Temos visto o surgimento da múltiplos animes sobre comida e culinária, e em baixo encontram um TOP com 10 animes que se gostam de comida também vão gostar.
10Delicious in Dungeon

A adaptação para série anime do mangá Dungeon Meshi (Delicious Dungeon) de Ryoko Kui.
Com animação pelo estúdio Trigger (Cyberpunk: Edgerunners), a direção é de Yoshihiro Miyajima (SSSS.Dynazenon, direção de episódios de SSSS.Gridman), o argumento é de Kimiko Ueno (The Royal Tutor, Chimimo, Eternal Boys), o design de personagens é de Naoki Takeda (direçãod e animação de BNA: Brand New Animal) e a música é da responsabilidade de Yasunori Mitsuda (Chrono Trigger, Xenoblade Chronicles, Black Butler: Book of Circus).
Quando o jovem aventureiro Laios e a sua companhia são atacados por um dragão numa masmorra, o grupo perde todo o seu dinheiro e provisões … e um membro! Eles estão ansiosos para voltar e salvá-la, mas existe apenas um problema: se eles partirem sem comida ou dinheiro, eles estão certos de que vão morrer de fome pelo caminho! Mas Laios tem uma ideia brilhante: “Vamos comer os monstros!” Lemas, serpentes e até dragões … nenhum está a salvo dos apetites destes comilões!
Um anime de comida pouco convencional, os livros de receitas destas personagens apresentam ingredientes um pouco… mais lúdicos, digamos assim. Mas se procuram um pouco de aventura para complementar o vosso prato principal de refeições monstruosamente deliciosas, Delicious in Dungeon tem tudo o que precisam.
9Isekai Izakaya: Japanese Food From Another World

Isekai Izakaya: Japanese Food From Another World, a adaptação para anime da light novel Isekai Izakaya “Nobu” (Alternate World Bar “Nobu”) de Natsuya Semikawa.
A animação é da responsabilidade do estúdio Sunrise, a direção é de Katsumi Ono (Hataraki Man, Senki Zesshō Symphogear AXZ), argumento é de Shin Yoshida (Yu-Gi-Oh!, Speed Grapher) e o design de personagens é de Mariko Ito (Log Horizon, ViVid Strike!, Anonymous Noise).
A novel desenrola-se à volta de um bar chamado “Nobu” em Kyoto mas que possui uma porta que está conectada ao bar noutro mundo. Os visitantes do “Nobu” incluem assim seres de outro mundo à procura da excelente cozinha do bar.
Isekai Izakaya, como o nome indica, é uma fantástica abordagem isekai do género gourmet. Embora esta série leve a ideia de experimentar comidas estrangeiras de outro mundo um pouco à letra, a sensação de experimentar iguarias deliciosas de terras distantes não é assim tão absurda.
8Food Wars

A adaptação para anime de Shokugeki no Souma (Food Wars), o mangá de Yuto Tsukuda e Shun Saeki.
O estúdio é o J.C.Staff, a direção é de Yoshitomo Yonetani (Gaogaigar, Betterman), o argumento é de Shogo Yasukawa (Terra Formars, Hyperdimension Neptunia, Invaders of the Rokujyōma!?) e o design de personagens é de Tomoyuki Shitaya (Bakuman., BlazBlue Alter Memory, Hatsukoi Limited).
A história desenrola-se à volta de Sōma que trabalha com o seu pai no restaurante da família. Ele é inscrito pelo seu pai numa escola de culinária de elite onde é muito difícil entrar e onde apenas 10% dos alunos consegue terminar o curso.
Estejam cientes de que as personagens muitas vezes acham a culinária um pouco exagerada, digamos assim, e não é propriamente um programa de culinária para toda a família. Ainda assim, por mais famoso que o anime seja por exibir comida como arte em si, Food Wars em particular tem um foco transcendental em 4K nos seus pratos.
7Food for the Soul

A série anime original Food For the Soul (Hibi wa Sugiredo Meshi Umashi).
Com animação pelo estúdio P.A. Works (True Tears, Angel Beats!, Another, Shirobako, Charlotte), a direção é de Shinya Kawatsura (Non Non Biyori) e Yū Harumi, o argumento é de Yoshihiro Hiki (Akiba Maid War) e o design de personagens é de Hajime Mitsuda (Akiba’s Trip: The Animation, Kiratto Pri☆Chan). A música é da responsabilidade de Hiromi Mizutani (Non Non Biyori).
O anime centra-se em cinco meninas que gostam da companhia umas das outras, de comer boa comida, de sair e de estudar um pouco.
A premissa do anime é bastante promissora como meninas fofas a fazer coisas fofas. E o que há para não adorar em meninas bonitas a comer comida?
6Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill

A adaptação para série anime da novel Campfire Cooking in Another World with My Absurd Skill (Tondemo Skill de Isekai Hōrō Meshi) de Ren Eguchi e Masa.
A animação é do estúdio MAPPA (Jujutsu Kaisen, The God of High School, Dororo, Dorohedoro), a direção é de Kiyoshi Matsuda (RE-MAIN, Kakegurui season 2, Uchitama?! Have you seen my Tama?), o guião é de Michiko Yokote (Cowboy Bebop, Rurouni Kenshin, xxxHOLiC, Shirobako) e o design de personagens é de Nao Ōtsu (BEASTARS both seasons). A música é da responsabilidade de Masato Kōda (KonoSuba – God’s blessing on this wonderful world!!, Domestic Girlfriend), Kana Utatade (KanadeYUK) e Kuricorder Quartet (tsuritama).
Mukouda Tsuyoshi não era nada de especial no Japão moderno, ele foi convocado para um mundo de esgrima e feitiçaria, e pensou que estava pronto para a aventura da sua vida. Pena que o reino que o convocou só o convocou por engano!
Não só ele não era um dos três heróis convocados, mas as suas estatísticas são risíveis em comparação com as deles. Além disso, há algo realmente estranho neste reino… “Ah, estas pessoas são do tipo que tentam usar o Herói”, ele percebeu, e imediatamente partiu para fazer o seu próprio caminho neste outro mundo.
A única coisa em que Mukouda pode confiar é na sua habilidade única: o “Supermercado Online”, uma habilidade que lhe permite comprar produtos modernos num mundo de fantasia. É inútil para o combate, mas se ele jogar bem as suas cartas, ele pode levar uma vida confortável, talvez? Pelo menos é o que Mukouda pensa, mas acontece que a comida moderna comprada com essa habilidade tem alguns efeitos absurdos! O que acontece quando Mukouda introduz a culinária moderna ridiculamente saborosa num mundo de fantasia como este? Ele recebe alguns clientes repetidos ridículos implorando por mais…!
Com esta série a focar-se em ingredientes tradicionais do Japão, novidades do mundo de fantasia dos videojogos e um pouco de poupança quando se viaja com um companheiro lobo, Campfire Cooking é como Delicious in Dungeon, Isekai Izakaya e Spice and Wolf num único anime.
5Fighting Foodons

Fighting Foodons é uma série anime de 2001 com 26 episódios pelo estúdio Group Tac.
Um rapaz de 11 anos chamado Zen junta-se à sua irmã mais nova, Karin, e a um rapaz com grande apetite, Piitan, para lutar contra um império maléfico usando os seus Foodons; estranhos monstros que são criados a partir de vários alimentos.
Fighting Foodons é um anime gourmet tão subestimado como adicionar cebolinho a noodles instantâneos. Se estão com vontade de uma aventura cómica saborosa que seja uma combinação de Bobobo-bo Bo-bobo e Pokémon, este é um anime de luta saboroso.
4Kakuriyo: Bed & Breakfast for Spirits

A adaptação para anime da novel Kakuriyo no Yadomeshi (Afterlife Inn Cooking) de Midori Yūma (autor) e Laruha (ilustração).
A história tem como protagonista a jovem Aoi que herdou a capacidade de ver espíritos do seu avô. Aoi orgulha-se de cozinhar e um dia, está a alimentar alguns espíritos agrícolas quando, de repente, aparece um deus e o mestre do “Tenshinya” (Heavenly Inn) e a levam para longe. Ele diz que, devido às dívidas do avô, ela deve tornar-se sua noiva. Aoi odeia essa ideia e, em vez disso, declara que vai pagar a dívida do avô trabalhando no Tenshinya.
Kakuriyo no Yadomeshi é uma ótima opção para aqueles que querem uma dose picante de fantasia enquanto esperam que o romance amadureça lentamente. E neste restaurante sobrenatural, Aoi encontra algo mais saboroso do que apenas a forma como os espíritos encontram a sua comida.
3Toriko

A adaptação para anime do mangá Toriko de Mitsutoshi Shimabukuro.
Num mundo onde o sabor e a textura dos alimentos são extremamente importantes, existem indivíduos conhecidos como Bishoku-ya (fornecedores de alimentos de luxo) que se especializam na aquisição de ingredientes e animais raros. Toriko é um desses caçadores e o seu sonho é encontrar os alimentos mais preciosos do mundo e criar o melhor jantar. Como um dos caçadores mais habilidosos do mundo, é regularmente contratado por restaurantes e ricos para procurar novos ingredientes e animais raros.
Com capacidades sobre-humanas, utiliza a sua incrível força e conhecimento do reino animal para capturar feras ferozes, evasivas e raras para atingir o seu objetivo final: o melhor jantar composto pelas comidas mais deliciosas do mundo. Atualmente, é acompanhado por um chef fraco e tímido que, inspirado pela ambição de Toriko, viaja com ele para aperfeiçoar as suas capacidades culinárias e encontrar ingredientes raros.
Com um apetite tão grande como os inimigos que enfrenta, a força e o estômago de Toriko rivalizam até com os de Goku de Dragon Ball e Luffy de One Piece. Na verdade, até se reúnem num episódio crossover a dado momento para partilharem uma grande refeição monstruosa juntos.
2Sweetness and Lightning

A adaptação para série anime do manga Amaama to Inazuma (Sweetness and Lightning) de Gido Amagakure.
A animação é da responsabilidade do estúdio TMS Entertainment (Yowamushi Pedal, Brave10) e cooperação com a Shinei Animation, a direção é de Tarou Iwasaki (Ryoko’s Case File, One Week Friends) e o design de personagens é de Hiroki Harada (The Pilot’s Love Song, Sasami-san@Ganbaranai, Yu-Gi-Oh! Zexal).
A história desenrola-se à volta de Kouhei Inuzuka, um professor que após perder a sua mulher tenta o seu melhor para criar a sua filha, Tsumugi. Ele é muito mau a cozinhar e não tem grande apetite para começar, mas o acaso faz com que a sua pequena família e um de seus alunos, Kotori Iida, se juntem para umas aventuras caseiras.
Esta série aquece o coração tanto como as refeições caseiras que o trio cozinha em conjunto, destacando prazeres simples que muitas vezes tomamos como garantidos, como reservar tempo não só para apreciar a comida reconfortante, mas o conforto da família.
1Yumeiro Patissiere

Yumeiro Patissiere é uma série anime de 2009 com 50 episódios pelo Studio Pierrot.
Amano Ichigo, de 14 anos, é uma menina desajeitada que sonha tornar-se chef pasteleira. Aproxima-se da realização do seu sonho quando se matricula na escola de culinária da Academia St. Mary e conhece um pequeno “espírito dos doces”.
Para os fãs de doces, nada melhor que uma série anime sobre sobremesas.