Mais...
    InícioNacionalXI Troféus Central Comics – Vencedores

    XI Troféus Central Comics – Vencedores

    XI Troféus Central Comics – Vencedores

    Dia 14 de Julho no  foram revelados os vencedores da 11ª edição dos Troféus Central Comics.

    Os grandes vencedores do  foram o autor Rui Lacas e o editor Rui Brito, com a editora Polvo a arrecadar 4 dos prémios principais, para Melhor Publicação Nacional e Estrangeira, caracterizadas por obras de teor intimista, e os troféus de Melhor Arte e Argumento, num hat-trick que sinaliza o claro apreço pelos leitores, só observado com obras de José Carlos Fernandes (A Pior Banda do Mundo, vencedor de 10 TCC) e de Filipe Melo/Juan Cava (Dog Mendonça & Pizza Boy, vencedor de 4 TCC).

    Sem demoras, venceram o 11TCC as seguintes obras e autores: em TCCN, venceu o álbum “de autor” Hän Solo (Polvo), de Rui Lacas. A Polvo destaca-se de novo com o prémio TCCE para Três Sombras, de Cyrill Pedrosa, enquanto o TCCH foi atribuído a outra obra franco-belga, Pequenos Prazeres 1 (Contraponto) de Arthur de Pins. Ainda um 3º prémio para obra estrangeira, a categoria TCCC elegeu o livro Wolverine: Arma X (Levoir), de Chris Claremont e Barry Windsor-Smith, integrado na colecção Heróis Marvel – Série II.

    Voltando à produção nacional, no TCCT venceu o artbook Amor, de Pepedelrey (El Pep Livros), e em TCCO a curta O Desenho e Eu, de Jorge Coelho, numa BD editada na antologia Zona Desenha (Assc. Tentáculo), um projecto documental inserido na Trienal Desenha ’12 e também vencedor do TCCI.

    Por fim, em ambas categorias autorais, TCC-Artista e TCC-Argumentista, e acompanhando a tendência de Melhor Publicação Nacional, sagrou-se igualmente como laureado o autor Rui Lacas, no livro Hän Solo (Polvo). Este é o 4º prémio do Rui no TCC.

     

    O Troféu do Júri foi atribuído a Franklin Ferreira da Silva, fundador do Clube Português de Banda Desenhada em 1976 e um dos pioneiros a impulsionar a BD em Portugal, tendo promovido vários encontros, exposições e edições sobre BD. Começou no jornal A Capital, em 1980, a coluna Quadradinhos, a mais duradoura secção dedicada à BD num periódico nacional, a qual coordenou até 1983, paralelamente a demais actividades na área.

     

    Partilhamos as estatísticas da votação:

    MELHOR PUBLICAÇÃO NACIONAL (TCCN)

    Hän Solo (Polvo) – 39%

    Mesinha de Cabeceira vol.23: Inverno (CCC) – 21%

    O Baile (Kingpin Books) – 19%

    Diário Rasgado (Mundo Fantasma) – 18%

    Sobrevida (Imprensa Canalha) – 3%

     

    MELHOR PUBLICAÇÃO ESTRANGEIRA (TCCE)

    Três Sombras (Polvo) – 31%

    Persépolis (Teorema) – 22%

    Portugal (Edições Asa) – 21%

    Comprimidos Azuis (Devir) – 19%

    Fun Home: Uma Tragicomédia Familiar (Contraponto) – 7%

     

    MELHOR PUBLICAÇÃO CLÁSSICA (TCCC)

    Wolverine – Arma X (Levoir) – 34%

    Sangue Violeta e outros contos (El Pep Livros) – 20%

    Demolidor – Renascido (Levoir) – 19%

    O País dos Cágados (Bertrand) – 14%

    Spirou – QRN sobre Bretzelburgo (Asa) – 13%

     

    MELHOR PUBLICAÇÃO HUMOR (TCCH)

