Entrevista especial com os autores de My hero e One Piece - Kohei Horikoshi X Eiichiro OdaNo enquadramento do novo filme de My Hero Academia intitulado de Futari no hero “Two hero” que estreou ontem nas salas de cinema no Japão, foi lançado um volume prequela de My Hero chamado Vol. 0 Origin.

E com esse volume também saiu uma entrevista especial inédita com o autor de My Hero Hohei Horikoshi uma das suas inspirações, o autor de One Piece Eiichiro Oda. Nesta extensa entrevista Horikoshi fala como one piece o inspirou e Oda comenta sobre a concorrência saudável entre as duas obras, entre outros temas como uma das ilustrações de Horikoshi ter aparecido na capa do 23º volume de one piece.

 

Entrevista especial com os autores de My hero e One Piece - Kohei Horikoshi X Eiichiro Oda

Na ilustração do 23º volume de One Piece no canto de “Galeria dos Piratas Usopp”, foi quando os dois tiveram o seu primeiro contato. Horikoshi-sensei, como se sentiu após ter o seu trabalho publicado pela primeira vez.

Oda: Esse foi um bom volume. Foi o último de Alabasta, com a famosa cena da “Prova de amizade”.

Horikoshi: Eu estava chocado.

Chocado?!

Horikoshi: Sim. Acredito que foi quando eu estava no ensino médio, e descobrir que um dos meus desenhos foi incluido na pagina fez-me tremer. Eu ainda estava tremendo quando mostrei a imagem para minha mãe.

Oda: É bom que seja próximo à tua família. (Risos)

Com quantos desenhos você contribuiu?

Horikoshi: Apenas um.

Incrível! O que o vez decidir em enviar?

Horikoshi: Meu amigo e eu adorávamos One Piece então ambos decidimos enviar desenhos nossos. Nós desenhamos coisas incríveis, mas apenas o meu foi incluído na galeria

Oda: Foi como se fosses o único a receber luz verde numa audição de idols. (Risos)

Horikoshi: É você que escreve o comentário, Oda-sensei.

Oda: Sim, sou eu. Eu o escrevo como Usopp.

Horikoshi: Sou muito agradecido… ahh, eu digo muito feliz.

Eu penso que é incrivel que você consegui apenas com uma submissão. Esta experiência afectou a sua vida como mangaka? 

Horikoshi: Para ser honesto eu fiquei muito satisfeito com aquele desenho.

Oda: Oh na forma de “A minha arte foi boa o suficiente para ser publicada”?

Horikoshi: No, mais tipo “Wow foi publicada! Agora terei o meu nome na história de One Piece para sempre!!”. Eu fiquei totalmente satisfeito apenas com isso.

Oda: Estava pensando se não seria melhor se fosse ficasse mais frustado. (Risos)

Será que você ficava mais inspirado se em vez fosse rejeitada?

Horikoshi: Não, não levou um tempo mas eu acreditava que devia levar mangá mais seriamente.

Você quer dizer entre a experiência do sucesso e o verdadeiro sentimento em faze-lo?

Horikoshi: Certo.

Oda: Na altura, as redes social não eram ainda tão universal então não havia tantas oportunidades para os artistas demonstrarem sua arte. Então é por isso que ter a sua obra publicada deixava-me um estranho sentimento de felicidade. Mesmo eu gosto de dar o máximo de oportunidades possíveis para demonstrar as artes de várias pessoas em uma pagina que eu criei.

Horikoshi-sensei, você foi capaz de contar a Oda-sensei sobre aquela arte em 2015, depois de algum tempo, certo?

Oda: Mesmo antes de “HeroAca” ser publicado nos conhecemos nas festa de novo ano, certo?

Oda-sensei naquele ponto você estava no volume 77 de One Piece… E você escreveu “Você devia ter dito alguma coisa mais cedo!”. (Risos)

Oda: É certo! Você não devia ser tão conservativo!

Horikoshi: Eu era demasiado tímido. Para falar sobre alguma coisa como essa quando as minhas publicações estavam nas costas da revista… mesmo se eu tivesse a oportunidade não sentia que seria correto.

Oda: Entendo, essa talvez foi a decisão mais correta. Eu seria mais útil para mim apoiar-te se estivesses um mangá atualmente publicado. (Risos) Então tu acordaste porque agora tens o orgulho em ter um popular mangá publicado?

Horikoshi: Hmmm…

Você não deveria estar mais orgulhoso pelo sua conquista?

Horikoshi: Quando você diz orgulho, eu me sinto embaraçado.

Algum Oda-ismo que teve uma imensa influencia em você? Horikoshi-sensei teve One Piece alguma influencia para você?

Horikoshi: Com eu o poderia explicar… suponho que ter personagens dizer coisas que eu sinto naturalmente é uma influência que eu tirei de One Piece.

Oda: Bem, quando eu comecei a publicação as coisas eram diferentes. Uma personagem dizer coisas que Luffy diz era visto como vergonhoso.

Horikoshi: Ohh? Mas eu sinto que todos na minha faixa etária escreviam dessa maneira.

Oda: Isso faz-me feliz. Na altura eu era bem novo e parecia que eu estava me rebelando contra o que era a moda. Também na altura era muito popular para mulheres terem o cabelo para ser trançado para dentro, então eu fiz o oposto quando desenhava.

Então você procedeu fazendo o oposto do oposto?

Oda: Não seria certo para mim se não se destacasse. Na altura foi-me tido que a minha arte era muito estranha, então eu nem sonhava que alguém se influencia-se por ela anos mais tarde.

Horiokoshi: Eu foi influenciado por como as suas personagens têm olhos pequenos. Entanto eu não conseguia desenhar tão bem e tive dificuldades… Então ultimamente eu tenho desenha-los um pouco maiores que antes. (Risos)

Oda: Eu tenho feito o mesmo. (Risos)

Horikoshi-sensei teve One Piece o influenciado em outras áreas, aparte da sua arte? 

Horikoshi: Eu adoro o arco de Arlong. Especialmente o momento (entre Luffy e Nami) “Help me…” e “Claro!!!”. Eu pensei que essa parte era especialmente boa, e queria desenhar Luffy como um protagonista. Oh e o capitulo de One Piece desta semana foi incrivelmente bom. 

Muitos personagens do passado apareceram durante o Reverie, huh?

Oda: Eu esta bastante chocado, huh? (Risos) A publicação tem corrido por tanto tempo que eu tenho a possibilidade de ter personagens passadas a apareceram novamente, mas existe provavelmente muito leitores da Jump que não exactamente entendem o que se passa. Talvez as pessoas que leem por volume estão profundamente familiarizado nas ocorrências atuais, mas aqueles que leem Jump provavelmente não leram tudo.

Oda: Então eu tido de incluir eventos passados para que eles não perdessem nada.

Horikoshi: Huh? Isso acontece?

Oda: Bastante, em uma extensão surpreendente. Quando não estão a fazer as polls é como “Eu estou tão feliz que esta personagem é popular” e depois quando eu a desenho os leitores dizem “Eu não sei quem é esse”. (Risos)

Horikoshi: Huh!!

Oda: Quando a publicação dura por muito tempo essas coisas acontecem.

Oda-sensei quais são as suas impressões de Horikoshi-sensei?

Oda: Como uma das caras da próxima geração de grandes êxitos de heróis.

Horikoshi: Eu não posso acreditar nisso.

Oda: A minha filha toda feliz canta os temas de “HeroAca” no bus, e isso alegra toda gente. Em casa ela me pergunta “Pai o seu manga vai ficar bem”, ela está realmente preocupada com One Piece.

Horikoshi: Eu sou agradecido por ouvir isso, mas é uma bocado… (Risos)

Oda: Mas eu estou um pouco preocupado sendo que é um mangá com muitas personagens.

Porque?

Oda: Quando há muitos personagens para desenhar, fica difícil unificar o trabalho como um todo, mas se você for capaz de estabelecer e entender corretamente os personagens, então o trabalho será um sucesso. Pode levar a muita ansiedade desnecessária. Eu vou dizer que eu sempre fiquei impressionado com as capas de Horikoshi-sensei. Elas parecem ótimas, e o senso de estilo está no ponto – e você consegue criar alguns muito bons.

Horikoshi: Muito obrigado que me faz tão ridiculamente feliz.

Oda: O que você usa para colorir?

Horikoshi: Photoshop.

Oda: Oh, então você usa computadores?

Horikoshi: Sim, eu fiquei um pouco cansado de usá-lo, então para a capa do volume 18 voltei a usar o analógico (pintura à mão), foi incrivelmente divertido.

Oda: Você gosta da comics americanas, certo? Seu estilo de arte é influenciado por eles.

Horikoshi: Sim. Eu leio todos de Spiderman e Deadpool.

E sobre a personalidade das personagens?

HorikoshiAh, sobre isso Oda-sensei é uma enorme influência. Eu pensei comigo mesmo “Eu realmente quero desenhar um personagem animado como o Luffy !!” Mas no final eu acabei desenhando um personagem nada como ele e mais como eu – um otaku que tem uma queda por análise demais.

Como você se envolveu para este filme?

HoriskoshiEu estava envolvido e contribuí para a fase de roteiro e fiz o design final dos personagens. Se eu tivesse mais tempo, teria feito mais.

Oda: Se eu dissesse algo assim (risos), seria interminável. Desde o início, eu disse que a publicação semanal é mais importante para mim, e eu não queria fazer nada para perturbá-la.

Horikoshi: M- Meu estomago doí. Eu sem pensar disse “Eu quero fazer mais” ….

Este é o primeiro filme da HeroAca. Na época, quando foi confirmado como você se sentiu?

Horikoshi: Eu estava realmente feliz. Eu pensei que conseguir um anime confirmado era o auge da minha felicidade – meus sonhos se tornaram realidade. Eu realmente não achei que conseguiria mais do que isso, então quando eles disseram que a série iria fazer um filme, eu fiquei tipo “Sério ?! De jeito nenhum!!”

Oda: Eu assisti a exibição na manhã de sua estréia e fui tocado por todas as pessoas alinhadas para vê-lo.

Horikoshi: Você estava na plateia …

Oda: Mas eu não era capaz de falar com nenhum dos meus leitores lá.

Horikoshi: Então eu definitivamente terei que fazer isso.

Por fim, por favor, dêem aos espectadores algumas palavras.

Horikoshi: Vai ser muito divertido para quem não lê o meu mangá, e mais divertido ainda para quem faz. É um tipo de trabalho que qualquer um pode entrar e aproveitar. O filme é a única maneira de ver uma luta onde All Might e Deku lutam lado a lado! Então, por todos os meios, desça e divirta-se!

E agora um cumprimento de vocês dois.

Oda: Vamos continuar lutando juntos pela popularidade no Jump daqui em diante também!

Horikoshi: Claro … ah, não ….

Oda: Quantos volumes você estima que a série será?

Horikoshi: Honestamente, eu pensei que cerca de 30 ficaria bem, mas eu realmente não estava contando nada…

Oda: Então atire cerca de 50.

Horikoshi: Será que eu realmente poderei durar dez anos? (Rir).

Oda: Ao invés de se você puder, é mais como se você acabasse fazendo isso.

Horikoshi: Então você já tinha decidido quantos volumes One Piece teria desde o começo?

Oda: Claro. Embora tenha sido mais ou menos o triplo dos meus cálculos originais.

Horikoshi: É porque enquanto você desenhava a série, a quantidade de coisas que você queria retratar era multiplicada?

Oda: Eles se multiplicaram e ampliaram.

Horikoshi: Sim, até para mim o arco do festival desportivo foi duas vezes mais longo do que eu esperava originalmente.

Oda: É o que acontece quando muitos personagens se reúnem e agem de uma só vez … fica realmente difícil prever como as coisas vão. Mas eu te desejo sorte no campo de batalha que é Jump.

Horikoshi: Ah sim …

Oda: Como sobre uma resposta adequada com determinação?

Horikoshi: Eu farei o meu melhor para superar o One Piece !!

Oda: Não vou perder, você sabe.

Horikoshi: Ah, eu disse isso. (risos) Muito obrigado.

Entrevista especial com os autores de My hero e One Piece - Kohei Horikoshi X Eiichiro Oda

Subscreve
Notify of
guest

10 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
João Miceli
João Miceli
11 , Julho , 2019 18:53

Horikoshi diz que o Midoriya tem uma queda por análise demais , e no começo é verdade , porém ultimamente no mangá , ele mostrou estar perdendo esse hábito

João Miceli
João Miceli
11 , Julho , 2019 18:53

Eu acredito que o Deku tem grande potencial pra ser que nem o Luffy ao longo da trama do mangá

Strike Lv
Strike Lv
11 , Julho , 2019 18:55

Parece frase de anime,”Oda: Não vou perder, você sabe.”, kkkk

Igor santos
Igor santos
11 , Julho , 2019 18:55

A reunião de 2 mitos

Pedro Mira
Pedro Mira
Reply to  Igor santos
11 , Julho , 2019 20:52

Tes razão só lendas e mitos os dois

Shiba
Shiba
11 , Julho , 2019 18:55

Oda é muito humilde *–*

NASH
NASH
Reply to  Shiba
11 , Julho , 2019 20:52

sim concordo ele aparenta ser humilde,mas só eu acho as entrevistas deles (autores em geral) meio que perdidas e sem jeito,a maioria repete a mesma coisa quando vai falar do que sente ou que espera e falam coisas desconexas da opinião do público kkk

Leandro de Lima
Leandro de Lima
Reply to  NASH
12 , Julho , 2019 0:02

É tipo entrevista de jogador de futebol, tudo muito ensaiadinho. Kkkk

Mr.L
Mr.L
11 , Julho , 2019 18:55

Bacana a entrevista.

Francisco Mota
Francisco Mota
11 , Julho , 2019 18:55

clash of kings