Mais...
    InícioJogosDeputado brasileiro quer criminalizar os jogos violentos

    Deputado brasileiro quer criminalizar os jogos violentos

    Deputado brasileiro quer criminalizar os jogos violentos

    O deputado Júnior Bozzella (PSL) apresentou um projeto de lei que visa criminalizar os jogos violentos no Brasil. Neste projeto passa a ser crime o desenvolvimento, a importação, a venda, a cessão, o empréstimo, a disponibilização ou o aluguel de aplicativos ou jogos eletrônicos com conteúdo que incite a violência e dá outras providências.”

    Atualmente este projeto de lei aguarda o despacho do presidente da câmara dos deputados, mas caso seja aprovado o acusado por “desenvolve, importa, vende, cede, empresta, disponibiliza ou aluga aplicativos ou jogos eletrônicos que incitem a violência e o crime” pode pegar pena de até três anos de reclusão ou multa. O projeto ainda realiza uma mudança no Marco Civil da Internet no Brasil, fazendo com que provedores de internet que disponibilizarem jogos violentos sejam punidos.

    Júnior Bozzella fez a apresentação do projeto de lei no dia 19 de março, seis dias após o massacre ocorrido na cidade de Suzano, e ele justifica que a apresentação de seu projeto ocorre pois a “banalização da vida e da violência pela população jovem é advinda pelo convívio constante com jogos eletrônicos violentos.”


    A discussão sobre a influencia dos jogos em acontecimentos violentos voltou a tona no Brasil após um terrível massacre em uma escola na cidade brasileira de Suzano no estado de São Paulo. Após o corrido o vice-presidente da republica do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que “os jovens estão muito viciados em videogames violentos”.

    O senado brasileiro anunciou recentemente que ira realizar futuramente uma audiência pública a pedido do senador Eduardo Girão (do partido Pode) para discutir o assunto dentro da relação de jogos violentos com o comportamento infanto-juvenil.

    Esta não é a primeira vez que os jogos se tornam a primeira opção de culpa após um ataque deste tipo ocorrer no Brasil, porém em todos os casos recentes foi comprovado, após investigação policial ou exames psicológicos, que os executores dos ataques tinham algum problema psicológico ou possíveis fatores externos (incluindo bullying) que levaram estas pessoas a cometeres estes atos.

    Lembrando que o resultado de uma pesquisa recente da Universidade de Oxford, publicada na Royal Society Open Science e conduzida por Netta Weinstein, revelou que não existe uma ligação que sugere que os jovens venham a se tornar violentos por causa dos jogos.

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.

    Artigos Relacionados

    18 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    18 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Febaxmann
    Febaxmann
    26 , Agosto , 2019 6:32

    Só dou uma dica, informações de contato direto com qualquer político eleito são divulgadas no site do congresso. Digita o nome dele e tu vai cair no site do governo, pega o e-mail e se posicione contrário a esse “projeto” de lei.

    Outra dica, achismo não é uma das áreas da ciência e também não existe no modelo científico para comprovações de teorias; não se acha nada, é comprovado ou não é. A proposta do oportunista não se baseia em nenhum estudo científico, só no que ele acha que é certo. Sem qualquer tipo de estudo, como o parasita quer culpar alguém pela violência e ainda criar uma lei sobre isso?

    Esse tipo de lei é o momento de oportunidade dele de ganhar 5 minutos de fama; fora que todo político eleito tem uma verba para gastar com projetos de lei, então eles usam da maneira mais ridícula possível (lei estúpida e esforço mínimo) para embolsar o resto da grana.

    Davi
    Davi
    26 , Agosto , 2019 6:33

    Algo como isso não vai passar. O próprio Bolsonaro joga videogame.

    Lucas Mucilon
    Lucas Mucilon
    6 , Novembro , 2020 4:03

    bem curioso um partido que quer fazer da sociedade um faroeste (com todo mundo armado ate os dentes) e cujo principal politico do partido, na campanha e noutras epocas, posou pra varias fotos com crianças de todas as idades fazendo arminha com as maos botarem a culpa nos video games por incitarem a violência.

    Dougfulll
    Dougfulll
    6 , Novembro , 2020 4:03

    É como falei eles querem fazer cortina de fumaça kkkk
    O impressionante é que é um cara jovem que propôs essa lei kkkkkk

    LeoBtx Mota
    LeoBtx Mota
    6 , Novembro , 2020 4:04

    kkkk ve-se mesmo que essa gente é retrogada

    toygame
    toygame
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Como sempre tem um politico, que quer proibir jogos “violentos” por que isso é culpa dos massacres,engraçado que nunca é do serial killer quem fez o ato

    Joe
    Joe
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Mais um dia no país da putaria. Mais um dia um bando de políticos imbecis querendo se meter na vida dos outros e querendo dizer o que devemos ou não fazer.

    1102
    1102
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Cara, que lastima.

    CF
    CF
    6 , Novembro , 2020 4:04

    O s políticos são como parasitas, é lamentável.

    Jojobr
    Jojobr
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Queria que essa notícia tivesse saido ontem…

    Darth Revan
    Darth Revan
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Conversar com o filho, ensinar lições valiosas, entender a forma de pensar e agir dele, perguntar como anda na escola, ninguém quer né?

    Shiro
    Shiro
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Jogos tem classificação com base na faixa etária, proibir o uso é obrigação dos pais (e das lan houses). Nem é difícil, os consoles em sua maioria vem com controle de conteúdo. Se essa lei passar eu me mudo pro Uruguai izi.

    this guy
    this guy
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Só tem político velho e retrógrado no Brasil mesmo, pensar que esse tipo de gente que me representa na esfera política é no mínimo revoltante.

    Charles
    Charles
    6 , Novembro , 2020 4:04

    O cara de um partido que tá doido pra liberar as armas de forma mais abrangente, não quer que as pessoas JOGUEM jogos de armas porque incita a violência? HAHAHAHAHAHAHA!

    Pedro
    Pedro
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Politico só fala mal de video game agora, já as novelas que tem sexo no comercial de manha e violência que ensina as pessoas a destruir as famílias com as outras em um canal aberto, nem fala um piu.

    Vai reclamar da falta de emprego ou da saudê que ganha mais otário.

    Gabriel Augusto Vidigal
    Gabriel Augusto Vidigal
    6 , Novembro , 2020 4:04

    Esse pessoal que acha que só porque tem certa coisa em um vídeo game ou coisa parecida significa a banalização dessa mesmo coisa, vou te contar, coisa de retardado.

    Denyboy Uchiha
    Denyboy Uchiha
    6 , Novembro , 2020 4:04

    brasil, desordem e retrocesso. Os caras querem por querem censurar tudo, impressionante. Por que nao censuram cena de sexo que passa na globo? Incita o jovem a fazer sexo e propagar a AIDS e DST’s

    Denyboy Uchiha
    Denyboy Uchiha
    6 , Novembro , 2020 4:04

    VPN FOR THE WIN! ou vão fazer igual a china e bloquear tambem?

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares