PlayStation 5 recebe uma nova revisão de hardware

Ainda não é uma versão Slim ou PRO.

A PlayStation 5 recebeu a sua primeira revisão de hardware. À vista desarmada a mesma parece ser idêntica ao primeiro modelo.

Isto porque as grandes mudanças apenas são encontradas no seu interior. O modelo “CFI-1202” ao invés de operar com uma APU personalizada AMD Zen 2 de 7nm vai executar as suas operações com uma equivalente de 6nm intitulada Oberon Plus produzida pela TSMC.

A mudança para um chip de 6nm significa que a densidade do transistor lógico aumentou 18,8% e o tamanho do circuito integrado diminuiu de 300 milímetros quadrados para apenas 270, ou seja, possui menos 15% de tamanho quando comparado ao primeiro modelo. Contudo, o principal benefício para a Sony e para os consumidores está no seu processo de fabrico. O facto do chip ser 15% mais pequeno não só permite com que mais sejam produzidos por waffer, como terão um impacto quase indiferente nos custos de produção. Estas alterações no novo modelo equivalem a uma redução total de 12% nos custos de produção por cada placa, e um maior fabrico de consolas.

Infelizmente estes efeitos não se materializaram no preço da consola, aliás assistimos muito recentemente a um aumento de 50 €, mas pelo menos tudo indica que será muito mais fácil encontrar uma PlayStation 5 nos principais postos de venda daqui em diante. Outro efeito positivo nesta revisão é o facto das novas consolas operarem com um menor consumo energético, o que também se traduz a menores custos na fatura de energia e a temperaturas mais baixas. Como não bastasse esta revisão também retirou 300 gramas de peso, devido a uma redução no cobre no cooler da consola.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments