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    Carnival Phantasm – A Maligna Guerra do Santo Graal no Reino da princesa lunar

    Artigo enviado por Jonh Vini.

     “A cada década ocorre um evento perturbador onde mundos que nunca iriam se cruzar se encontram, eventos que estão no limiar da moralidade, essas pessoas poderiam se deliciar ou se amaldiçoar, que comece essas festas Insanas”, sim estou trazendo mais um Fate series, na verdade o unico anime que formalmente se enquadra com Nasuverse, Jonh Vini vos apresenta Carnival Phantasm.

     

    Sinopse

    Basicamente falei a premissa da história logo na apresentação pois o anime é basicamente um conglomerados de mini-contos bem humorados da galera de Fate com Tsukihime, e tudo criado pelo autora de Kannagi, então esperem emoção, drama, suspense, terror e claro comédia.

    Sabemos muito bem que não é bem isso.

     

    Ficha Técnica

    Começando do início, como disse no meu texto sobre Fate (2006), o início do século é favorável para a Type-Moon, com um sucesso após o outro, com obras relevantes vários fãs começaram a criar obras derivadas dos títulos da Type-Moon, vulgo fazer Doujinshi, e diferente de outras obras na época que não consideravam tanto o trabalho dos fãs a Type-Moon meio solidarizando, meio vendo uma oportunidade de publicidade gratuita, apoiou vários artistas ou que surgiram, ou que ficaram conhecidos no Mainstream graças dessas obras, um desses artistas foi  Takenashi Eri que escreveu Take-moon, um compilado de histórias de personagens de Tsukihime e posteriormente Fate, pois esse mangá foi lançado em Julho de 2002 portanto antes do lançamento do jogo só Stay Night em 2004, a Take-moon basicamente só teve 29 capítulos e dois volumes, sem lançado no exterior, tal mangá serviu de base para o Carnival Phantasm já que a própria produtora buscou uma obra para comemorar seu decano, mesmo que o anime só tenha sido lançado em 2011 em formato de OVAS, o estúdio que ficou responsável para essa obra ser animada foi o estúdio Lerche, o mesmo de Assassination Classroom, Monster Musume e Asobi Asobase.

    A bíblia para todos os Fatefags.

    Já seu diretor possui grande experiência na indústria pois basicamente dirigiu Angel Beats, Assassination Classroom, Tsuki ga Kirei, Persona 4, Asobi Asobase e Kengan Ashura, mas basicamente Kishi Seiji quando fez Carnival Phantasm já tinha feito outros animes a prequel como Ragnarok, mas nessa obra mostrou o lado cómico do diretor, com todas as piadas funcionam, tanto quanto o contexto dos personagens quando a piada por si só.

    Olha os trabalhos dele.

    O compositor de série também possui muita experiência na indústria pois antes de Carnival Phantasm Uezu Makoto já escreveu com School Days, Katanagatari e Kore ga zombie Desuka?, após Carnival Phantasm também escreveu o roteiro de séries como a nova adaptação de Arslan Senki, Konosuba e Kuzu no Honkai (ufa!), com essas e outras obras foi até fácil escrever uma obra crossover de grandes franquias do momento.                (Frase atemporal)

    O Cara sabe escrever.

    Já no Character Design temos duas pessoas responsáveis, enquanto Hirose Tomohito (character design em Undefeated Bahamut Chronicle, Radiant, Persona 4 e Shichisei no Subaru) ficou responsável pela parte de Tsukihime Morita Kazuaki (tambem character design Oreimo, Arpeggio of Blue Steel, Tsuki ga Kirei, Seto no Hanayome e Classroom of the Elite) ficou com a parte de Fate, mas como basicamente é simplificar um traço que já adaptou o método saberface de Takashi Takeuchi não tiveram tanto trabalho, lembrando que o Morita também foi o chefe de animação desse anime.

    Experiência em desenhar.

    Por fim temos um ponto que raramente um anime do Nasuverse falha, a música, é de novo temos um grande compositor pois Takanashi Yasuharu já na época pegou grandes pedreiras como Naruto Shippuden, Fairy Tail, Jigoku Shoujo e Beelzebub, após Carnival Phantasm continuou fazendo grandes trabalhos como Log Horizon, Sailor Moon Crystal, Zombieland Saga e All-Out, com esse currículo é fácil dizer que seu trabalho em Carnival Phantasm foi mediando pois bom para esse compositor é um ótimo para as demais obras.

    Um compositor de referência.

     

    Opening e Ending

    Agora a parte importante para vocês que gostam de aberturas, ou encerramentos, de animes, Carnival Phantasm possui uma abertura para lá de icónica pois com certeza você já viu pelo menos uma vez ela,Super☆Affection (すーぱー☆あふぇくしょん) é cantado pelas nossas protagonistas e a letra em si passa toda a animação da obra

    Já seu encerramento não possui o mesmo peso da sua opening mas Fellows cantada por Masaaki Endoh possui um gosto de fim da festa, com todos os personagens se despedindo, de seus pares e dos telespectadores.

     

    Os Dubladores e os Dublados

    Por fim temos a pior parte dessa review, como é uma obra crossover de dois títulos que possui mesmo personagens, que diga meu post de Fate(2006), então irei dividir em três partes: Personagens de Fate que não citei no meu post do 2006, a galera de Tsukihime e por fim os Neco-arcs, já que são as estrelas dessa obra.

    Preparada para matar.

    Começando com as últimas personagens do core principal que realmente apareceram apenas no UBW, Sella e Leyshitt são praticamente tias da Illya pois cuidaram dela desde a partida da mãe e são muito próximas dela, são as únicas empregadas da família Einzbern que possui falas e ações significativas na obra, mesmo que o seu destaque tenha ficado mesmo no Kaleid, como disse antes elas são bastante próximas a mãe de Illya tanto que Sella é fisicamente parecida enquanto Leyshitt é mentalmente, e um tanto fisicamente, parecida com ela; praticando para as dubladoras Manao Haruhi (Nohara Rin de Naruto Shippuden, Isuzu Emi de Tenjou Tenge, Aono Kasumi de Rosario to Vampire e Sugai Sakura de Ah My Buddha) da sua voz para Sella e Miyagawa Miho (Endou Tomoko de Kimi ni Todoke, Cynthia de Claymore, Miipu de Kannagi e Tsutsutori Kanako de Blood-c) dubla a Leyshitt e ambas fizeram um trabalho razoável para as simples falas delas.

    As nee-sans.

    Partindo para Hollow Ataraxia temos a “última” mestra do conflito, Bazett Fraga McRemitz foi mandada pela torre do relógio mas infelizmente encontro com um padre viciado de Mapo Tofu, sua participação do anime é bastante doce e marcante, fato engraçado é justamente sua dubladora pois Nabatame Hitomi já dublou a Arcueid Brunestud no fatídico anime de Tsukihime de 2003, mas esse não foi o único anime do Nasuverse que ela trabalhou pois ela interpretou a Bazett no Kaleid, que pelo jeito aproveitou muitos dos personagens que apareceram primeiramente em Carnival Phantasm, fora a heroína de Tsukihime Nabatame Hitomi também dublou Katase Mayoi de Acchi Kocchi, Ise Nasao de Bleach, Kouta de Elfen Lied, Itsumi Erika de Girls und Panzers, Rokumon de Kyoukai no Rinne e Makishima Saori de Oreimo, e sua curta, mas doce atuação foi marcante nessa série, mas é ofuscado pela não-morte do servo dela.

    Uma bala azeda, de sorte.

    Para fechar a galera do Fate, por enquanto, temos Caren Hortensia, e sim ela participou do Kaleid mas com design levemente modificado, mas focando no Carnival ela aparece no mesmo episódio Bazett e lá é descoberto seu grau de familiaridade com a série: Filha do padre adorador de Mapo Tofu, o engraçado é que normalmente nas Wikis comentam que graças ao visual dela, que remete a mãe, faz com a personalidade do pai seja aceitável e bem eu concordo em partes dessa afirmação; continuando na piada Koshimizu Ami, a dubladora da Caren, já dublou outra Karen, a Kallen Stadtfeld de Code Geass, fora Kongou Kanau de Umaru-chan, Matoi Ryuuko de Kill la Kill, Anemone de Eureka Seven, Holo de Spice and Wolf e Ichijou Sumireko de Futakoi, sua interpretação com Caren é perfeita para personagem, não é à toa que uma das mais respeitáveis dubladoras do Japão.

    Ostentando com os servos.

    Agora começando o lado lunar da obra pela protagonista pois Arcueid Brunestud possui uma alcunha de princesa da lua escarlate, mesmo com todo sua obrigação, que não irei falar pois seria spoiler da sua obra principal, mostra que é uma “Jovem” relaxada do seu tempo, que o jogo foi publicado, aqui temos dois lados de Arcueid: como nossa amável e avoada protagonista de Tsukihime e a garota mágica Phantasmoon, onde ela sempre derrota os mais randômicos com seu golpe assinatura: bolas de realidade, graças a esse segmento foi possível a criação do Kaleid pois no episódio final das grandes aventuras de Phantasmoon temos a aparição da Kaleido-Ruby, que serviu de base (suposição pessoal) para criar o Kaleid pois justamente Kaleido-Ruby é o alter-ego da Tousaka Rin e a Tousaka, junto com sua prima, aparece no primeiro episódio do anime transformada em Kaleido-Ruby, óbvio que a mecânica de transformação de servos é próprio do Kaleid, mas pelo menos a referência foi usada como base; enquanto seu par é o segundo Shiki de todo o Nasuverse, o Toono é o exemplo de Herói masculino do Nasu, com irmãzinha e tudo que há direito inclusive um par romântico com cabelos dourados, no Carnival mostra seu melhor lado: o cômico, pois tanto no anime quanto no mangá, no jogo é possível trilhar um lado mais despojado mas não sei o resultado, ele sempre é mostrado com um personagem de reagir às situações impostas a ele, mas aqui é ele que age nas suas situações; partindo para os dubladores temos um exemplo de experiência pois Yuzuki Ryoka já dublou em Chobits(Shimizu Takako) fora Momioka Risa e Celine de To Love-Ru, Eruruu de Utawarerumono, Kiryuuin Satsuki de Kill la Kill e Yamanaka Ino de Naruto dentre outros, sua interpretação como Arcueid foi perfeito, captando todos os aspectos fofos da personagem, o fato engraçado ficará para a parte dos Neco-arcs pois ela dublou também um Neco-arc, já Nojima Kenji (Doma Taihei de Umaru-chan, Kiba Yuuto de DxD, Okumura Eiji de Banana Fish, Saiki Kuusuke de Saiki Kusuo no Psi Nan e Kuroda Yukinari de Yowamushi no Pedal) me incomodou justamente na segunda vez que pois eu vi o desastre chamado de anime de Tsukihime e o dublador do Shiki foi Suzumura Kenichi (Okita Sougo de Gintama, Wakabayashi de Captain Tsubasa ,Rougue de Fairy Tail e Anti de SSSS.Gridman) que dublou a posteri Kokutou Mikiya de Kara no Kyoukai, ironicamente o par romântico do primeiro Shinki, e sua voz incrivelmente grave e marcante me ficou na minha cabeça quando revi o Carnival finalmente percebi que houve sim uma troca da staff de dubladores e como falei quando citei a Bazett, alguns continuaram dentro do Nasuverse, já focando apenas no Carnival o trabalho do Kenji foi bem feito, pegando bem o tom cômico da série.

    Tsukihime Main Pair.

    Continuando no lado Toono temos a irmã do protagonista, Akiha segue bem o arquétipo de irmãzinha do Nasuverse: uma mini-tsundere que é Brocon e não deixa nenhuma mulher se aproximar do seu querido irmãozinho, na sua obra original não é tão difícil gostar dela, mas no Carnival isso se torna sua piada incrivelmente engraçada, pois é elevada ao máximo graças ao diretor da obra, bem outro fato engraçado é sua dubladora pois a Hitomi fez pouco trabalhos para todos os públicos (Primura de Shuffle! e Sonshoukou de Koihime Musou) mas muitos em outros tipos de obras, vulgo Adultas.

    Akiha-sama.

    Saindo do estereótipo de irmã mais nova para entrar na sagrada igreja temos a Ciel que normalmente entra no estereotipo de garota mais velha/Senpai, mas no decorrer de Tsukihime descobrimos que não é bem isso, já aqui no Carnival temos a natureza mais fundamental dela: o vício por curry, mesmo com uma curta participação, a sua natureza é mostrada ao máximo, e como eu não tinha assistido Tsukihime na primeira vez que assistir Carnival pensei que ela fosse  personagem-piada da sua obra original, e quando consumi ela descobrir que é apenas a ponta do iceberg; já sua dubladora, do Carnival, não teve tantos papeis de destaque pois Sakuma Kumi dublou apenas personagens secundários como Koigakubo Momoko de Gakkou no Kaidan, Akesaka Nanami de ImoCho, Hinamori Momo de Bleach e Tonomura-Sensei de Maria Holic, e bem sua interpretação foi boa, mediana para a personagem, mas foi boa.

    Ciel em seu Habbit Natural

    Partindo para a Novel de expansão de Tsukihime (Kagetsu Tohya) temos a Succubus mais bonitinha de todo o Nasuverse, sinceramente não conheço muito a Ren além que foi mostrado no Carnival, tanto que nem sabia que ela era uma Succubus até procurar sobre continuações de Tsukihime já que tinha acabado o manga, mas no anime mostrou algo que vim saber apenas no Melty Blood: um lado contrário, algo que descobrir já no Carnival; Mizuhashi Kaori já trabalhou em Grisaia (Matsushima Michiru), Hidamari Sketch (Miyako), Baka to Test (Shimada Minami), Senran Kagura (Yagyuu), Madoka Magica(Tomoe Mami),Yuru Camp (Shima Saki) e Monogatari Series(Oshino Ougi) e dá a voz para as variantes dela pois a Ren não fala.

    Esquadrão felino Ren-chon.

    Agora vamos falar do trio mais importante de toda obra, aquelas que foram esquecidas até pelo seu autor, suas aparições nas suas obras principais (Tsukihime e Melty Blood) são incrivelmente curtas, mas elas se uniram e criaram a aliança do Beco após a escola mas Yumizuka Satsuki, Sion Eltnam Altasia e Riesbyfe Stridberg finalmente tiveram o destaque que mereciam, com um quadro próprio e tudo que há direito; partindo para as dubladoras temos Minami Omi (Tama de Gintama, Euphemia Li Britannia de Code Geass, Hyatt de Excel Saga e Fan Zinglou de Asterisk War), Natsuki Rio (Kagurazaka Eri de Full Metal Panic, Lucy Maria Misora de To Heart 2, Touma Youko de White Album 2 e Mãe da Yui de K-on) e Watanabe Akeno (Yuuki Rito de To Love Ru, Midnight de Boku no Hero, Sherry Cromwell de Index e Hitch Dreyse de Shingeki no Kyojin) dando sua voz para essas inesquecíveis personagens.

    Aliança do Beco após A Escola.

    Para encerrar Tsukihime com a cereja do bolo pois Kohaku e Hisui são as servas dos Toonos e são elas, mais a Kohaku que a Hisui, que dão a alegria da série, enquanto a Kohaku é a prestativa “mãe” japonesa, já que seu design remete mais a serviçais japonesas, a Hisui é a mais cirurgica maid Vitoriana, mas aqui no Carnival temos um lado que só aparece no Melty Blood: A Cientista mágica Kohaku, fazendo seus mais diversos experimentos; partindo para as dubladoras temos um fato triste para comentar pois Matsuki Miyu, Nishinomiya Anna de Shimoneta, Cthuko de Nyaruko-san, Yoshinoya de Hidamari Sketch e Yakusa Chimo de Tamayura, que dublou a Hisui faleceu recentemente mas transformando algo triste em algo alegre ela dublou a Cajado Sapphire no Kaleid, pelo menos as duas primeiras temporadas junto com a Takano Maoko (Shelley Maycraft de Shukufuku no Campanella e Reinard Megumi de Nadesico) que dublou tanto a Ruby no Kaleid quanto o Kohaku no Carnival, mas algo engraçado fica na terceira temporada Kaleid pois Kakazu Yumi (Silva de Alisia de Sousei no Aquarion, Freya Grandol de Seirei Tsukai no Blade Dance, Keijourou de Nurarihyon no Mago e Takahashi Youko de Baka to Test) dublou a Sapphire, mas ela dublou a Hisui no fatídico anime de Tsukihime junto com a dubladora da Rin (Ueda Kana) que dublou a Kohaku no mesmo anime e que acabou virando a Kaleido-Ruby, com isso posso afirmar que, pelo menos no anime, o autor do Kaleid se inspirou bastante no Nasuverse para criar sua obra, pois a Type-Moon só libera usar sua marca com produtos de qualidade.

    Kaleido sisters.

