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    Entrevista a uma animadora sobre o estado da indústria

    Entrevista a uma animadora sobre o estado da indústria

    Como devem ter reparado o ritmo e quantidade de animes lançados por ano tem vindo a aumentar e proporcionalmente o número de obras que sofre atrasos e problemas técnicos também tem aumentado.

    Podem ler aqui um artigo nosso onde mostramos as enormes diferenças de rendimentos entre os trabalhadores na indústria anime e aqui um outro de uma pesquisa da Japan Animation Creators Association () onde é comprovado que os animadores japoneses ganham abaixo da média.

    Ainda esta semana noticiámos que 5º episódio de  (Nanatsu no Taizai) foi adiado e muitos não se devem ter esquecido das trapalhadas do estúdio  que levaram a sucessivos adiamentos de episódios da séries anime , do episódio recapitulativo de e da série anime original,  que pura e simplesmente parou por falta de qualidade e foi novamente lançada posteriormente na temporada seguinte.

    Tendo em atenção esta realidade o pessoal da NetLab (Netorabo) sentou-se à mesa com Kotani Kyoko, uma animadora com uma vasta experiência para discutir o estado da indústria anime.

    Para quem não conhece Kotani Kyoko foi animadora chave ou diretora de episódios de animes como Accel World, Akame ga KILL!, Another, Blood+, Blue Exorcist, CANAAN, Darker than Black, Fairy Tail, Fullmetal Alchemist, Gantz, Ghost in the Shell, High School of the Dead, Kuroko’s Basketball, Naruto Shippūden, Oreimo, Saint Seiya: The Lost Canvas, Strike Witches e Sword Art Online.

     

    Em 2016, muitos repararam que havia um bom número de animes que estavam perto de não serem exibidos.

    Kotani: Isso mesmo. Um monte de animadores reuniram-se para abordar a questão da transmissão.

     

    Por que é que o cronograma de produção quase não consegue a exibição?

    Kotani: Um monte de animes são produzidos num calendário muito apertado, se um lugar fica entupido, ele atrasa a programação de tudo o resto. Com isso, o tempo necessário para desenhar cenas cruciais é cortado, a data de exibição aproxima-se, e a perspetiva de fazê-lo a tempo fica mais distante.

     

    Isto é algo novo?

    Kotani: Não, para quem sabe, o anime sempre foi entregue no dia anterior ou no dia da transmissão. Acho que existem até mesmo algumas empresas de produção onde ainda estão mais perto que a norma.

     

    Onde é que a produção costuma parar?

    Kotani: Há momentos em que os storyboards do diretor estão atrasados, mas é uma situação de caso a caso. Por exemplo, se o designer de personagens não receber o “Ok” do cliente, não é possível prosseguir para a fase de desenho.

     

    Que razão poderia um cliente ter para não dar o “OK?” Existe uma grande mudança no design entre a arte original e a versão anime?

    Kotani: Não realmente, não. Um designer de personagens pensa geralmente sobre o que é mais eficaz para uma versão anime, no entanto, se isso não é transmitido adequadamente ao cliente então a quantidade de revisões aumenta.

     

    O que quer dizer com mais eficaz para uma versão anime?

    Kotani: Por exemplo, as linhas usadas para mostrar a expressão de um personagem podem ser menos no anime do que no original. O cliente pode querer uma replicação do trabalho original, mas o número de desenhos num manga ou jogo difere da quantidade necessária para um anime, por isso é difícil.

     

    O que acontece se a etapa de design de personagens leva tempo?

    Kotani: Se o design de personagens não for decidido, então vai cortar no tempo de desenho da animação e, em último caso, coloca uma pressão sobre o tempo de animação. Quando finalmente podemos começar a desenhar, é como uma lotaria sobre quais são os animadores que estão disponíveis.

     

    Eu acho que a agenda pode ser atrasada por essas razões, também. O que acha que é a causa por trás da produção de anime em horários apertados?

    Kotani: Há muitas razões, mas eu sinto que os diretores de animação ficam muitas vezes congestionados com o trabalho. Já fui diretora-chefe de animação e é angustiante…

     

    Especificamente falando, que tipo de coisas ocorrem?

    Kotani: Um diretor de animação chefe tem que olhar sobre cada corte, e apontar quaisquer revisões que precisam de ser feitas, especialmente relativas a personagens. Mas, às vezes a empresa de produção ou diretor têm os cortes definidos à sua maneira desde o início, ou apenas as partes do corpo e pequenos objetos foram adicionados aos cortes e ainda têm que ser verificados. Para anime, existe um grupo 1 para o episódio 1, um grupo 2 para o episódio 2, e assim por diante, com os grupos 5 e 6 a trabalhar ao mesmo tempo. Um único diretor de animação teria de verificar cada um e todos os cortes que as equipes apresentam, o que faz com que as coisas se acumulem.

     

    Como continua a trabalhar quando as coisas se cumulam?

    Kotani: Obviamente, os episódios que vão ser exibidos em ganham prioridade, ou seja, aqueles para trás ficam com menos tempo para serem trabalhados.

     

    Tem a impressão de que estas questões estão relacionadas com o aumento do anime?

    Kotani: Parece que sim. Quero dizer, eu só cheguei a entender a existência das compilações transmitidas. A quantidade de anime está a aumentar, bem como o número de empresas de produção, fazendo com que todos tenham tendência para falta de mão-de-obra, levando ao aumento de shows que poderão não ser exibidos a tempo.

     

    Quer dizer que o número de funcionários não aumenta à medida que surgem mais empresas?

    Kotani: A maioria das novas empresas são grupos de empresas existentes tornando-se independentes, ou sub-empresas, ou mesmo empresas parceiras. Estas empresas estão a surgir uma após a outra, mas as novas contratações precisam de tempo para cultivar as suas habilidades – aumentar a quantidade de pessoal não é fácil. Para não aumentar o seu número, elas trabalham até ao limite, com pouco pessoal, e com um cronograma pouco realista.

     

    Como evitamos esses problemas de transmissão de anime?

    Kotani: Nós aumentamos o financiamento e as pessoas e diminuímos a quantidade de anime que está a ser criado. Além disso, um pouco de autorreflexão. Isto é algo que me envolve, mas, uma vez tivemos um cronograma curto e a produção foi uma verdadeira bagunça para esse anime. No entanto, a equipa refletiu sobre o que fizeram de errado e foram capazes de se estruturar para uma segunda metade bem-sucedida.

     

    Por que é que há uma quantidade significativa de empresas que precisam de refletir?

    Kotani: O mais provável é que muitos funcionários dessas empresas se tenham acostumado a trabalhar nessas más condições – com horários de produção apertados – e tenham experimentado “sucesso” com esses métodos. Os bons trabalhadores afastam-se das companhias más, deixando os restantes – que não sabem nada de trabalhar em boas condições.

     

    E é por isso que eventualmente há problemas com as exibições.

    Kotani: Sim. Mesmo que enfrente a tempestade e fique onde está, não significa necessariamente que as coisas vão melhorar. Além da grande quantidade de shows das empresas de produção, eles também estão a preparar novos shows, sem deixar espaço para refletir sobre como eles trabalharam.

     

    Ouvi dizer recentemente que o número de animadoras femininas cresceu.

    Kotani: Depende do trabalho, mas ao meu redor, tem havido um aumento de animadoras. Isso não está realmente ligado ao trabalho, mas as contratações recentes em empresas de produção tem sido 8:2, na proporção entre mulheres e homens.

     

    Que tipo de background é que estas animadoras têm?

    Kotani: Apesar de ser freelancer, as empresas, por vezes, enviam-me currículos para rever. As mulheres tendem a preparar o seu portfólio para a procura de emprego, enquanto muitas pessoas pensam que os homens apenas atiram o seu trabalho sem grande discrição. As empresas de produção querem ter pessoas que têm uma base sólida, naturalmente, a proporção de mulheres aumenta.

     

    Acha que há uma diferença naquilo em que as animadoras e os animadores se especializam?

    Kotani: Ser um animador não é o tipo de trabalho que se alinha em direção a um género ou outro, no entanto, num nível individual, as pessoas pensam que os homens tendem a expandir-se lentamente para fora do seu campo específico, enquanto as mulheres se prendem ao livro e distribuem uniformemente o seu conhecimento.

     

    É fácil trabalhar na indústria anime depois de se casar ou ter um filho?

    Kotani: As uniões são geralmente entre animadores, assim não há nenhuma desvantagem. As mulheres também podem manter o seu nome de solteira como o seu nome artístico e continuar com o seu trabalho. A história muda quando se trata de ter um filho.

     

    Pode elaborar?

    Kotani: Quando ambos os pais são animadores, um deles tem que assumir a criação da criança. Claro, que existem casas que começam a procurar creches e outros procedimentos, enquanto ainda estão grávidos. Muitos de nós trabalham para nós mesmos, então não há nenhuma ajuda especial das empresas de produção.

     

    É difícil voltar à carga de trabalho anterior?

    Kotani: Muito difícil. Aqueles à minha volta que pararam de trabalhar como animadores diminuíram os cortes que desenham ou trabalham como ilustradores de revistas de anime para arte com direitos autorais.

     

    Há muitos trabalhos diferentes por ai. A indústria anime tem uma imagem dominada pelos homens?

    Kotani: Há cerca de uma década atrás, era chamada de uma indústria masculina, mas o número de assistentes de produção femininos aumentou, então eu não acho que já não podem chama-la de uma indústria dominada pelos homens.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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    João Antonio Alves Martins
    João Antonio Alves Martins
    13 , Julho , 2019 3:23

    A produção dos Simpsons é quase totalmente digital, enquanto no Japão, os animadores ainda desenham cada quadro no papel. As técnicas estão atrasadas e não acompanham o ritmo de produção! Mesmo assim, o animador é um dos que menos ganham na cadeia de produção.

    Yhan
    Yhan
    Reply to  João Antonio Alves Martins
    13 , Julho , 2019 4:20

    Na realidade não estão atrasados com a técnicas não! Desenhar quadro no papel é o óbvio em fazerem qualquer animação… simpsons segue o mesmo padrão, primeiro fazem o storyboard, desenham os quadros que não são nada complexos comparado a muitos animes que tem cenas extremamente fluídas e dinâmicas… Eles digitalizam o desenho e faz a coloração digitalmente, hoje em dia nos animes o fundo é feito tudo digitalmente e abusam do CGI…. Maior exemplo é God Eater que desenharam no papel as cenas, joga as cenas para o PC e contornaram o traço digitalmente e a coloriram e fizeram todo o resto digitalmente (Por isso tem que gente que achou que o anime era todo em CGI sendo que não é, apenas os monstros).
    O problema hoje em dia da indústria de animação japonesa é o cronograma que eles fazem que atrapalham toda produção, sem falar de querer produzir mais animes do que podem já que lhes faltam mão de obra.

    João LA
    João LA
    Reply to  João Antonio Alves Martins
    13 , Julho , 2019 4:20

    se é pra ter uma animação estilo simpsons prefiro nunca mais ver anime, espero que a animação continue assim sempre , e que começem a pagar bem aos animadores

    Febaxmann
    Febaxmann
    13 , Julho , 2019 3:23

    Isso mostra como industria de entretenimento no Japão tá parada no tempo, produz como se tivesse nos anos 80.

    Não se pode classificar a indústria de animes japonesa como algo organizado e estruturado quando eles entregam seus produtos um dia antes ou até mesmo no dia da exibição, fora os salários terríveis; o que falar da vaga de emprego da Gainax, nem gari aqui ganha tão pouco.

    Kazu
    Kazu
    13 , Julho , 2019 3:23

    Que isso? Uma sinopse de shirobako?

    Yhan
    Yhan
    13 , Julho , 2019 3:23

    Nenhuma novidade para mim, já estava ciente de tudo e Shirobako aborda muita coisa que essa animadora relatou… infelizmente é a triste realidade da indústria.

    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    [̲̲̅̅ʜ̲̅ɪ̲̅ʀ̲̅ᴏ̲̅s̲̅ʜ̲̅ɪ̲̅]
    13 , Julho , 2019 3:23

    Bem ruim.

    Alex
    Alex
    13 , Julho , 2019 3:23

    Lamentável, é uma verdadeira senzala dos dias modernos. Concordo com ela, deveria diminuir a quantidade de animes e aumentar a qualidade fazendo bons investimentos em animes que têm mais chances de terem retorno. Eu soube que para fazer a animação de 1 episódio de Hora de Aventura demora 6 meses, os traços são simples, mas a qualidade é impecável e a equipe deve ter mais tempo.

    Salviano Baddi PiKeno
    Salviano Baddi PiKeno
    13 , Julho , 2019 3:23

    Interessante
    Não sabia que era assim.

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