Mais...
    InícioJapãoProvável sentença de morte no julgamento do incendiário da Kyoto Animation

    Provável sentença de morte no julgamento do incendiário da Kyoto Animation

    Incendiário da Kyoto Animation vai ser submetido a novas avaliações psicológicas

    Vai ser já na próxima quinta-feira que o tribunal se vai pronunciar sobre a pena a aplicar a Shinji Aoba, o incendiário que atacou o estúdio de animação Kyoto Animation em julho de 2019, matando 36 pessoas.

    Aoba admitiu que cometeu o ataque, embora os seus advogados tenham declarado inocência devido a doença mental. O próprio Aoba quase morreu no incêndio, sofrendo queimaduras em 90% do seu corpo e precisou de 12 operações.

    O Japão é um dos poucos países desenvolvidos que mantém a pena de morte, que é executada por enforcamento. Apesar das críticas internacionais, o apoio público à pena capital continua elevado.

    A julgar pela pena de morte proferia no Japão a semana passada para um homem de 21 anos por matar os pais de uma jovem por quem ele tinha uma queda incendiando a sua casa, muitos acreditam que o incendiário da Kyoto Animation terá o mesmo destino.

    Os advogados de Aoba afirmaram que ele “não tinha capacidade de distinguir entre o bem e o mal e de parar de cometer o crime devido a um transtorno mental”.

    Nas suas declarações finais o ministério público afirmou:

    Ressentido com a Kyoto Animation e como forma de vingança, [o réu] realizou [um ataque] com o maior número de vítimas [de assassinato] na história dos julgamentos criminais japoneses…

    As suas ações foram realizadas com firme intenção assassina, premeditação e amplo conhecimento dos perigos de espalhar e acender a gasolina [que ele usou no ataque].

    Não há nenhuma circunstância presente para a qual a pena capital deva ser evitada.

    Antes do início do seu julgamento, quando Aoba soube pela primeira vez durante o interrogatório da polícia que o número total de mortes no ataque tinha sido de 36, ele reagiu com “Ah, é mesmo?”, e afirmou “Pensei que se eu espalhasse gasolina à volta do prédio enquanto acendia o fogo, eu poderia matar mais pessoas, então foi por isso que fiz isso”.

    O veredicto e a sentença do julgamento estão programados para serem anunciados dia 25 de janeiro.

    O estúdio de animação já se pronunciou anteriormente sob a sua prisão pedindo a “máxima culpabilidade que a lei permite”.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares