Mais...
    InícioJogosNVIDIA lança novos portateis RTX 5000 com suporte ao Adobe Premiere Pro

    NVIDIA lança novos portateis RTX 5000 com suporte ao Adobe Premiere Pro

    A NVIDIA divulgou no seu blog diversas novidades para os utilizadores de Placas gráficas GeForce RTX 5000, que incluem a adição de suporte a um novo formato de cores para edição de vídeo no Adobe Premiere Pro e o lançamento oficial de portáteis equipados com chipsets GeForce RTX 5090 e RTX 5080.

    A Adobe anunciou recentemente grandes atualizações para os seus programas Adobe Premiere Pro (beta) e Adobe Media Encoder que incluem suporte para edição de cores em vídeo 4:2:2 para PC.

    O formato de cor 4:2:2 é uma revolução para editores de vídeo profissionais, pois retém quase tanta informação de cor quanto o formato 4:4:4 enquanto reduz significativamente o tamanho do ficheiro. Este formato também melhora a gradação de cor e o chroma Keynote  utilizar informações de cor para isolar uma faixa específica de matizes, enquanto maximiza a eficiência e a qualidade das imagens.

    Adicionalmente, os novos portáteis NVIDIA equipados com chipsets gráficos GeForce RTX 5090 e 5080, que foram desenvolvidos na arquitetura NVIDIA Blackwell, já estão disponíveis e garantem mais desempenho e funcionalidades avançadas de IA para fluxos de trabalho de edição de vídeo e suporte à formatação 4:2:2.

    A Adobe e os outros parceiros da indústria de edição de multimédia vão estar presentes no NAB Show, um evento que reúne mais de 100.000 líderes da indústria dos media e do entretenimento, entre os dias 5 e 9 de abril, em Las Vegas. Vários Profissionais da área vão estar presentes para discutir as mais recentes tecnologias e tendências do setor.

    As câmaras mais populares estão geralmente limitadas à compressão de cores no formato 4:2:0 e capturam uma quantidade limitada de informação de cor. O formato 4:2:0 é aceitável para reprodução de vídeo em navegadores, mas os editores de vídeo profissionais utilizam, na sua maioria, câmaras que capturam profundidade de cor em 4:2:2 para garantir maior precisão e fidelidade nas cores.

    A versão beta do Adobe Premiere Pro com compatibilidade ao formato 4:2:2 significa que os dados de vídeo já podem fornecer o dobro da informação de cor, com apenas um aumento de 1,3x no tamanho do ficheiro bruto em comparação com o formato 4:2:0, o que contribui para vários benefícios na produção de vídeo profissional, tais como:

    • Maior Precisão de Cores: O formato 4:2:2 de 10 bits retém mais informações de cor do que o tradicional 4:2:0 de 8 bits e proporciona uma representação mais fiel e melhores resultados na gradação de cores.
    • Mais Flexibilidade: Os dados de cor adicionais permitem maior flexibilidade na correção e gradação de cor para possibilitar ajustes mais subtis e precisos.
    • Mais Detalhe: O formato 4:2:2 é especialmente útil para keying que inclui suporte para o uso de ecrã verde para proporcionar uma extração mais limpa e precisa do objeto de fundo e bordas mais definidas em elementos pequenos, tais como roupas e cabelos.
    • Ficheiros de Tamanho Reduzido: Comparado com o formato 4:4:4, o 4:2:2 reduz significativamente o tamanho dos ficheiros sem comprometer a qualidade da imagem e oferece um equilíbrio ideal entre a qualidade e o armazenamento.
    • A combinação do suporte ao 4:2:2 com o hardware NVIDIA expande as possibilidades criativas.

    A edição de Vídeo Avançada
    Câmaras profissionais das principais marcas oferecem suporte aos formatos HEVC e H.264 de 10 bits em 4:2:2 para garantir uma excelente qualidade de imagem, gestão de tamanhos de ficheiro e a flexibilidade necessária para produção de vídeo profissional.

    As Placas gráficas GeForce RTX 5000, quando utilizadas com o Windows 11, aceleram a decodificação através placa gráfica nos formatos HEVC e H.264 de 10 bits em 4:2:2.

    A decodificação pelo chip gráfico permite uma reprodução mais fluída em tempo real, sem interrupções e elimina a necessidade de proxies e reduzir a carga no processador, o que melhora a resposta da timeline e otimiza os recursos do sistema para outras tarefas.

    O hardware das Placas gráficas GeForce RTX 5000 com suporte ao 4:2:2 pode decodificar até seis fontes de vídeo 4K a 60 FPS num PC Studio emparelhado com uma GeForce RTX 5090 e permite fluxos de trabalho de edição de vídeo com múltiplas câmaras no Adobe Premiere Pro.

    As exportações de vídeo também são aceleradas graças ao codificador de nona geração e ao descodificador de sexta geração da NVIDIA.

    Nas Placas gráficas GeForce RTX 5000, o codificador NVENC de nona geração da NVIDIA oferece uma melhoria de 8% na eficiência da codificação de vídeo ao exportar para HEVC no Adobe Premiere Pro.

    A Adobe oferece uma gama impressionante de funcionalidades avançadas com IA para acelerar a geração de ideias, simplificar processos, aumentar a produtividade e expandir possibilidades artísticas potencializadas pelas Placas gráficas NVIDIA GeForce RTX.

    Por exemplo, com o Adobe Media Intelligence, presente no Premiere Pro (beta) e After Effects (beta), usa a IA para analisar filmagens e aplicar etiquetas semânticas aos clips para permitir encontrar imagens específicas de forma mais rápida e eficiente, com base em objetos, locais, ângulos de câmara e até palavras faladas.

    O Media Intelligence executa 30% mais rápido em Placas gráficas para portáteis GeForce RTX 5090 quando comparado com uma placa gráfica GeForce RTX 4090 dedicada.

    Adicionalmente, a funcionalidade Enhance Speech no Premiere Pro (beta) melhora a qualidade do áudio gravado, remove ruídos indesejados e torna a fala mais clara e profissional. O Enhance Speech corre 7x mais rápido num chipset GeForce RTX 5090 para portáteis, em comparação com o MacBook Pro M4 Max.

    Os portáteis GeForce RTX 5000, equipados com Placas gráficas RTX 5090 e RTX 5080, proporcionam o maior salto geracional em desempenho portátil para criação de conteúdo, jogos e inteligência artificial até à data. Também podem executar modelos de IA generativa, tais como o Flux, até 2x mais rápido e com menor consumo de memória quando comparado com a geração anterior.

    Os codificadores de nona geração da NVIDIA elevam os fluxos de trabalho de edição de vídeo e transmissão ao vivo, além de permitir o acesso à tecnologia NVIDIA DLSS 4 e até 24 GB de VRAM, tornando-os ideais para grandes projetos 3D.

    As tecnologias NVIDIA Max-Q, alimentadas por IA, otimizam todos os aspetos do portátil desde o chipset gráfico e processador até à memória e sistemas térmicos para oferecer desempenho superior e autonomia de bateria.

    Todos os portáteis equipados com Placas gráficas GeForce RTX 5000 incluem otimizações da plataforma NVIDIA Studio, com mais de 130 aplicações de criação aceleradas pela placa gráfica e ferramentas exclusivas do NVIDIA Studio para garantir desempenho otimizado e máxima estabilidade em aplicações criativas populares.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    Subscreve
    Notify of
    guest

    0 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares