Earwig and the Witch (Aya to Majo), o primeiro filme totalmente 3DCG do Studio Ghibli baseado na novel Earwig to Majyo de Diana Wynne Jones (Howl’s Moving Castle), vai estrear nos cinemas portugueses.
Para já a data de estreia prevista é o dia 22 de julho de 2021 sob o nome Aya e a Feiticeira e distribuição é da responsabilidade da Outsider Films. A data foi avançada pelo FilmeSpot e estamos agora à espera de confirmação oficial.
Earwig and the Witch foi exibido na NHK a 30 de dezembro de 2020, a direção é de Goro Miyazaki (Tales from Earthsea, From Up on Poppy Hill) que teve o auxilio do seu pai, o famoso diretor Hayao Miyazaki, no planeamento do filme.
O argumento é de Keiko Niwa (Ocean Waves, Tales from Earthsea, The Secret World of Arrietty, From Up On Poppy Hill, When Marnie Was There) e de Emi Gunji (diretor assistente de From Up On Poppy Hill), o design de personagens é de Miho Satake (Moribito, Kiki’s Delivery Service) que foi responsável pela ilustração da versão japonesa da novel e a passagem do design para animação é da responsabilidade de Katsuya Kondo (Kiki’s Delivery Service, Ponyo, Ronja the Robber’s Daughter, From Up On Poppy Hill).
O CG foi supervisionado por Yukinori Nakamura (Boro the Caterpillar, Expelled from Paradise), a direção de animação é de Tan Seri, a arte de fundo é de Yuhki Takeuchi, a m+usica é de Satoshi Takebe (From Up On Poppy Hill, Ronja the Robber’s Daughter) e o som é da responsabilidade de Koji Kasamatsu. Kentarō Morishita produziu a animação e Isao Yoshikuni, Keisuke Tsuchihashi e Koji Hoshino são gerentes de produção.

No elenco encontramos Shinobu Terajima (Caterpillar, Helter Skelter, Oh Lucy!), Etsushi Toyokawa (20th Century Boys live-action, Her Granddaughter), Gaku Hamada (Miss Hokusai, One Piece Film Gold, Space Brothers live-action), e Kokoro Hirasawa (live-action de BLEACH).
O primeiro trabalho de direção de Hayao foi Future Boy Conan (1978) e o primeiro trabalho de diretor de Goro foi a série anime CG Ronia, the Robber’s Daughter, que foi exibida na NHK, pelo que o pai e o filho têm um relacionamento próximo com a estação.
Sinopse de Earwig to Majyo (Aya e a Feiticeira)
Nem todo os órfãos adorariam morar no Lar das Crianças de St. Morwald, mas Earwig gosta. Ela consegue o que quer, quando quer, e tem sido assim desde que foi deixada na porta do orfanato quando bebê. Mas tudo isso muda no dia em que Bella Yaga e Mandrake chegam a St. Morwald, disfarçados de pais adotivos. Earwig é levada para a sua misteriosa casa cheia de quartos invisíveis, poções e livros de feitiços, com magia a cada esquina. A maioria das crianças correria aterrorizada de uma casa assim. . . mas não Earwig. Usando a sua própria inteligência – com muita ajuda de um gato falante – ela decide mostrar à bruxa quem manda.
Que saudades dos trabalhos incríveis em 2d do estudio Ghibli.
Esse modelo em 3d ficou super genérico, parece até aqueles desenhos sem graça americanos.