    Por fim vamos falar dos verdadeiros protagonistas de todo o Carnival Phantasm: Os Neco-arcs, Fotocopiando e traduzindo de sua Wikia os Neco-Arcs são seres gato originados da grande vila dos gatos, eles eram considerados lendas urbanas até que o Tatari transformou eles em realidade; na verdade a existência deles está tão intrinsecamente relacionada ao Tsukihime que aparecem nos Bad ends do jogo original, junto com a Ciel-sensei, no total existe cinco Neco-Arcs sendo eles: a tradicional,dublada pela dubladora da Arcueid (Yuzuki Ryoka), Bubbles foi dublada pela Ciel (Sakura Kumi), Chaos,como o nome diz é dublado pelo Nrvnqsr(se ler Nero) Chaos, mas como ocorreu uma mudança de dubladores, o dublador de Nrvnqsr e o mesmo de Kirei (Nakata Jouji), Destiny foi dublada pela Caster(Tanaka Atsuko) e Evolution que dublado pelo o Shinki(Nojima Keiji), cada um com suas mais diversas personalidades desde falante com a tradicional, fumante para o Chaos, dramática para a Destiny até Otaku para o Evolution.

    Da esquerda para direita, Baixo e cima: Tradicional, Bubbles, Evolution, Chaos e Destiny.

    Para fechar com chave de ouro vamos falar de Fate já que nessa batalha dentre as duas maiores franquias de todo o Nasuverse apenas o anime da Saber azul sobreviveu para contar a história, mas não vamos falar do azul e sim do vermelho pois a Saber do Extra aparecem duas vezes na série, e esse foi meu critério para decidir falar dos personagens menos relevantes que apareceram na série, como vocês sabem ela é o Nero Cláudio César Augusto Germânico, que é uma grande serva da sua série, mas apareceu aqui justamente com uma piada sobre a sua própria série, pois no episódio 8 que ela apareceu reclamando do atraso do Extra para aproveitar esse festival insano, ironicamente o episódio foi lançado faltando um mês por lançamento americano do jogo, ai não sei se alavancou as vendas nos territórios anglo-saxões da américa; partindo para sua dubladora também não temos surpresa pois temos uma Sakura, não Matou mas sim Tenge que também fez uma Sakura, a Kinomoto de Sakura Cardcaptor, fora Fitoria de Tate no Yuusha, Daimyouzamurai Mei de Kanojo ga Flag o Oraretara, Cardinal em Sao Alicization e, para surpresa de muitos, o Assassino do lado Preto do Apocrypha, sim só fiquei sabendo disso recentemente que ela trabalhou no Apocrypha, tão surpreso pois ela não usa sua fala assinatura que tanto esperamos: Umu, mas no Carnival tivemos muitos Umu para dar e vender.

    Roma-oh.

     

    Considerações Finais

    Bem Carnival Phantasm é um bom anime para qualquer um que goste de uma boa comédia, é bem dirigido e as piadas funcionam, mas é significativo para os fãs das obras apresentadas neste grande crossover as referências às suas obra-bases, Carnival Phantasm faz piada com todo tipo de deixas da suas obras-mãe, já que se usada poderia descaracterizar os mesmo.

    Troca de caracter.

    Recomendo para todo mundo que viu no mínimo ou 2006 ou UBW pois essa obra é dividido igualmente entre Fate e Tsukihime, então no mínimo você irá rir na metade do anime; como disse antes o anime é bem produzido, já que foi disponibilizado em formatos de OVAs então é fácil ter um tempo para fazer algo bem feito, mas minha única crítica é justamente o número de episódios que foi disponibilizado, 15 num todo contando com o OVA do Prototype; o Carnival Phantasm serviu como exemplo para as muitas obras que brincam com os personagens do Nasuverse, principalmente do Grand Order, como isso muitas pessoas, inclusive o autor deste artigo, espera a segunda edição desse festival insano; Nota: 8,5/10.

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    Bem é isso, para o pessoal que assistiu esse festival de esquizitise, deixe um comentário sobre a sua experiência com a obra para o pessoal que não viu ganhe mais coragem para assistir; e isso é tudo Jonh Vini aqui, a espera de vossos Feedbacks e até mais.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Anthoni Vedovato
    Anthoni Vedovato
    27 , Julho , 2019 1:12

    hahaha….eu to assistindo esse ai! um òtimo Anime de Comédia!

    Verdadeira Salada Cómica!

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