    Pequenos Prazeres 1 (Contraponto) – 28%

    Há Piores! 2 (Polvo) – 26%

    Bem Dita Crise! (Documenta) – 18%

    O Mundo de Garfield (Booktree) – 17%

    Mutts 5 – Os nossos Mutts (Devir Edições) – 11%

     

    MELHOR PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE (TCCI)

    Zona Desenha (Associação Tentáculo) – 41%

    Autobiografia sem Factos (TóPedro) – 18%

    Efeméride #5 – Corto Maltese no Século XXI (Geraldes Lino) – 15%

    Magical Otaku #1 (Ruru Comix) – 15%

    Doom Montain (Zé Burnay) – 11%

     

    MELHOR PUBLICAÇÃO TÉCNICA (TCCT)

    Amor (El Pep Livros) – 25%

    World Press Cartoon 2012 (WPC) – 22%

    O Jogo da Glória (Quidnovi) – 19%

    23º Amadora BD – Autobiografia (CNBDI) – 18%

    BDjornal #29 (Pedranocharco) – 16%

     

    MELHOR OBRA CURTA (TCCO)

    O Desenho e Eu, de Jorge Coelho (Zona Desenha) – 38%

    Framed Winter, de João Fazenda (Mesinha de Cabeceira v.23) – 30%

    Sem Título, de João Chambel (Mesinha de Cabeceira v.23) – 13%

    Tao, de Victor Freudt e Bruno Bispo (Zona Nippon 1) – 13%

    Sem Título, de Filipe Abranches (Mesinha de Cabeceira v.23) – 6%

     

    MELHOR ARGUMENTO (TCCARG)

    Rui Lacas (Hän Solo) – 34%

    Nuno Duarte (O Baile) – 23%

    João Fazenda (Mesinha de Cabeceira v.23: Inverno) – 21%

    Marco Mendes (Diário Rasgado) – 13%

    António Gomes de Almeida (O País dos Cágados) – 9%

     

    MELHOR ARTE (TCCART)

    Rui Lacas (Hän Solo) – 39%

    Joana Afonso (O Baile) – 26%

    Marco Mendes (Diário Rasgado) – 22%

    Zé Burnay (Doom Mountain) – 9%

    Carlos Pinheiro (Sobrevida) – 4%

     

    Foram registados 420 votos validados, 53% dos quais por homens e 47% por mulheres, e um 11% deste total profissionais do sector, entre autores e editores, mais colunistas/bloggers.

     

    Troféus Central Comics: Heróis da Década – Os Vencedores

     Anunciado na sequência do XI Troféus Central Comics, fechámos o ciclo em dez anos de TCC com a celebração das obras e dos autores que anteriormente pedimos aos leitores para nos ajudar a consagrar, através da iniciativa Troféus Central Comics: Heróis da Década (TCC:HD).

     

    Apresentamos os resultados…

     

    A obra nacional comercialmente mais bem-sucedida dos últimos anos, várias vezes distinguida por cá e rapidamente difundida lá fora – As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça & PizzaBoy vol.1, de Filipe Melo e Juan Cava, lançada em 2010 pela Tinta-da-China, foi eleita como Melhor Publicação Nacional da Década.

    Criados pelo realizador/músico Filipe Melo e produtora Pato Profissional, a dupla Dog Mendonça e PizzaBoy atacou o mercado em força e alcançou as margens americanas, onde integra a Dark Horse Comics, numa inédita transição de obra portuguesa para aquela indústria. Concebida como aventura hollywoodesca, com acenos ao Horror e humor à mistura, a B.D. cativou o público, como comprova as sucessivas reedições e, agora, este novo prémio.

