Mais...
    InícioO que estamos a verO que estamos a ver – 20 de Março de 2022

    O que estamos a ver – 20 de Março de 2022

    De uma forma resumida falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

    Bruno Reis

    Attack on Titan: The Final Season 

    Se na semana o Helder Archer publicou um interessante artigo que redescobriu porque adora anime ao assistir ao episódio 22 de 86, neste episódio de Attack on Titan, senti exatamente o mesmo. A aliança entre Eldianos e Marleanos parte numa missão para ficar em posse de um hidroavião situado no cais dos “Yeargerists”-aqui este veiculo foi intitulado de barco voador. Enquanto Mikasa salva uma azumabito, Connie e Armin sacrificam algo muito próprio para alcançar maiores horizontes. Se existe um elemento que estou a adorar nesta adaptação são as expressões faciais. Tristeza, raiva, fúria, loucura, enfim os sentimentos negativos humanos, foram retratados exemplarmente. Vou mais longe e duvido muito, mas mesmo muito que uma superprodução de Hollywood, conseguisse conduzir quer as expressões como a direção deste episódio. Retirando uma página do caderninho do nosso Helder Archer, é por isso que adoro anime, como a arte real se mistura com a ficção, como apresenta paralelos que infelizmente vivemos na atualidade, e como a sua dimensão é extremamente moldável e única. Mais alguém sentiu um calafrio quando a Annie e Reiner se transformaram?  Se calhar foi só eu porque tinha a janela do quarto aberta e fez corrente de ar.

    Sabikui Bisco 

    Com Bisco fora de cena, cabe ao seu mentor, discípulo e pseudo interesse amoroso acabarem o Tetsujin, que mais parece um Colossal Titan, com gritos perturbantes rasgadores de tímpanos. Não sei quanto a vocês, mas transformarem o Milo, ao ponto de ser deste ser uma “skin” do Bisco, achei demasiado forçado. Ambos têm personalidades muitíssimo diferentes, e um total abandono de uma em prol de outra não me pareceu nada orgânico.

    86 (Eighty Six)  

    Foi preciso 86 ficar num breve hiato para recuperar a dimensão que nos serviu na (tecnicamente) primeira temporada. A fotografia, emoções e simbologias (campo de flores Higanbana) neste episódio foram sublimes, se bem que foram a decrescer de dinâmica e intensidade com o desenvolver do episódio na minha opinião de modo a agarrar novamente os fãs da primeira parte. Shin, uma autentica máquina de matar finalmente encontrou-se cara a cara com quem apenas imaginou enquanto ouvia as suas conversas por rádio. Assistimos a uma viagem pela mente da personagem, desde um início conturbado através da psique do protagonista até ao seu fim que pela primeira vez derrama, lágrimas. Embora o episódio apenas se possa resumir numa frase, as emoções, o crescimento, e um regresso recheado de qualidade, levaram quase 4 meses a chegarem até nós. O Helder Archer fez uma melhor leitura deste episódio, convido-vos a lerem.

    Como o episódio 11 da Part 2 de 86: Eighty-Six me relembrou por que adoro anime

    Orient 

    O episódio de Orient desta semana deu mesmo uma perceção de fecho de ciclo. Enquanto Musashi, após uma dura batalha contra uma dupla mortal, prova novamente o seu valor unindo a sua causa à sua arma, do outro lado do mundo descobrimos que os seus adversários ainda resistem. Como não podia deixar de ser Musashi consegue ter sucesso desta vez emitindo raríssima aura vermelha, e os seus companheiros de resoluções renovadas decidem viajar para o oeste. Não sei se Orient vai receber mais temporadas, se não o fizer teria aqui um bom fecho.

    Hakozume 

    Se os anteriores episódios de Hakozume tiveram um segmento cómico e sério em cada uma das suas mini histórias, os desta semana foram puramente cómicos embora se debruçassem num assunto sério. Kawai, a nossa “PSPzita” fica abalada com a ideia de partilhar uma cama com as suas colegas. A nossa amiga pensava mesmo que a sargento tinha uma caso com uma das outras mulheres polícias. Após este episódio caricato, Kawai, salta diretamente para outro, quando descobre que uma destes agentes tresanda a Canabis, porque esteve numa intervenção com uma rede de contrabando. Devido a estes acontecimentos a Kawai terá de tomar o lugar da sua colega para desenhar um retrato de um violador. Escusado será dizer que a jovem desenha mal… muito mal, pensem como os nossos projetos de geometria descritiva.

    Ousama Ranking 

    Ousama Ranking, na sua primeira parte foi uma série mais consistente. Embora tivesse acontecimentos uns atrás dos outros conseguiu ter uma narrativa muito mais coesa. Umas semanas mais adiante, é com muita pena que vejo que o mesmo não se sucede. Acontecimentos em prol de um final final, dão lugar a enormes inconsistências quer narrativas como desenvolvimento de personagens que me transmitiram um sabor do mais agridoce. Propostas de casamento sem fundamento, personagens que atiram motivações sem nexo, e momentos desconexos foram alguns momentos que infelizmente assistimos nos episódios anteriores e explodiram neste. Esta é apenas a minha opinião, não sei se partilham o mesmo por isso afastem as forquilhas porque picam.

