores japoneses à cabeça de uma delegação de 10 pessoas. O objectivo desta viagem era o de tomar contacto com a actividade da Companhia de Jesus na Europa, aprender com a sua experiência e transportar os seus ensinamentos para o Japão. A delegação partiu no dia 20 de Fevereiro do porto de Nagasaqui, com passagem por Macau, Malaca e Goa. Ao fim de dois anos e meio, dobrado o Cabo da Boa Esperança, aportaram a Lisboa, em Agosto de 1584. Portugal era então governado por Filipe II. Daí partiram para Espanha e no dia 23 de Março de 1585 são recebidos pelo Papa Gregório XIII a quem se apresentam vestidos de quimono.

No ano em que se comemoram os 150 anos da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão, a apresentação desta peça, estreada em Osaca em 2009, ganha um acrescido significado e contribuiu para o reforço das relações entre os dois países.

Preço: €20,00 | M/6 | Duração: 90’

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.