    Pela Devir Edições chega a obra indicada para Melhor Publicação Estrangeira da Década; trata-se da multi-premiada e seminal origem do Homem-Morcego, narrada por Frank Miller e David Mazzucchelli – Batman: Ano Um. O volume em causa foi editado em 2001, durante os esforços iniciais da Devir em passar dos quiosques para escaparates de livrarias, pelo que é, curiosamente, a primeira edição de material estrangeiro premiado pelo TCC, agora aclamada pela importância que teve em validar a existência de super-heróis nos espaços antes mais dedicado às publicações francófonas.

    Chegado à comunidade em 2005, o fanzine Venham +5, da Bedeteca de Beja, coordenado pelo director Paulo Monteiro, é dos vencedores mais frequentes no TCC e recebe o troféu de Melhor Publicação Independente da Década por ser a mais conseguida antologia de B.D. em memória recente. Embora haja outros merecedores, nenhum candidato iguala o Venham +5 em distinções, qualidade de edição e optação de conteúdo, ou mesmo em projecção, realizando tiragens de volume e com distribuição que abrange a maioria do país (e arredores).

    Nas eclécticas páginas desta antologia já passaram centenas de autores, tanto nacionais como doutros cantos do mundo, e continuam a ser ali apresentados ilustres desconhecidos que vêem a reforçar as trincheiras portuguesas da B.D. Salienta-se ainda o feito, inédito até à data, de ter realizado a mais extensa edição colectiva da história de B.D. nacional: o vol.5 (2007), que totalizou 225 páginas!

    Outro nome incontornável da nossa B.D. (hoje em dia aposentado dos quadradinhos), o troféu Melhor Argumentista Nacional da Década foi entregue a José Carlos Fernandes, pelo extraordinário trabalho feito na série A Pior Banda do Mundo, decorrida entre 2001 e 2009.

    O autor, que começou tarde nas lides da arte sequencial, editando fanzines e pequenos livros, depressa granjeou reconhecimento na área e escalou os pícaros do mercado até à sua consagração, comercial e crítica, aquando da estreia desta colecção pela Devir Edições, sob aposta por José de Freitas. Trata-se de um prémio merecido, pelo percurso pessoal do autor e pela marca indelével que deixou na passada década como um dos nossos embaixadores, tendo transposto as suas criações para mercados europeus.

    Por último, outro nome sinónimo de orgulho lusitano, o ilustrador Filipe Andrade foi distinguido como Melhor Artista da Década, tendo-se se popularizado em anos recentes por uma afortunada entrada na indústria de comics e trabalho na editora Marvel. Em Portugal, o Filipe afirmou-se via a série de aventura BRK, escrita por Filipe Pina, inicialmente seriada no BDjornal mas depois compilada e concluída pela Asa Edições, cuja edição foi distinguida no TCC em 2010.

    Embora a conclusão da série tarde, o Filipe continua a desenvolver bons trabalhos de fulgor autoral e do agrado dos gostos mainstream no mercado americano, encabeçando a onda de artistas nacionais que para ali transitam, e  demonstrando aptidão também em digital-art.

    Este é um caso em que se pode de facto dizer que todos são vencedores, pelo que o Central Comics dá parabéns aos autores e editores que ao longo destes dez anos contribuíram e elevaram a comunidade de B.D. portuguesa e respectivo mercado. Que os próximos dez anos sejam tanto ou ainda mais inspirados, repletos de obras com êxito, que os leitores e fãs possam apoiar e apreciar.

     

    TCCN-HD: MELHOR PUBLICAÇÃO NACIONAL 2001-2012

     

    As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizza Boy vol.1 (Tinta-da-China) – 26%