    Shaman King (2021)

    Shaman King continua a sua demanda de acontecimentos tirados do ar. Após uma proposta de casamento ainda mais ridícula do que a que assistimos em Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots, as equipas de Ren e Yoh lutam contra os aliados que se tornaram inimigos porque o inimigo se tornou amigo das tribos. Os nossos Shamans devem derrotar cada destes membros para despertarem os cinco grandes espíritos e confrontarem o Shaman King. A propósito não vos parece que o pai do Manta parece uma versão anã do Omega Rugal do King of Fighters?

    Shenmue The Animation

    Ryo completa o primeiro jogo e ruma para o segundo. Assim que chega a Hong Kong, é roubado, encontra a vibrante motoqueira Joy e adquire uma nova técnica através da calma e do esforço.

    My Dress-Up Darling

    My Dress-up Darling continua no seu limbo entre o mundo do “cosplay” e clima de romance. Após uma desculpa mais que esfarrapada da Marin convidar o Gojo para um love hotel, a tensão (ou outra palavra se preferirem) cresce e um telefone toca no pior momento oportuno. Talvez seja um Velho do Restelo nesta série, mas continuo a supor que o romance entre o jovem casal evoluiu de uma forma mais apressada e pouco natural, quase como num estalar de dedos. O tutorial desta semana foram os ambientes e planos de fotografia. Uma coisa que podemos todos concordar é que aquela novel tem a melhor abreviação.

    Respeitante a videojogos continuo a deliciar-me com o Tunic, uma vibrante surpresa que me transportou para a era onde jogar videojogos era trabalho de detetive. Podem ler o meu veredito abaixo.

    Tunic – Análise

    Felipe Soares

    My Dress-Up Darling

    Gostei como os episódios 10 e 11 da série abordaram de forma de forma mais direta a questão sobre o que sentimos quando gostamos de algo. Isso ocorre de forma bastante natural mostrando como Marin gosta de fazer cosplay, porém, a série dá uma virada muito interessante ao trazer uma tensão de sentimentos entre ela e Gojo em uma cena muito bem produzida em questão de animação, edição e uso de cores.

    Toda a cena do motel é trabalhada para trazer essa tensão desde o início, mas todos os acontecimentos vão ocorrendo de uma forma para fazer o público esquecer em qual ambiente eles estão, até o momento em que a tensão volta e temos uma quebra de expectativa.

    Turning Red

    Através do boca a boca das redes sociais, fui convencido a assistir ao filme animado Turning Red. Este longa da Walt Disney Pictures e pela Pixar Animation Studios e com direção de Domee Shi (curta Bao) foi uma grande surpresa para mim. Para saber minha opinião sobre o longa, tem um texto com a análise do filme.

    Turning Red – Análise

    Embrace the Panda: Making Turning Red

    Depois de ter assistido a Turning Red fui ver o documentário Embrace the Panda: Making Turning Red. Disponível também na Disney+, o documentário mostra entrevistas com a diretora Domee Shi e três membros da produção do longa.

    O legal desse documentário foi a revelação das referências para a criação da história do longa. A questão familiar foi bastante abordada no decorrer do documentário, mas outras questões também foram faladas sobre o filme, inclusive os desafios de se produzir um filme remotamente durante a pandemia.

    Com certeza foi bem interessante ver que os animes possuem um bom peso entre as referências reveladas pela diretora, inclusive com Domee falando que gosta de Sailor Moon e tendo diversos itens de filmes do Studio Ghibli (incluindo um grande livro do museu do estúdio japonês) e um grande pôster do anime/manga Ranma ½, da mangaka Rumiko Takahashi, em sua casa.

    Star Trek: Discovery

    Comunicação é a palavra que define o final da quarta temporada de Star Trek: Discovery. Os dois últimos episódios da temporada da série abordaram a possibilidade de seres que falam línguas diferentes conseguirem se comunicar mesmo que seja de forma simples, mas eficaz.

    É bastante interessante que a língua dos seres que receberam o primeiro contato da tripulação da Discovery se utiliza de conceitos matemáticos misturado com elementos de luzes, isso me lembrou da famosa cena do filme Close Encounters of the Third Kind (Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Encontros Imediatos do Terceiro Grau).

    Helder Archer

    Attack on Titan: The Final Season

    Amigos contra amigos e os horrores de uma guerra. O anime precisa mais da Annie Leonhart.

    Ousama Ranking

    O regresso de Daida, uma proposta de casamento e o que estará guardado para o rei que ocupa o 1º lugar?

    Platinum End

    Já temos um novo Deus, ou criatura se preferirem.

    86

    Um bom final com uma reunião final bem emotiva.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Noᥙzᥱᥒ ΨυκιησD
    Noᥙzᥱᥒ Ψυκιησ
    21 , Março , 2022 22:10

    “Michael Bay” kkkkkkk
    Seus memes tão muito bom, Bruno

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares