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    Sakuga – O que é?

    Sakuga - O que é?

    Talvez muitos de vocês já se devem ter defrontado com a expressão 作画 (Sakuga) ou traduzido animação/desenhos, que tem sido cada vez mais um tema abordado por fãs de anime e particularmente na comunidade de “amantes de animação”. Onde não só se discute a qualidade da animação, mas também sobre os verdadeiros artistas por de trás de tal trabalho, sendo elas animadores ou até staff de produção.

    Com este post eu pretendo iniciar uma discussão sobre afinal o que é boa animação? Cenas fluídas, cenas realistas ou cenas que demonstram a emoção no momento nos movimentos dos personagens. O certo é que todos nós adoramos aquelas cenas de luta fluídas e com ritmos rápidos que por exemplo o estúdio Bones é conhecido por.

    Neste clip o animador encarregado dos quadros-chave (key-animation ou genga) é o Yutaka Nakamura. Um génio em animações de ação do estudio Bones e provavelmente o animador mais popular.

    Mas por que não abrangir a nossa visão e elogiar e apreciar mais tipos de animação mais “humanos” e expressivos, como por exemplo este momento na batalha final de naruto vs sasuke onde com apenas uma simples expressão podemos sentir e percebem todo o sentimento que vai na alma do personagem.

    Já neste clip o animador encarregue dos quadros-chave é o animador Toshiyuki Tsuru, conhecido no estúdio Pierrot pelo seu magnifico trabalho em animar expressões de personagens.

    Um dos melhores exemplos de animação de “qualidade” é o recente anime sensação da temporada de primavera, Hinamatsuri. Que por um lado temos cenas com muitos gags como estas:

    Por outro lado, o estúdio Feel consegue ter a capacidade de nos proporcionar cenas de luta fluídas como esta:

    Enquanto que também consegue fazer cenas mais de “pé no chão” e aconchegantes como esta:

    Ok, não quero entrar muito em detalhes porque isso virá mais tarde em outro post onde poderei falar mais em detalhe sobre alguns termos e assuntos sobre animação. Mas o que ainda gostaria de falar neste artigo era de alguns assuntos sobre a animação que são meio equivocados na internet com um pouco de ignorância e até um pouco de malícia à mistura, algo que até mesmo eu sou culpado.

    Sakuga - O que é?

    Sim, foi exactamente isso que leram vamos falar sobre 3DCG em animes mas desta vez quando é bem usado como os exemplos que vou mencionar daqui em diante. É verdade que nos últimos tempos temos tido cada vez mais animes animados totalmente ou em parte em CG onde o último desses casos foi o anime Souten no Ken Re:Genesis uma terrível adaptação do clássico mangá Souten no Ken. Mas de todos os casos de péssimos usos de CG nos animes sem dúvida Berserk (2016) e suas sequelas são as que mais se tornaram um símbolo de mau CG, o que com razão fez fãs de anime odiar qualquer tipo de CG em animes.

    Como o objectivo deste post não é falar desses casos, vamos falar das boas adaptações anime que fizeram bom uso de CG e até uma combinação perfeita de animação clássica 2D (com desenhos feitos à mão) e a tecnologia digital 3D. Aposto que vocês já terão adivinhado um dos animes que vou falar, sem dúvida que será o anime sensação da temporada de outono de 2017 Houseki no Kuni. Mas ainda é cedo, primeiro de tudo para vos familiarizar melhor com o 3DCG quero mostrar-vos que ao contrário que muitos pensam o CG em animes já é usado de forma correta em animes já de algum tempo atrás. Por isso vou-vos apresentar um filme anime que não saiu assim à tanto tempo mas que talvez muitos de vocês tenham deixado passar despercebido, esse é o filme de Girls & Panzer que mais do que a primeira adaptação do anime em 2012, desta vez fez um excelente uso do 3DCG aproveitando a experiencia do anime para o filme.

    Este filme é a prova que o futuro da animação japonesa está em parte na posse das equipas de CG, usando ângulos e movimentos de camara tão dinâmicos e realistas que de outra forma como em animação tradicional 2D não seria possível.

    Este sem dúvida que é um dos animes que não o tal “vê se logo que é 3DCG” que se costuma dizer habitualmente negativamente, mas sim um CG inovador (ou nem tanto assim) que pode trazer e está trazendo novas perspetivas na animação de hoje em dia, como vamos assistir no próximo exemplo que ao contrário deste já se pode dizer que a animação é tão boa que provavelmente ninguém notou que depende muito do 3DCG.

    E esse exemplo é do mais recente anime de desporto da temporada de verão de 2018 Hanebado, que está causando sensação pela sua estreia magnifica deixando fãs de boca aberta com as suas sequências de ação, intensas e fluídas. E é essas cenas de ação que me vou referir, porque caso tenham reparado nesta cena de ação logo na abertura do episódio, o uso de 3DCG no background foi essencial para fazer com que a cena se parece ao mesmo tempo que fluída, dinâmica e “viva” ao mesmo tempo. Isso só foi possível com um perfeito uso de animação 3D e 2D, fazendo o que podia ser uma cena fluída, mas sem “dinâmica” numa cena “viva” com o background em vez de imóvel (como é o normal em animação 2D) em um background em movimento com um “jogo” de câmeras impressionante capaz de captar a verdadeira essência e emoção do momento em causa.

    Antes de finalizar quero falar sobre um caso bem especial, que é o anime Houseki no Kuni que mencionei anteriormente. Na altura eu próprio lembro de ter visto alguns pedaços do seu trailer e fiquei logo com ar de descrença após perceber que o anime seria animado em sua maioria em 3DCG. Começando pelas origens do anime em uma entrevista ao diretor de serie, o próprio referiu que só era possível ilustrar as gemas na sua verdadeira magnitude por uso da tecnologia de CG e foi a partir dai que o projeto avançou utilizando em sua maioria o 3DCG.

    Como podem ver nesta cenas como o uso de 3DCG leva a intensidade, tensão e o dinamismo ao extremo.

    E é aqui que as coisas ficam um pouco confusas, porque apesar do CG ter uma presença mais predominante durante toda a animação, o 2D tradicional teve a sua importância também principalmente em cenas em que o CG não é tão forte como é visível nos seguintes exemplos:

    Se repararem com atenção estas criaturas rosadas, não parecem pertencer no mesmo frame das personagens. Parecendo até um simples fotoshop.

    Mas pelo contrário temos outro exemplo onde mais especificamente na relva demonstra um foto-realismo impressionante, o que só é possível com o uso de CG.

    Sakuga - O que é?

    Como um dos artistas mesmo afirmou Houseki no Kuni será um marco da animação daqui em diante. Podendo influenciar uma completa nova geração de criação usando o que o CG tem de melhor nunca esquecendo o imprescindível 2D tradicional que oferece sempre um ar mais artístico em contraste com o realismo de dinamismo que o 3D oferece.

    Finalizando, se leram até aqui espero que tenham entendido como o uso 3DCG pode elevar a qualidade da animação para outro nível. O intuito deste post não é “defender” o 3DCG mas sim mostrar quando é usado de forma eficiente e eficaz pode até fazer um melhor trabalho do que o tradicional 2D, e em conjunto as duas formas de animação serão cada vez mais o futuro da animação atual.

    Por último deixo-vos com mais dois exemplos onde o CG “embeleza” o 2D fazendo uma combinação imparável e inalcançável só com apenas um deles.

    Se leram até aqui é porque estão realmente interessados na animação e como ela é feita por de “trás das cortinas”, sendo assim existe uma possibilidade de este tipo de post se tornaram num quadro onde poderei explicar mais factos e curiosidades da animação que talvez não saibam. Inclusive deixarem uma poll aqui no fim do post para escolher qual será o próximo tema. Só depende de vocês. Muito obrigado. ?

    Sakuga - O que é?

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    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    Decidério
    Decidério
    11 , Julho , 2019 19:04

    Muito bom

    willian
    willian
    11 , Julho , 2019 19:04

    ÓTIMO ARTIGO!

    Kira
    Kira
    11 , Julho , 2019 19:04

    Esse artigo, na parte do CG, é “muito semelhante” a um video no youtube do Arkada (Glass Reflection). Não sei se é coincidência, se tiraste inspiração de lá, ou algo do género…mas grande parte dos pontos que mencionas aí, também são mencionados no video (alguns palavra por palavra). Para os interessados vou deixar aqui o link: https://www.youtube.com/watch?v=HsgC-KFm66U

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    Reply to  Kira
    11 , Julho , 2019 20:59

    Meu amigo, isso não vai resultar para você. Você se quer viu o video na sua totalidade? Além de você tirar apenas os 2 primeiros minutos do video onde o tal youtuber menciona o CG, você tirou talvez a parte mais breve do artigo para fazer comparações sem sentido.

    E caso ainda tenha duvidas, se viu o video inteiro com certeza ouviu o youtuber dizer que Houseki no kuni é animado totalmente em CG, o que é totalmente errado. Caso tenhas lido também o artigo na sua totalidade, você vai saber do que falo.

    Lucio
    Lucio
    11 , Julho , 2019 19:04

    Excelente artigo sem dúvidas.

    Soul Evans
    Soul Evans
    11 , Julho , 2019 19:04

    Ótimo Artigo. Yukata Nakamura é o meu favorito, lembro que só acompanhei Soul Eater por causa da animação que ele fez no primeiro episódio, e graças a isso Soul Eater hoje se tornou meu anime/mangá top 1 of ALL time. Mas não só Soul Eater, Darker Than Black (se não me engano) também tem animações dele, que são muitoo boas. Fugindo um pouco do seu pedido de tema sobre animações, acho que seria bem bacana uma matéria mostrando a evolução das artes dos mangakás, vou deixar 2 imagens de exemplo para comparação.

    https://uploads.disquscdn.com/images/8f26d59414e4f8e65dff3625d6c87e1c89f56e60f3fd06eb0674304ff5fbd112.jpg https://uploads.disquscdn.com/images/ce0519be97ff5e6825c3d7fb5cbad0c0e0c97980890fb760f1aeba6c2a17127e.png

    Evandro Pedro
    Evandro Pedro
    Reply to  Soul Evans
    11 , Julho , 2019 21:00

    haha, curioso vc referir soul eater. porque ainda à umas semanas terminei de ler o mangá após ver o anime. Sem dúvida que houve uma grande evolução em termos de arte. Darker than black sem duvida que teve cenas animadas por Yukata Nakamura como esta:
    https://uploads.disquscdn.com/images/d053bba7627352d1435430f30f52df26f2b5e270769bd841a52700cff94db766.gif

    Shiba
    Shiba
    11 , Julho , 2019 19:04

    Adorei o post. Muito interessante.

    Ronie Peter
    Ronie Peter
    11 , Julho , 2019 19:04

    Um dos animes que utilizou bem essa tecnologia foi Izzeta: the Last Witch, Witch Craft Works e o mais famoso [embora na segunda temporada nem tanto] Shingeki no Kyojin primeira temporada.

    Há outros exemplos como A.I.C.O Encarnation que também fez. Mas eu vou citar só alguns de exemplo.

    Luís Almeida
    Luís Almeida
    11 , Julho , 2019 19:04

    Muito bom artigo!

    Igor Belinello
    Igor Belinello
    26 , Agosto , 2019 6:30

    a animaçao de hanebado e incrivel. realmente nao da para notar que e cg.

    Artur Arouck
    Artur Arouck
    8 , Julho , 2020 14:51

    Você falou falou falou mas não explicou o que é Sakuga no final das contas.

    Pra quem quer saber, é aquele momento em que o esforço dos animadores foi visivelmente maior pra momentos criticos (por exemplo Deku vs Muscular em BNHA).

    Vinicius Poço
    Vinicius Poço
    28 , Janeiro , 2021 15:51

    Excelente artigo

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