    A Pior Banda do Mundo 1 – O Quiosque da Utopia (Devir) – 22%

    Há Piores!… vol.1 (Polvo) – 9%

    Superfuzz – Vai sonhando, Paiva… Vai sonhando! (Devir) – 8%

    O Amor Infinito que te tenho (Polvo) – 5%

    Arte de José Carlos Fernandes (Correio da Manhã/Devir) – 4%

    Há Vida em Markl: Desde 1971 (Gradiva) – 4%

    BDjornal (Pedranocharco) – 3%

    Cogito Ego Sum II (Booktree) – 3%

    Salazar, agora na hora da sua morte (Parceria A.M.Pereira) – 3%

    Camões, de vós não conhecido nem sonhado? (Plátano) – 2%

    Cartoons do Ano 2010 (Assírio & Alvim) – 2%

    Dicionário Universal de BD (Pedranocharco) – 2%

    Obrigada, Patrão! (Asa) – 2%

    BRK vol.1 (Asa) – 1%

    Comix Magazine (Devir) – 1%

    Israel Sketchbook (Asa) – 1%

    Catálogo 17º FIBDA/2006 (CNBDI) – 0,5%

    Os Portugas no Dakar vol.2 (Plátano) – 0,5%

    Os Compadres (Polvo) – 0,5%

    Sobre BD (O Círculo de Abuso) – 0,5%

     

    TCCN-HD: MELHOR PUBLICAÇÃO ESTRANGEIRA 2001-2012

     

    Batman: Ano Um (Devir) – 15%

    Blankets (Devir) – 13%

    A Liga de Cavalheiros Extraordinários vol.1 (Devir) – 10%

    300 (Norma Editorial) – 9%

    Sin City 2 – Mulher Fatal (Devir) – 8%

    A Fábula de Bagdad (BDmania) – 7%

    Peanuts – Obra Completa vol.1: 1950–1952 (Afrontamento) – 7%

    Homem-Aranha (Devir) – 6%

    Marvels (BDmania) – 6%

    Corto Maltese – As Etiópicas (Asa) – 5%

    HellBoy 4 – A Mão Direita do Apocalipse (G-Floy!) – 4%

    Tintim – O Sonho e a Realidade (Verbo) – 2%

    World Press Cartoon 2008 (WPC) – 2%

    A Cidade de Vidro (Asa) – 1%

    Dragon Ball 1 – Son Goku (Asa) – 1%

    Hergé, filho de Tintim (Verbo) – 1%

    O Gato do Simon 1 – Os Gatos são mesmo Assim! (Objectiva) – 1%

    Quinoterapia (Teorema) – 1%

    Mutts 4 – Mais Coijas! (Devir) – 0,5%

    Scott Pilgrim 1 – Na Boa Vida! (Booksmile) – 0,5%

     

    TCCN-HD: MELHOR PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE 2001-2012

    Venham +5 (Bedeteca de Beja) – 32%

    Os Murmúrios das Profundezas (R’lyeh Dreams) – 20%

    All-Girlz (Arga Warga) – 16%

    Tertúlia BDzine (Geraldes Lino) – 15%

    C.A.O.S. #1 (Kingpin Comics) – 10%

    Sketchbook #3 (Nono Império) – 4%

    Cyber Extratus #0 (Colectivo Extratus) – 3%

     

    TCCN-HD: MELHOR ARGUMENTISTA NACIONAL 2001-2012

     

    José Carlos Fernandes – 23%

    Filipe Melo – 21%

    David Soares – 15%

    André Oliveira – 13%

    J.B. Martins – 11%

    Filipe Pina – 7%

    Susa Monteiro – 7%

    Cris Lou – 1%

    Fernando Dordio Campos – 1%

    Joana Lafuente – 1%

     

    TCCN-HD: MELHOR ARTISTA NACIONAL 2001-2012

     

    Filipe Andrade – 15%

    Carla Rodrigues – 13%

    Daniel Maia – 11%

    Jorge Coelho – 10%

    José Carlos Fernandes – 10%

    Luís Louro – 9%

    Joana Lafuente – 8%

    Miguel Rocha – 6%

    Susa Monteiro – 6%

    Jorge Miguel – 5%

    João Mascarenhas & Gastão Travado – 3%

    Pedro Carvalho – 3%

     Nuno Sarabando – 1%

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares