Comunicado do estúdio Kyoto Animation

Comunicado do estúdio Kyoto Animation

Os fãs de anime ainda estão a recuperar das enormes perdas resultantes do terrível ataque ao estúdio de animação Kyoto Animation que infelizmente resultou na morte de 34 pessoas e o estúdio através do seu advogado decidiu emitir um comunicado.

Uma das razões para o comunicado deve-se ao facto da comunicação social e os fãs estarem sempre a perguntar ansiosamente à Kyoto Animation pela confirmação oficial sobre quem sobreviveu ao ataque. Diretores como Naoko Yamada (K-On!, A Silent Voice), Tatsuya Ishihara (Sound! Euphonium) e Taichi Ishidate (Violet Evergarden) estão alegadamente a salvo, no entanto, diretores famosos como Yoshiji Kigami (Munto, episódios de Sound! Euphonium, animador chave de Grave of the Fireflies) e Yasuhiro Takemoto (Miss Kobayashi’s Dragon Maid, Haruhi-chan Suzumiya, Hyōka) estão desaparecidos.

Podem ler em baixo o comunicado:

Como resultado do terrível incidente que ocorreu às 10h30 do dia 18 de julho de 2019, primeiro ano da era Reiwa, muitos dos nossos funcionários, incluindo muitos jovens promissores, foram feridos e alguns até perderam a vida.

Com a sua paixão por criar animação, os nossos jovens funcionários, que se reuniram de todo o país [Japão], juntamente com veteranos que trabalharam connosco durante muitos anos – para que o seu futuro seja cortado de tal maneira é de partir o coração e verdadeiramente lamentável, e é impossível encontrar as palavras certas para expressar isso. Eles eram colegas e amigos verdadeiramente incríveis, talentosos e muito amados. Este é um golpe devastador para nós [Kyoto Animation] e para a indústria [Animação].

Os detalhes deste incidente são exatamente como a Polícia de Fushimi relatou [durante uma conferência de imprensa realizada no dia 19]. Não temos mais nada para adicionar neste momento.

No momento, estamos a trabalhar incansavelmente, com os feridos e as suas famílias, bem como com as famílias daqueles que perderam as suas vidas, fazendo tudo ao nosso alcance para ajudá-los nestes tempos difíceis.

Além disso, pedimos humildemente que a mídia direcione quaisquer dúvidas ou solicitações de informações aos nossos parceiros legais descritos abaixo. Por enquanto, pedimos humildemente que a mídia não entre em contacto diretamente connosco.

O estúdio de animação Kyoto Animation tem vários prédios de escritórios e foi o Studio 1 que foi atacado. No fim de semana, o seu presidente, Ideaki Hatta, falou com o jornal Asahi Shimbun sobre os restos carbonizados do estúdio, dizendo acreditar que as pessoas da área não gostariam de vê-lo e que desejava eliminar rapidamente os destroços e remover completamente o prédio.

No entanto, Hatta não deseja apagar toda a memória do fogo da Kyoto Animation daquele local. Em vez disso, Hatta quer transformar o local da tragédia num parque público e erguer um monumento honrando as memórias dos falecidos.